sábado, 18 de agosto de 2012

Guarda recebe 2º ciclo de Cultura Judaica

A cidade da Guarda vai acolher o 2º ciclo de Cultura Judaica, entre os dias 19 e 20 de Setembro.
No primeiro dia, quarta-feira, o destaque do evento vai para as visitas guiadas ao Museu Judaico e à Sinagoga de Belmonte, além da animação de rua e de um espectáculo de música sefardita.
Já no dia 20, vai decorrer o seminário “Património e Cultura Judaica, Potencialidades e Formas de Divulgação”, no Auditório do Paço da Cultura, com dois painéis: “Turismo, Espaços e Equipamentos Museológicos” e “Recursos Endógenos – Potencialidades e Formas de Valorização”.
As inscrições devem ser feitas até 10 de Setembro. Saiba mais aqui.

Tiago Esteves in Publituris

Profissões que prometem melhor emprego

As áreas onde vão ser precisos mais profissionais nas próximas décadas

Os tempos estão difíceis para todos na hora de procurar emprego. Mas algumas áreas prometem um futuro melhor do que outras. O «Diário Económico» revela esta sexta-feira que, de acordo com os especialistas, há profissões onde (ainda) é possível contar com um bom emprego.

Uma das áreas de futuro é a saúde, devido ao envelhecimento da população, que vai aumentar a necessidade de cuidados. Por isso, não estamos a falar apenas de médicos e enfermeiros, mas todas as profissões ligadas à saúde e ao cuidado de idosos (geriatria).

«O envelhecimento da população leva a que a geriatria e o acompanhamento de pessoas idosas sejam áreas em expansão», afirmou José Bancaleiro, da Stanton Chase. Este envelhecimento torna importantes «não só os cuidados primários, mas também a prevenção na área da saúde», acrescentou Pedro Brito, da Jason Associates. «A saúde vai ficar mais cara e encarecer o risco na área dos seguros, por isso, haverá uma aposta grande na área da prevenção. Surgiu até já uma moda em Inglaterra, entre os gestores de topo, que é o life health coaching», diz.

Também as profissões ligadas às Tecnologias de informação e Comunicação vão continuar a ser importantes. Não só as engenharias de telecomunicações e electrónicas, mas tudo o que é marketing online, e-commerce, e-learning tem futuro.
Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/emprego-desemprego-trabalho-setores-areas-futuro/1368560-1730.html#

Belmonte pode vir a ser entreposto kosher

 
 
Os produtos já existem, o mercado também, agora falta dar dimensão às produções e ter o rabino da comunidade judaica em Belmonte a tempo inteiro.

Um projeto que, na opinião do atual responsável da empresa municipal de Belmonte, tem todas as condições para se desenvolver em Belmonte no futuro. Um projeto desta dimensão tem que envolver a comunidade judaica, a autarquia e outras entidades, mas nunca pode funcionar enquanto Belmonte não tiver um rabino a tempo inteiro «não podemos ter um projeto desta evergadura, enquanto não tivermos a fidelização do rabino, uma vez que ele é a garantia da certificação dos produtos, sem ele esse projeto será sempre uma incerteza». Na opinião de Vítor Teixeira, até agora não tem havido vontade «nem política nem financeira» para fidelizar o rabino em Belmonte. O responsável pela empresa municipal deixa um exemplo «foi criada a rede das judiarias e ainda hoje não entendo porque é que nesse núcleo diretivo não está o rabino como técnico, ele pode dar aulas de hebraico na Universidade, ele pode ser utilizado e tem que ser gerido por alguma entidade, não pode é estar em Belmonte só em épocas, para participar em conferências, ele tem que estar a tempo inteiro neste projeto que é de alguma dimensão». Segundo Vítor Teixeira ao nível turístico a marca judaica vende muito bem, os produtos kosher não têm concorrência e Belmonte e a região tem que saber tirar partido desta marca, sendo para isso essencial a fixação do rabino.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Número de funcionários públicos caiu para 605.212

O número de funcionários públicos no final de Junho era de 605.212, menos 5.269 do que no final de Março e menos 8.640 que no fim de Dezembro de 2011, anunciou hoje fonte oficial. De acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), o emprego na administração pública no fim do ano passado representava 613.852 postos de trabalho.
A redução registada até ao final do segundo trimestre do deste ano representa uma quebra de 1,4 por cento relativamente ao último trimestre de 2011.
A Administração Central do Estado, que concentra 74,7 por cento do universo de trabalhadores (452.127 trabalhadores), conseguiu uma redução de 1,3 por cento dos funcionários (menos 6.154 efectivos face a Dezembro de 2011).
Na Administração Regional e Local o emprego caiu 1,6 por cento (menos 2.4869 funcionários), dos 155.571 registados em Dezembro para os 153.085 registados no final de Junho.
No final do segundo trimestre deste ano, o emprego nas administrações públicas representava 11 por cento da população activa e 12,9 por cento da população empregada.
A publicação trimestral da Síntese Estatística do Emprego Público traduz um compromisso do Governo assumido no Programa de Assistência Económica e Financeira, no âmbito do qual o Executivo se comprometeu a reduzir em 2 por cento ao ano o número de efectivos entre 2012 e 2014.

in Lusa / SOL

Maioria dos jovens portugueses trabalha a prazo

Cerca de 56% dos jovens portugueses trabalhavam com contratos a prazo, em 2011, contra 20% dos adultos, valores superiores à média europeia, em que 42% dos jovens tem trabalhos temporários, contra 11% dos adultos, segundo a Organização Internacional do Trabalho. O estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) "Global Employment Trends for Youth 2012" (Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2012, em tradução literal) vem mostrar que, apesar de os trabalhos temporários poderem ser uma forma dos mais jovens ganharem experiência, a crise financeira tem vindo a transformar os trabalhos a prazo numa opção de último recurso.
De acordo com a OIT, o recurso a trabalhos temporários entre os jovens quase duplicou desde o início da crise económico-financeira, e este aumento tem sido particularmente visível nos países europeus mais afectados pela crise, como é o caso de Portugal.
«Na União Europeia constatamos que os trabalhos temporários ou os contratos a prazo são muito comuns entre os mais jovens, mais do que entre a população adulta», refere o responsável pela Unidade de Tendências de Emprego da OIT, Ekkehard Ernst, acrescentando que os empregos em ‘part-time’ entre os jovens aumentaram tanto antes como durante a crise.
Entre o segundo trimestre de 2008 e 2011, a taxa de emprego jovem em ‘part-time’ aumentou cerca de 3,6 pontos percentuais na União Europeia, enquanto na Espanha ou na Irlanda a subida chegou a 11,8 e 20,7 pontos percentuais, respectivamente.
«Em muitos países, incluindo Chipre, Dinamarca, Grécia, Hungria, Portugal e Eslovénia, o aumento durante o mesmo período ultrapassou os cinco pontos percentuais», refere a OIT.
É também entre os jovens que se regista o maior aumento de recurso a trabalho temporário e, no segundo trimestre de 2000, 35,2 por cento dos jovens empregados da União Europeia trabalhavam com contratos a prazo, em comparação com apenas 8,9 por cento dos adultos, com idade entre os 25 e os 64 anos.
«Nessa altura, os jovens tinham quatro vezes mais probabilidades do que os adultos de terem um emprego a prazo e se entre 2000 e 2008 a fatia do trabalho temporário, no global do emprego, aumentou tanto para os jovens como para os adultos, a verdade é que o aumento entre os jovens foi quase o dobro do dos adultos», lê-se no relatório.

Ler mais em: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=57006

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Guarda recebe a 74ª Volta a Portugal em Bicicleta


No dia 24 de Agosto a Cidade da Guarda “cumpre” a tradição e associa-se a um dos mais importantes eventos desportivos nacionais, a Volta a Portugal em Bicicleta.

A VOLTA é um dos eventos mais emblemático no Verão português, envolvendo as populações e onde os atletas, através do seu esforço, e ano após ano, nos brindam com um grande espetáculo desportivo.

A Guarda recebe a 8 Etapa da Volta, partida Guarda, chegada Torre numa distância de 154,9 Km e o Jardim José de Lemos será este ano o cenário da Partida e, numa distância 154,9 Km.

Partida - Guarda
Chegada - Seia (Torre)
Distância - 154,9 Km
Consulte aqui o mapa

Em: http://www.mun-guarda.pt/

Má Despesa Pública: Telemóveis e combustíveis dos administradores das ...

Má Despesa Pública: Telemóveis e combustíveis dos administradores das ...: "Entre 2007 e 2009, os gestores executivos das empresas do sector dos transportes despenderam 110 905 euros com telemóveis. Em termos de ...

Roteiro: Descubra os encantos de Foz Côa

Roteiro: Descubra os encantos de Foz Côa: Dificilmente se passa em Foz Côa por acaso. É preciso querer para ir ter a este local, e vale a pena! Ante-Título:

Autarcas da Beira Alta aplaudem “mudança” de linha para Lusitânia Hotel

 
Vários autarcas da região Centro divergem sobre eventuais efeitos no turismo com a passagem, desde ontem, da circulação do comboio internacional Lusitânia Hotel (Lisboa-Madrid) pela linha da Beira Alta, até Vilar Formoso.
Os autarcas das regiões diretamente servidas por aquela composição são os mais entusiastas, como o presidente da Câmara de Mangualde, uma das estações contempladas com paragem do comboio no novo percurso.
“Estou muito satisfeito, os factos históricos provam que a linha da Beira Alta é uma porta de entrada do País. Vamos tentar captar mais turismo para o concelho e para a região de Viseu”, disse à Lusa João Azevedo.
O comboio noturno passa também a parar – em território português e a partir da estação do Entroncamento – em Pombal, Coimbra-B, Guarda e Vilar Formoso.

in Díário das Beiras

Recriação Histórica do Cerco de Almeida

















Mais informações em: http://www.cm-almeida.pt/municipio/noticiasdomunicipio/Documents/cerco2012/Prog.%20CERCO%202012-final_50.JPG

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pequenos retalhos da Vida... em Vila Mendo...

Em Vila Mendo, tal como na maior parte das aldeias, é costume os padeiros, merceeiros e outro tipo de comerciantes irem vender os seus produtos. Aliás já têm dias determinados para o efeito; assim as pessoas durante todos os dias da semana, à excepção do Domingo, sabem, mais ou menos, quem é e o que vêm vender. Contudo o apito, com que se fazem anunciar, ainda constitui motivo de alguma incerteza e traz uma certa agitação e curiosidade que vem quebrar o lento respirar dos dias: “- Este apito deve ser o padeiro do Marmeleiro.”; “- Então hoje o padeiro de Pêga ainda não veio?”; “- Este apito não é o do Silvino, mas hoje é Quinta-feira?”; “- O Dias já chegou.”… Às vezes chegam a juntar-se no Largo do Chafariz (antigamente Largo da Amoreira) mais do que um vendedor. São momentos intensos, de conversas cruzadas, em que as pessoas (normalmente as mulheres) trocam argumentos a favor de uma causa, lamentam-se pelas maleitas que teimam em surgir em catadupa, esgrimem previsões acerca do tempo que vai beneficiar ou prejudicar as hortas, fazem dois ou três comentários sarcásticos e altamente corrosivos acerca deste ou daquela e falam... falam… e zangam-se, por vezes… e falam… e vão-se embora… e voltam… de novo para principiar do princípio mais um dia surpreendente e previsível; mais um momento enfático e frívolo… para simplesmente… a existência  dos dias demorados ter… sentido… o seu sentido… o seu próprio sentido… São retalhos pequenos de uma vida… da vida em Vila Mendo… da Vida…
acrvilamendo.blogspot.com