sábado, 8 de setembro de 2012

Desfile de Moda na Guarda

 
Fonte: Guarda Digital Dia 8, a Praça Luís de Camões será palco do evento, a partir das 18 horas.

A iniciativa, organizada pela Space Milan Models, visa promover os produtos têxteis e acessórios dos vários lojistas da cidade da Guarda, contando com o apoio da Associação de Comerciantes da Guarda e respetivos lojistas. O evento será conduzido por Cláudio Ramos.
in Guarda.pt

UBI e IPG com expectativas diferentes para a primeira fase de colocações

IPG deverá preencher apenas 40 por cento das vagas na primeira fase de colocações
IPG deverá preencher apenas 40 por cento das vagas na primeira fase de colocações
A apenas alguns dias da divulgação dos resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, os responsáveis das instituições da região divergem nas expectativas em relação às colocações. Se, por um lado, o reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) se mostra otimista, o mesmo não se pode dizer relativamente ao presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Constantino Rei diz que «gostava de ser mais positivo», mas considera que «este ano estão reunidas todas as condições para termos um ano difícil». O responsável do Politécnico espera, por isso, «resultados iguais ou muito próximos dos números do ano passado, que já foi mau», admitindo que «poderá até correr melhor nalgumas áreas, mas certamente que nas engenharias as coisas vão correr novamente muito mal». Constantino Rei lembra que «para além da introdução das provas de ingresso nesta área, este ano existem menos 1.300 candidatos», sublinhando que «quando faltam candidatos, esse fator faz-se sentir em primeiro lugar no interior do país e no ensino politécnico». O presidente do IPG antevê, por isso, «uma situação problemática» e avisa que tal se poderá alargar também a outras instituições que estavam habituadas a preencher a totalidade das vagas, e que este ano não o vão fazer».
Para este ano letivo, o IPG reduziu a oferta em 28 vagas, «uma quantidade muito pequena e que não deverá ter grandes reflexos na percentagem total de colocações», considera Constantino Rei. O presidente do Politécnico aponta para que «na primeira fase não ultrapassemos os 40 por cento do total de vagas preenchidas», enquanto na segunda fase as coisas poderão melhorar, mas não muito». Recorde-se que, no ano passado, o IPG abriu 789 vagas, preenchendo 273 na primeira fase e 93 na segunda. Contudo, Constantino Rei lembra que «é preciso contar com todos os outros regimes de acesso, como os concursos especiais, ou as transferências». Já nos CET, as expectativas são «claramente diferentes», pois «tem havido uma procura muito significativa e superior em relação a anos anteriores». Ainda assim, Constantino Rei diz ter «indícios que apontam para que haja, de facto, menos gente a estudar no IPG no próximo ano letivo». Outra situação que preocupa o responsável da instituição guardense prende-se com a «questão da crise» e o facto de não se saber se «as dezenas de alunos que ainda não pagaram as propinas por dificuldades financeiras o vão fazer e regressar à instituição ou se, por outro lado, abandonam o ensino superior».
Já o reitor da UBI diz que «no geral, estamos com expetativas bastante boas em relação à percentagem de colocados» e destaca que «nos anos anteriores temos registado uma percentagem de ocupação de vagas na primeira fase à volta dos 90 por cento». João Queiroz admite que o facto de haver nas engenharias «a restrição da matemática e físico-química como específicas obrigatórias» pode levar a «uma diminuição no número de candidatos nesta área», mas refere que «as expectativas passam por manter o número de candidatos e preencher uma boa percentagem das vagas que oferecemos, apesar de também haver menos candidatos ao Ensino Superior». Para João Queiroz, «as coisas vão correr bem» porque a UBI tem «uma oferta formativa estabilizada e tem dado garantias de qualidade nos cursos que oferece e isso dá-nos um certo otimismo em relação à procura que vamos ter». O reitor revela que «todos os anos, adicionando os candidatos dos outros regimes de acesso, conseguimos ocupar todas as vagas que disponibilizamos, num total de cerca de 1.400 alunos», e diz «não ter dúvidas» de que este ano será igual. Em 2011, a UBI disponibilizou 1.295 vagas, o mesmo número deste ano, ocupando 1.148 na primeira fase e 147 na segunda.

Resultados da primeira fase conhecidos segunda-feira

As colocações da primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, que decorreu entre 16 de julho e 10 de agosto, são conhecidos na próxima segunda-feira, dia 10, mas a DGES (Direção Geral do Ensino Superior) deverá revelar os resultados via internet ainda durante o fim-de-semana. As matrículas e inscrições dos candidatos colocados decorrem entre esse dia e sexta-feira, tal como a apresentação das reclamações aos resultados. A apresentação da candidatura à segunda fase tem lugar também a partir de segunda e até ao próximo dia 21, sendo os resultados conhecidos a 27 deste mês e as matrículas feitas até 1 de outubro. Para a terceira e última fase, as candidaturas decorrem entre dia 27 e 5 de outubro, com os resultados a serem divulgados dia 11.

Ler mais em: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=670&id=36752&idSeccao=8673&Action=noticia

Chamas consomem cerca de 120 hectares do Parque Natural da Serra da Estrela

Na última semana houve quase 1900 fogosincêndio em Aldeias, na Serra da Estrela, que teve início na madrugada de quinta-feira, terá destruído “entre 110 a 120 hectares” de mato e floresta do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), segundo os bombeiros.

“A estimativa aponta para uma área ardida entre 110 a 120 hectares, entre floresta e mato do PNSE”, disse hoje à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Seia, Carlos Soares.

O comandante adiantou que o fogo foi dominado às 9h47 e encontra-se já “na fase de rescaldo e de consolidação”, depois de ter sido travada uma reativação “forte” ocorrida ao princípio da manhã.

O incêndio, que foi dado como dominado ao final do dia de quinta-feira teve um reacendimento pelas 8h11 de hoje, devido ao vento que soprou com intensidade naquela zona da Serra da Estrela, no concelho de Gouveia.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Conheça as principais medidas anunciadas por Passos Coelho

Saiba quais as principais medidas anunciadas hoje pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Privado
  • Aumento da Taxa Social Única (TSU) paga pelos trabalhadores do sector privado de 11% para 18%. O que equivale a menos um salário anualmente.
  • Redução da contribuição das empresas para a Segurança Social de 23,75% para 18%. Uma folga financeira para as empresas que o Governo espera que contribua para a criação de emprego e estímulo à economia.
Público
  • O Governo vai manter corte de um dos subsídios. E vai repor o outro distribuindo-o por 12 meses de salários, montante sob o qual é aplicado o aumento da TSU em 7 pontos percentuais (também para 18%). Na prática continuam a receber menos dois salários anuais.

Pensionistas
  • Mantém-se o corte dos dois subsídios de Natal e Férias, para os reformados do sector público e privado, enquanto vigorar o Programa de Assistência Económica e Financeira.
IRS
  • Será criado um crédito fiscal (devolução) em sede de IRS para proteger os trabalhadores com rendimentos mais baixos do agravamento da TSU para 18%.
in http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-as-principais-medidas-anunciadas-por-passos-coelho_151329.html

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Abertura de candidaturas - TI 7.2, 8.7.2 e 9.7.2

A Comissão Diretiva do POPH informa que decorre entre os dias 3/09/2012 e 15/10/2012 o período para apresentação de candidaturas no âmbito das Tipologias de Intervenção 7.2, 8.7.2 e 9.7.2 – Planos para a Igualdade, nos termos e condições definidas no respetivo aviso de abertura de candidaturas.

Consulte aqui o Aviso.

Sapatos portugueses já são os segundos mais caros do mundo

A indústria nacional é a 22.ª maior a nível mundial e ultrapassou no ano passado a França no preço médio do calçado exportado

Os produtores portugueses venderam no ano passado cada par de sapatos no estrangeiro por mais cinco euros do que em 2010, tornando assim o calçado "made in Portugal" no segundo mais caro a nível mundial. O estudo "World Footwear 2012 Yearbook", que confirma a indústria portuguesa como a 11.ª maior exportadora mundial, será hoje apresentado na GDS, uma das maiores feiras mundiais do sector, que decorre até amanhã na Alemanha.
 
in Jornal de Negócios

Desconto de IVA no IRS vai ser automático – não terá de guardar faturas

A afirmação do título foi hoje feita pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Segundo lemos pela citação presente no Negócios:
a única obrigação que os particulares terão para ter acesso ao incentivo é indicarem nove números [número de contribuinte] no momento da transacção. A partir daí o agente económico [empresa] tem a obrigação de enviar elementos para Autoridade Tributária e havendo a transmissão desses elementos o consumidor não tem de fazer mais nada”.
Aquando do preenchimento do IRS em 2014 (relativo a 2013) o valor das faturas (serviços de alojamento, restauração, reparação automóvel, cabeleireiros e similares) que originará o benefício surgirá já pré-preenchido na declaração eletrónica.
Sobre este tema e para recordar os detalhes sobre o benefício sobre as faturas de 2013 leia: Em 2013 se apresentar 26.740€ de faturas poderá deduzir até 250€ do IVA no seu IRS?
 

Governo prepara redução dos escalões do IRS

O Governo vai reduzir de forma «significativa» o número de escalões de IRS, anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, no Parlamento.

Perante os deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Paulo Núncio disse que é intenção do Governo que se faça uma «redução significativa dos escalões que existem atualmente», seguindo assim uma intenção já expressa no programa de Governo do PSD, escreve a Lusa.

«É importante simplificar, é importante reduzir os escalões», disse o governante, utilizando exemplos de outros países com menos escalões de tributação do rendimento singular.

IRC também vai mudar: Núncio não avança com novidades

O governante disse ainda que o Governo vai tomar medidas para «transformar o sistema fiscal mais simples, mas que ao mesmo tempo seja um sistema fiscal que promova a competitividade» no que diz respeito ao IRC, mas sem nomear medidas.

Instado pelos deputados a explicar os resultados da receita fiscal, que estão aquém do esperado, como indicado nas contas da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) no seu último relatório sobre execução orçamental, o governante recusou falar do assunto, dizendo que estava na comissão apenas e só para falar do relatório de combate à fraude e evasão fiscal e que só falaria sobre esse tema.

Paulo Núncio adiantou, ainda, no Parlamento que o Governo não vai avançar com mais perdões fiscais e que os casos de levantamento do sigilo bancário aumentaram 700 por cento.

in Agência Financeira

Amigos da Serra da Estrela disponíveis para colaborar na reflorestação


    

A Associação com sede em Manteigas, mostrou-se hoje preocupada com a erosão dos solos ardidos no concelho de Seia e disponível para colaborar em campanhas de reflorestação daquela zona serrana.


O incêndio que começou pelas 21h10 de domingo, junto a Carragozela, foi dominado às 23h34 de terça-feira, tendo destruído uma grande área de floresta, pinhal e mato do concelho de Seia, muita dela integrada no Parque Natural da Serra da Estrela. O presidente da Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), José Maria Saraiva, adiantou hoje à agência Lusa que, pelas contas da associação, terão ardido cinco mil hectares de mato, pinhal, acácias, carvalhos, castanheiros e terrenos agrícolas, mas não foram destruídas zonas «de valores naturais relevantes». O dirigente mostra-se agora preocupado com a erosão dos solos ardidos, em zonas de declive acentuado - vales do rio Alva - defendendo a realização imediata de ações de «estabilização» e de reflorestação. «O ideal seria, nas zonas mais íngremes, apostar imediatamente na retirada do material ardido e colocá-lo na perpendicular à encosta, de tal forma que a chuva não arrastasse o solo», defendeu. Em sua opinião, esta medida «evitaria que os solos e as cinzas fossem arrastados para o rio Alva» ficando o terreno «também já preparado para qualquer campanha de reflorestação» a realizar no futuro. José Maria Saraiva referiu que a ASE está «disponível para colaborar» em ações de reflorestação das zonas atingidas pelo fogo, à semelhança do que aconteceu, em anos anteriores, com a campanha «um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela», desenvolvida na zona de Manteigas, «Estamos disponíveis para colaborar com qualquer entidade no sentido de criar dinâmicas e mobilizar escolas para a reflorestação e sementeira de espécies autóctones, especialmente castanheiros, carvalhos e medronheiros», declarou. O dirigente defende que «deve começar-se já a trabalhar na sementeira», considerando que a mesma não deve ficar «para o ano que vem, porque sendo feita já este ano, a taxa de sucesso é muito maior».
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Inferno em Seia

O Inferno desceu a Seia, concelho do distrito da Guarda, na forma de incêndio, destruindo mato e ameaçando várias povoações. Enorme foi o esforço das equipas de bombeiros em controlar tamanho demónio.
Fonte da imagem: Correio da Manhã
Perante tal cenário, a Câmara Municipal de Seia criou uma equipa multidisciplinar com o objetivo de proceder «ao levantamento dos prejuízos, como também de encontrar respostas e mecanismos que minimizem os impactos decorrentes deste flagelo, com especial incidência para aqueles que têm diretamente a ver com as pessoas e a sua condição de vida e bem-estar».

Guarda recebe Troféu Liberty Seguros – Serras Míticas de Portugal

No próximo dia 8 de setembro, a cidade da Guarda recebe a 4ª etapa de cicloturismo do Troféu Liberty Seguros – Serras Míticas de Portugal. Esta etapa fará a ligação Guarda / Manteigas (Penhas Douradas).
A concentração dos participantes é junto ao Estádio Municipal da Guarda, a partir das 9h00, a saída está prevista para as 11h00.

O atual desenvolvimento do ciclismo, na sua vertente popular de contacto com a Natureza e de saudável prática do desporto, tem vindo a crescer muito no país. As inúmeras provas de cicloturismo que semanalmente se realizam de norte a sul assim o demonstram.
Mas, dentro do ciclismo de estrada, também há aqueles que o praticam não só como passeio, mas como forma de manterem uma forma física elevada. São aqueles que procuram superar-se a nível físico e emocional, porque buscam barreiras permanentes a ultrapassar.
Para os que praticam BTT nas suas diversas vertentes, ou os que gostam de fazer cicloturismo, foi criado um desafio desportivo inédito em Portugal. SUBIR AS SERRAS MÍTICAS de Portugal e superarem-se a si próprios nos desafios ao corpo e à mente.

Troféu Liberty Seguros Serras Míticas de Portugal

Este troféu é constituído por 10 provas e estão escalonadas com diversos graus de dificuldade.
Com uma distância que não deve em média ultrapassar os 100 quilómetros, cada uma está dividida em duas partes:
O passeio, em velocidade controlada pelo Diretor da corrida, Cândido Barbosa;
A prova de superação individual, no início de cada subida, onde a velocidade é livre.
Todas as provas do Troféu Liberty Seguros Serras Míticas de Portugal, além de acompanhamento e escolta policial, vão dispor de médico, ambulância, sinalização e um serviço de logística, quer na Partida, quer na Chegada, em tudo semelhante às provas organizadas para um pelotão profissional.
Informações e inscrições em www.serrasmiticas.com/trofeu
Condicionalismos de trânsito entre as 9h00 e as 12h00
Av. Afonso Costa
Av. Alexandre Herculano
Av. Rainha D. Amélia
Rua Soeiro Viegas

In http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2147&action=noticia

Gouveia recebe Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover

 


 
O Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover realiza-se entre os dias 7 e 9 de setembro no Parque Sr.ª dos Verdes, em Gouveia.

 
 
A ideia do Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover (EILR) data de 2003, quando os clubes de entusiastas da marca Land Rover mais representativos de Portugal e Espanha, decidiram levar a cabo um grande evento a realizar, em anos alternados, entre os dois países.
Esse evento deveria ser um ponto de encontro obrigatório para os entusiastas ibéricos, aos quais se juntariam outros das mais variadas nacionalidades. Para além das actividades e expositores ligados aos Land Rover, os EILR seriam uma festa com as mais variadas actividades para famílias e amigos de todas as idades.
Assim, a primeira edição realizar-se-ia na Figueira da Foz, em Setembro de 2004, reunindo mais de 500 Land Rover’s num terreno improvisado.
A realização de concursos de fotografia, desenhos para crianças, restauro de Land Rover’s ou workshops, entre outras actividades teve, como seria de esperar, grande aceitação entre os presentes, trazendo grande sucesso ao evento.
Em 2005 é a vez de Espanha receber o II Encuentro Ibérico Land Rover, em Ocaña, província de Toledo, reunindo mais de 300 Land Rover’s.
Os encontros seguintes realizaram-se em Gois (2006), Segurilla, Madrid (2007) e Gouveia em 2008, onde se bateram todos os records de presenças, atingindo os 1.010 Land Rover’s presentes e mais de 3.000 pessoas, oriundas de Portugal, Espanha, Gibraltar, França, Bélgica, Holanda e Inglaterra.
O EILR tem também uma vertente solidária, doando parte das suas receitas a instituições locais como Bombeiros Voluntários ou IPSS’s.
Em 2010, de 10 e 12 de Setembro, o encontro voltou a Gouveia, ao Parque da Srª. dos Verdes no Aljão. Pela segunda vez o número de Land Rover’s presente ultrapassou os 1.000, atingindo os 1.018 oficiais.
Em 2011, o evento regressou a Espanha, mais precisamente a Segurilla, contando com mais de 300 Land Rover.
Em 2012 estamos de volta a Gouveia, ao Parque da Srª. dos Verdes, no fim de semana de 7 a 9 de Setembro.
 
Mais informações: http://www.landroveriberico.com/

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Festival CineCoa quer potenciar desenvolvimento na região


    

Vila Nova de Foz Coa irá receber, este mês, o festival de cinema CineCoa, que quer potenciar o desenvolvimento da região, para que seja a "capital da cultura do interior", disse hoje a organização.


O Festival Internacional de Cinema de Foz Coa decorrerá de 27 a 30 de setembro, e contará com as presenças do realizador francês Benoît Jacqout e do argentino Lisandro Alonso, a quem serão dedicados dois ciclos. A programação não é competitiva e inclui filmes de várias épocas, porque «é para o público dali. Não é para convidados. É por isso que as sessões serão todas gratuitas», disse António Rodrigues, um dos programadores, em conferência de imprensa hoje em Lisboa. O CineCoa decorre numa região que tem dois patrimónios mundiais - Alto Douro Vinhateiro e Parque Arqueológico do Côa - e quer ter um conjunto de iniciativas que a tornem na «capital da cultura do interior», disse o vice-presidente da câmara municipal de Foz Coa, João Paulo Sousa. É por isso que o investimento da autarquia duplicou em relação ao ano passado, e o orçamento conta com cerca de 40 mil euros, disse o autarca à agência Lusa.
 

Empresários do interior pedem fim de metade dos pórticos no novo modelo de cobrança


    

A falta de alternativas é um dos argumentos apontados pelo porta-voz do movimento Empresários pela Subsistência do Interior, Luís Veiga.


O porta-voz do movimento Empresários pela Subsistência do Interior, Luís Veiga, defendeu no passado sábado a anulação de metade dos pórticos de portagem nas autoestradas A23, A24 e A25, por falta de alternativas. A um mês de terminar o regime de 10 isenções mensais para empresas e residentes abrangidos pelas antigas vias Sem Custos para os Utilizadores (SCUT), o movimento espera que aquela medida faça parte do novo modelo a anunciar pelo Governo. Ao mesmo tempo, os empresários pedem mais isenções e uma redução de preços. A lei previa que as isenções acabassem a 30 de junho nas regiões com um índice de poder de compra acima de 80 por cento da média do PIB (Produto Interno Bruto) per capita nacional - o que manteria o benefício nas autoestradas do interior, mas não no Algarve (A22). No entanto, um dia antes, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, anunciou o prolongamento do atual regime por mais três meses para se preparar «um novo modelo» ou «aperfeiçoar o existente», referiu. De olhos postos no calendário, Luís Veiga disse no passado sábado à agência Lusa que o movimento Empresários pela Subsistência do Interior espera «bom senso» para que «sejam aplicadas três medidas» no modelo de portagens a adotar Uma delas é anular a cobrança nos troços em que não haja alternativa de circulação, o que «levaria ao fim de cerca de metade dos pórticos» das autoestradas da Beira Interior (A23, entre Guarda e Torres Novas), Interior Norte (A24, entre Viseu e Chaves) e Beiras Alta e Litoral (A25, entre Aveiro e Vilar Formoso). Segundo Luís Veiga, «mesmo nos casos em que há supostas alternativas para ligeiros, elas não servem para os transportes de mercadorias. Nalgumas vias até é proibido circularem pesados». Uma via alternativa, «tem que o ser para todos os meios de transporte», realçou.
 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Aberto o período de candidaturas à 5ª Geração do Programa Escolhas

 

Entrou em vigor no dia 16 de agosto de 2012 o Despacho normativo n.º 17/2012, que aprovou o Regulamento do Programa Escolhas para o periodo de 2013 a 2015, e define os principios, regras e procedimentos a que deve obedecer a execução do Programa.
 

Para ter acesso ao formulário de candidatura consulte o site: https://candidatura.programaescolhas.pt/

Sabores da Transumância

“Fundão, aqui come-se bem” – Sabores da Transumância

 
Digam lá se estas ementas não fazem crescer água na boca...
 
 
Ementas:
 
O Américo
Sopa
Sopa Camponesa
Pratos
Bifinhos com Cogumelos
Caldeirada de Borrego Beirão
Sobremesa
Doce da Casa
Café e Bebida (Vinho, Sumo ou Água)
 
O Lagarto

Entrada
Queijo da Soalheira com Marmelada
Requeijão com Doce de Cereja
Pratos
Perna de borrego no forno com arroz árabe e legumes gratinados
Cabrito no forno com batata no forno e arroz de fressura (miúdos de cabrito)
Sobremesa
Arroz Doce à Beira
Papas de Carolo
 
Fiado
Couvert
Pão Caseiro de trigo e broa, azeite do Açor, trio de queijos, enchidos e presunto do Fundão, pataniscas de bacalhau
Entrada
Salada de queijo de cabra c/laranja e vinagrete de mel
Sopa
Sopa de Castanhas da Serra da Maúnça
Pratos
Peixe
Polvo com castanhas da Serra da Maúnça
Bacalhau de cebolada no forno, com batata e salada
Carne
Cabrito do Fundão frito, com puré de cherovia
Costeletas de borrego grelhadas, com molho de alecrim, batata no forno e esparregado
Sobremesa
Mousse silvestre com frutos vermelhos (o doce fiado)


O Pipo

Entrada
Tapas de queijo
Fritos da Época
Pratos
Chanfana à casa
Costeletas de borrego grelhadas
Maranhos
Sobremesa
Pudim de ovos
Papas de Carolo
Arroz doce
 
A Cereja
Entrada
Salada de Queijo de Cabra e Frutos Secos Aromatizados com Vinagreta
Prato Principal
Costeletas de Borrego com batatas salteadas e esparregado
Sobremesa
Cremoso de Requeijão com compota de cereja

Boguinhas
Entradas
Salada Serrana
Queijo Misto Regional
Prato Principal
Cabrito à Boguinhas
Sobremesa
Requeijão com Doce de Abóbora Aromatizado com Mel
Papas de Carolo
Tarte de Requeijão e Pêssego

Cantinho dos Grelhados

Prato Principal - Cabrito Grelhado c/ Batata Frita
Sobremesa - Queijo c/doce de cereja
Vinho recomendado: Alpedrinha

Moagem da Avó
Entrada
Enchidos Regionais
Pratos
Peixe: Bacalhau com Broa
Carne: Borrego Grelhado com Migas de Feijão Frade
Costelão de Novilho à Moagem

Marisqueira Bela Vista

Entradas
Queijo e Presunto da Região
Grelhada Mista de Enchidos
Pratos
Cabrito à Serrana
Sobremesa
Arroz Doce
Papas de Carolo
Vinhos da Região
Hermínia

Entradas
Folhado de Queijo de Cabra com Mel e Canela
Cherovia Frita
Ovos mexidos com Farinheira
Pratos
Bife à Patrão/Pastor com Queijo de Ovelha
Costeletas de Cordeiro com Hortelã
Cabrito Assado à Serrana com Esparregado
Sobremesa
Requeijão com Doce de Abóbora e Noz
Tábua de Queijos Regionais com Doce

Refeição do Pastor
Truta do Paul de Escabeche
O Rochedo

Entrada
Queijo de ovelha c/presunto serrano
Prato Principal
Chanfana à Pastor
Sobremesa
Requeijão com Doce de Abóbora com Noz

Cró e Longroiva são as mais procuradas no termalismo clássico


Fonte: Jornal O Interior     

As termas do Cró (Sabugal) e de Longroiva (Mêda) ainda não sentiram em 2011 uma quebra da procura por parte de quem recorre aos tratamentos clássicos, cuja comparticipação estatal acabou no ano passado.


O mesmo já não aconteceu nas unidades de Manteigas, Unhais da Serra (Covilhã), Fonte Santa (Almeida) e Caldas da Cavaca (Aguiar da Beira), de acordo com os últimos dados do Turismo de Portugal divulgados esta semana. Frequência das Termas de Longroiva subiu 5,6 por cento comparativamente a 2010 Segundo aquele documento, a que o jornal O Interior teve acesso, o termalismo clássico diminuiu 10 por cento em Portugal no ano passado, com 57 mil clientes, enquanto a área de bem-estar e lazer cresceu 36 por cento, ou seja, 41 mil utentes (mais 11 mil que em 2010). Há um ano, foi anunciada a suspensão dos reembolsos diretos para tratamentos termais, tendo a Associação das Termas de Portugal logo manifestado o receio de que esta decisão afetasse os doentes e as regiões onde os estabelecimentos se localizam. No termalismo clássico, os serviços são terapêuticos e indicados especificamente a um termalista, aproveitando as indicações terapêuticas da água mineral para o tratamento de problemas respiratórios, reumáticos ou de pele. O documento do Turismo de Portugal, editado em julho passado, mostra que a região Centro continua a ter o maior número de termalistas, com as termas de São Pedro do Sul a manterem o primeiro lugar da classificação dos estabelecimentos termais. Ainda assim, também esta estância registou em 2011 uma diminuição de clientes, menos 15 por cento do que em 2010. No distrito da Guarda, as Termas do Cró foram as mais procuradas para o termalismo clássico, com 1.101 utentes em 2011, o que representa um aumento de mais de 73 por cento relativamente ao ano anterior.
 

domingo, 2 de setembro de 2012

Um Mês para o Fim das Isenções nas Ex-SCUT (A23, A24 e A25)

A um mês do fim das isenções nas ex-SCUT do interior, o Movimento Empresários pela Subsistência do Interior propõe três medidas no novo modelo a aplicar nas referidas estradas:
  1. anular a cobrança nos troços em que não haja alternativa de circulação;
  2. haver isenções sem limites para residentes e empresas nas zonas abrangidas pelas ex-SCUT;
  3. preços claramente mais baixos, para permitir que haja um fluxo interno entre os grandes centros e o interior.
Todas estas medidas têm por objectivo: redução do número de pórticos; fixar população e empresas nas regiões por elas abrangidas;  estimular um maior fluxo entre os grandes centro urbanos, nomeadamente oriundos de Espanha, estimulando, também, o turísmo na região.

Informação obtida no Jornal "O Interior".