sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Reorganização Administrativa: proposta prevê que Pinhel fique com 18 freguesias

 

 Proposta de Reorganização Administrativa do Território das Freguesias do Concelho de Pinhel foi aprovada em Assembleia Municipal.

A Sessão Extraordinária realizada a 11 de outubro tinha como ponto único da Ordem de Trabalho a pronúncia da Assembleia Municipal de Pinhel sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, conforme determina o nº 1, do Artigo 11º da Lei 22/2012, de 30 de maio.
Aprovada por maioria, a proposta prevê a redução de 27 freguesias para 18, mantendo-se uma única freguesia urbana (Pinhel).
Quanto às freguesias rurais (até agora 26), 9 mantêm-se inalteradas – Ervedosa, Freixedas, Lamegal, Lameiras, Manigoto, Pala, Pínzio, Souropires e Vascoveiro. As restantes 17 agregam-se entre si, dando lugar a 8 freguesias.
Assim, Alverca da Beira agrega-se a Bouça Cova; Safurdão com Atalaia; Azêvo com Cidadelhe; Valbom com Bogalhal; Ervas Tenras com Cerejo; Gouveias com Pomares; Santa Eufêmia com Póvoa d’El Rei e Sorval e, finalmente, Pereiro com Vale de Madeira.
Recorde-se que a proposta submetida à Assembleia Municipal de Pinhel resultou do trabalho realizado pelas Juntas e Assembleias de Freguesia que discutiram e aprovaram entre si propostas de agregação que serviram de base à elaboração do documento agora enviado para a Assembleia da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário