sábado, 27 de outubro de 2012

Porquê comprar se pode alugar ou partilhar?

Roupa, carteiras, carros, casas ou livros, é possível beneficiar de pequenos luxos sem se endividar basta alugar e partilhar.
Há um provérbio que diz que "a necessidade aguça o engenho". Por isso, não será de estranhar que na actual crise económica floresçam ideias de negócio que prometem ajudar a poupar algum dinheiro. O aluguer ou a partilha de bens, em vez da sua compra, é uma dessas tendências. Ao longo dos últimos anos têm surgido várias empresas que investem na aquisição de determinados artigos para posteriormente os alugar a preços mais em conta, tornando-os acessíveis a um leque mais vasto de pessoas. Podem tratar-se de artigos dispendiosos, como carteiras de marcas de luxo, roupa ou acessórios de moda, ou simples objectos ou comodidades do dia-a-dia, como livros. Basta fazer uma busca na internet para identificar dezenas de oportunidades que lhe permitem não abdicar de determinadas regalias em tempos de crise.
(...)

O que alugar ou partilhar

1 - Roupa
Vestidos, fatos, acessórios como chapéus, carteiras e jóias de marcas, seja para aperaltar-se para um jantar especial ou participar num casamento não implica necessariamente dispender muito dinheiro. Em www.rentmeahandbag.com, www.aluguer-cerimonia.com.pt ou www.ilon.pt pode aluguer
este tipo de artigos.
2 - Carteiras
Passear-se com uma carteira de uma marca de luxo pode não ser tão dispendioso como pensa. A Glamorous (www.glamorous.pt) disponibiliza, por períodos de aluguer de 3 dias até um mês, oito carteiras de senhora de marcas como a Louis Vuitton, Gucci, Prada ou Dior com preços a partir de 25 euros.
3 - Carros
O ‘carsharing' é uma tendência que tem vindo a crescer. Através do Galpshare (www.energia.positiva) pode poupar nas deslocações diárias através da partilha de viaturas. Já o Mob Carsharing (www.mobcarsharing.pt) permite-lhe alugar e partilhar transporte por períodos curtos de tempo. A primeira hora custa 5,20 euros para um citadino.
4 - Casas
A troca de casa é uma das novas tendências que permite poupanças consideráveis nas férias. No site www.trocacasa.pt encontra mais de 40 mil opções de destinos em 150 países. Para utilizar a rede de contactos disponível neste site vai ter de despender entre 2,95 euros e 5,95 euros mensais.
5 - Livros
O BookCrossing é um movimento literário mundial que consiste na prática de três pilares: Ler, Registar e Libertar. Após ler um livro, o leitor liberta-o num local público para ser encontrado por outra pessoa que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. Em www.bookcrossing.com pode registar o seu livro e aceder a um universo de leitura.

Ler artigo completo em: http://economico.sapo.pt/noticias/porque-comprar-se-pode-alugar-ou-partilhar_154822.html

Sabores de Silgueiros dados a conhecer no domingo em Viseu

Produtos agrícolas, vinho, azeite, mel, queijo, enchidos, licores, doces, compotas e pão são alguns dos “Sabores de Silgueiros” que vão ser mostrados no domingo, naquela freguesia do concelho de Viseu.
A II Edição dos “Sabores de Silgueiros” realiza-se nas instalações da Adega Cooperativa local.
O programa inclui muita música popular, apresentação de pratos típicos da região e desfile de trajes tradicionais da vindima.

(Texto: Agência Lusa) in Diário das Beiras

Murais a fresco do século XV e XVI descobertos na igreja de Freixo de Numão

 
 
As obras de restauro da Igreja Matriz de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa, colocaram a descoberto pinturas murais a fresco dos séculos XV e XVI, com representações de S. Pedro.

Fonte: Diário As Beiras «Durante a desmontagem de dois altares da nave da igreja descobriu-se um painel de pinturas murais a fresco, provavelmente datadas do século XV ou XVI», disse hoje à Agência Lusa o técnico de restauros, Carlos Costa. O painel está dividido em duas partes, sendo que uma delas apresentas sinais de avançado estado de degradação e pouco ou nada dá para identificar. «Numa segunda fase, vamos fazer uma intervenção na área da capela-mor e esperamos que surjam algumas surpresas em termos de pinturas murais a fresco. Estes trabalhos serão iniciados em novembro ou dezembro», acrescentou o técnico. Os especialistas são da opinião que a descoberta deveria ser alvo de um tratamento «preventivo e conservativo» para se manter o estado de conservação das pinturas. «A pintura é um elemento rico do ponto de vista artístico e apresenta traços do período romano», frisou. A intervenção, levada a cabo pela empresa de “Atelier Samthiago”, sediada em Viana do Castelo, prevê o tratamento de conservação e restauro da talha e pintura sobre madeira da igreja, tendo-se, de um modo geral, iniciado os trabalhos com a desmontagem dos retábulos existentes e datados de meados do século XVIII, para reforço e consolidação das suas estruturas. O estudo da pintura vai prosseguir, tal como o normal desenrolar dos restantes trabalhos de conservação e restauro, que deverão estar concluídos em finais de maio de 2013. A atual Igreja Matriz de Freixo de Numão é de origem românica onde se destacam, no seu interior, alguns altares barrocos em talha dourada, estando situada nas proximidades de uma necrópole.
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atingimos os 10 000 visitantes


Aos 137 dias de existência o nosso blog atingiu os 10 000 visitantes.Congratulamo-nos, pois o nosso objetivo está a ser conseguido. Pretendemos que os nossos conteúdos sejam de interesse público, em prol do nosso público e da nossa região. No entanto, e tendo em conta a visibilidade atingida, pretendemos levar o que temos de melhor aos quatro cantos do mundo.
A todos os que nos acompanham:



       Dank u      Danke       Dankie       Děkuji      Diolch i chi         Diękuję      ¡Gracias

       Grazie       Hvala        Obrigado     Merci     Tack                     Takk         Teşekkür ederim

      Thank you                   謝謝
 

Imagem do destino Portugal imune à crise económica

A crise económica não está a prejudicar a imagem turística de Portugal, de acordo com 55% dos especialistas internacionais entrevistados no barómetro internacional “The Image of Portuguese Tourism”.
Numa escala de 0 (muito pobre) a 10 (muito atractivo), 70% dos inquiridos deu nota igual ou superior a 8 ao País, enquanto destino turístico. As praias e o clima são os atractivos mais associados ao País no estrangeiro, sendo o produto ‘sol e mar’ o mais referido pelos entrevistados quando pensam em Portugal. No segundo lugar surge ‘cultura’.
Todavia, o produto ‘gastronomia e vinhos’ é aquele cuja qualidade é mais valorizada pelos especialistas estrangeiros. De 0 a 10, foi atribuída uma classificação média de 8,22 pontos.
Desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), com base em entrevistas a 115 membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o estudo foi apresentado esta quinta-feira na VIII Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo, no Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia.

in http://www.publituris.pt/2012/10/25/imagem-do-destino-portugal-imune-a-crise-economica/

Desempregado? Aqui há centenas de empregos à sua espera


  Hoje e amanhã, o Centro de Congressos de Lisboa irá acolher uma exposição de empregos para todos os jovens que queiram arriscar sair do País para trabalhar na Europa.

 
A ação, promovida em parceria pelo IEFP, traz a Portugal representantes de 15 países europeus, e vários empregos para distribuir. Quem estiver interessado em passar pelo evento deve efetuar a inscrição aqui e aparecer.
 
Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO066691.html

Turismo de Portugal quer vender antigo Hotel Turismo da Guarda

Fonte: Guarda Digital

Organismo estatal desiste de construir escola de hotelaria e quer desfazer-se do edifício que adquiriu à Câmara há cerca de um ano e meio.


O Hotel Turismo da Guarda está novamente no mercado, cerca de ano e meio depois de ter sido adquirido à Câmara Municipal pelo Instituto de Turismo de Portugal, que se comprometeu a instalar ali uma escola de hotelaria. Contudo, este organismo estatal diz agora ao jornal O INTERIOR que não avançará com a obra e que pretende «vender» o emblemático edifício. Através do seu Departamento de Relações Públicas, o Turismo de Portugal justifica a sua posição com a recente «reorganização da rede de escolas», que levou à descontinuação de dois estabelecimentos e à transferência de outros tantos para a esfera autárquica. Nesse sentido, a mesma fonte argumenta que «não faz sentido» a criação de uma nova escola de hotelaria e turismo na Guarda «depois de se fecharem outras, noutros pontos do país». O instituto revela que o encerramento de escolas se ficou a dever à «falta de verba para investir nos próximos anos» e que, «se não há verba para as escolas que já existiam, menos disponibilidade haverá para investir na criação de um novo estabelecimento». O Turismo de Portugal refere ainda que, «por força dos constrangimentos financeiros», o momento «não é o indicado» para «delinear e investir num projeto alternativo» e admite por isso «não ter um destino definido» para o edifício do antigo Hotel Turismo. O novo proprietário diz estar neste momento a «analisar a situação», mas adianta que «há a intenção de vender ou concessionar» o imóvel. Recorde-se que o Hotel Turismo da Guarda foi vendido ao Turismo de Portugal por 3,5 milhões de euros em maio de 2011, com o objetivo de transformar a unidade na primeira escola de hotelaria especializada em saúde e bem-estar do país. O investimento, orçado em 10 milhões de euros, deveria ver a luz do dia no início do próximo ano letivo, mas é agora certo que não sairá do papel.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Formação Financiada em Horário Laboral


Estágios Remunerados

A experiência profissional é o aspeto mais valorizado no CV dos candidatos a um emprego. A formação académica e as médias são importantes, mas é a experiência profissional que consolida os conhecimentos teóricos. Quer seja para continuar a carreira em Portugal quer para começar no estrangeiro, um estágio internacional é uma excelente aposta para o futuro profissional e também uma memorável experiência pessoal.
Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se indispensável destacar-se da “multidão”. Ter uma experiência profissional no estrangeiro é uma mais-valia para o seu currículo e vai gerar novas oportunidades de carreira. A VidaEdu organiza vários programas de estágios internacionais em várias áreas e num número crescente de diferentes destinos.
Destaque o seu CV com um dos programas de estágio no estrangeiro personalizados à medida de cada participante e adaptados para corresponder ao perfil e necessidades pessoais e de carreira. Oferecemos uma vasta gama de estágios internacionais que possibilita a participação de pessoas de todas as idades, com ou sem experiência profissional.
Um estágio no estrangeiro é uma excelente solução para evoluir na carreira, aumentar os conhecimentos e as competências profissionais, para além da oportunidade de desenvolver uma língua e de abrir horizontes num novo país com uma nova cultura e novos hábitos e costumes.


Conheça os programas VidaEdu

Estágios remunerados no Reino Unido

Estágios remunerados na Noruega

Estágios remunerados na Islândia

Estágios Remunerados em Itália

Estágios Remunerados em Espanha

Programas Easy London®

Estágios em todas as áreas profissionais em Londres


Mais informações em: http://www.vidaedu.com/
 

 

 

Subsídio de desemprego: corte de 6% afinal é para todos


A contribuição de 6% por parte dos desempregados já estava prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2013, mas deixava de fora quem recebia o valor mais baixo do subsídio. No entanto, o Governo quer agora que este esforço contributivo seja alargado a todos os beneficiários, sem exceção.

É a alternativa encontrada pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social ao recuo no corte de 10% do subsídio de desemprego, medida esta que acabou por cair 24 horas depois de ter sido anunciada.

Foi o que explicou ontem à noite à TSF o líder da UGT, João Proença, depois de uma reunião com Pedro Mota Soares. O ministro terá dito ao sindicalista que a nova contribuição de 6% terá então de ser estendida também aos desempregados que recebem o valor mais baixo do subsídio: 419 euros.

Aquilo em que o Governo recua «é dizendo 'ok relativamente ao subsídio de desemprego retiramos o corte de 10%, mas então o corte de 6% vai abranger também os trabalhadores do salário mínimo», explicou à TSF João Proença.

Na prática, a nova medida resultará em menos 25 euros ao final do mês. Os beneficiários do limite mais baixo passarão a receber apenas 394 euros.

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/subsidio-de-desemprego-corte-de-6-contribuicao-oe2013-desemprego-subsidio/1386714-1730.html

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Operação Manto Branco

A «Operação Manto Branco», de iniciativa da Fundação São João de Deus, é uma campanha de angariação de mantas e cobertores para distribuição pelas IPSS e pessoas carenciadas do distrito da Guarda.

A Campanha decorre entre 17 de Novembro e 21 de Dezembro, com diversos pontos de recolha, nomeadamente, Paróquias, lojas aderentes ao «Comércio Solidário» da ACG, na delegação da Fundação de São João de Deus (actualmente no NERGA) e outros locais que vão sendo anunciados.

Nos dias 8 e 9 de Dezembro, a «Operação Manto Branco» vai ter um ponto de recolha preferencial no Paço da Cultura, contando com a colaboração dos escuteiros do agrupamento 134 da Guarda.

A distribuição, pelos destinatários da campanha, será no dia 6 de Dezembro de 2013, Dia de Reis, num evento organizado pela CMG.

Contacto da Campanha: guarda@fundacao-sjd.pt

A escola de natação do IPG está aberta ao publico


A escola de natação do IPG está aberta ao publico em   geral de segunda a sexta das 18.00h às 21.00h.


NOITE DAS CAÇOILAS, no Sabugueiro

NOVOS CONCURSOS PARA OS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

O MAIS CENTRO lançou três novos concursos destinados a apoiar micro e pequenas empresas da Região Centro com projetos de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico.
Os três concursos do SI I&DT (Projetos Individuais; Projetos em Co-Promoção e Núcleos de I&DT) inserem-se nas prioridades das políticas públicas de apoio à inovação, previstas no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e à Inovação (+E+I).
A apresentação de candidaturas decorrerá em três fases:
1.ª Fase : de 12 de outubro de 2012 a 15 de novembro de 2012.
2.ª Fase: de 16 de novembro de 2012 a 12 de março de 2013.
3.ª Fase: Projetos Individuais: de 13 de março de 2012 a 20 de agosto de 2013; Projetos em Co-Promoção e Núcleos: de 13 de março de 2013 a 30 de agosto de 2013.
A dotação FEDER a concurso para cofinanciar os projetos liderados por empresas da Região Centro é superior a 6 milhões de euros.

Mais informações

TAP está a contratar profissionais não-licenciados

A Transportadora aérea portuguesa está a recrutar profissionais para diversos segmentos da empresa.


Nas vagas disponíveis até dia 31 de outubro, a empresa procura assistentes para Serviço ao Cliente, Técnicos de manutenção de aeronaves, e Profissionais de operação de voo. Até cinco de novembro a empresa recebe currículos para Assistentes de Escala.

Conheça os detalhes aqui

Secundária do Sabugal é a melhor do distrito


Estabelecimento do Sabugal surge no 148º lugar entre 615 analisados em todo o país
Estabelecimento do Sabugal surge no 148º lugar entre 615 analisados em todo o país
A Escola Secundária do Sabugal é o estabelecimento do distrito da Guarda que surge melhor classificado no ranking das escolas de 2012, referente ao ensino secundário. A lista, publicada pelo semanário “Expresso”, envolve 615 escolas secundárias de todo o país e coloca a Secundária sabugalense no 148º lugar, com uma média nos exames de 11,55 e interna de 13,43 valores em 124 provas, subindo 247 lugares face a 2011. Em oposição, a pior classificada é a Dr. José Casimiro Matias, de Almeida, na posição 596 e com uma média de 7,66 valores nas 85 provas realizadas.
O diretor da escola do Sabugal diz que o lugar alcançado é «um grande orgulho para a comunidade educativa» local e atribui o mérito aos alunos. Jaime Vieira salienta que o estabelecimento tem «um quadro de professores relativamente estável» e que o trabalho desenvolvido foi «semelhante ao dos anos anteriores», pelo que a única diferença residiu no facto de ter havido «alunos brilhantes». O docente adianta ainda que houve 32 candidatos ao ensino superior, dos quais 30 foram colocados, «muitos deles em primeira opção». Jaime Vieira fala por isso em «números excelentes» para uma escola situada «no interior do interior, em processo de envelhecimento e desertificação, e a perder cerca de 50 alunos por ano».
Em segundo lugar surge a Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, que conseguiu uma média de exame de 10,34 valores em 491 provas (195º lugar no país), melhorando de forma ligeira relativamente ao ano passado, quando foi 207º. A terceira escola do distrito é a Secundária de Seia, com 9,85 valores em 393 provas (310º lugar). Já na segunda metade da tabela, figuram as escolas EB/S de Fornos de Algodres (333ª), Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, de Vila Nova de Foz Côa (342ª), Secundária de Aguiar da Beira (412ª), Secundária da Sé (417ª), Secundária de Pinhel (437ª), EB/S da Mêda (471ª), e Externato Nossa Senhora de Fátima, em Manteigas (488º). Entre as cem piores estão a EB/S Sacadura Cabral, em Celorico da Beira (525ª), a Secundária Gonçalo Anes Bandarra (528ª), a Secundária de Gouveia (555ª), a EB/S de Vilar Formoso (589ª) e a Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo (595ª), além da já referida EB/S Dr. José Casimiro Matias, de Almeida (596ª), cujo diretor não foi possível contactar em tempo útil.

Ler mais em: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=676&id=37236&idSeccao=8797&Action=noticia

ELEVADORES NO SAPATINHO

 
RCBElevador da Goldra e Funicular de S. João serão inaugurados na véspera de Natal. O primeiro a 22 de Dezembro, o segundo a 23. As datas foram confirmadas no decorrer da visita às obras que representam um investimento superior a dois milhões de euros que será comparticipado a 85% por fundos comunitários.
O elevador da Goldra, com capacidade para 11 pessoas, vai ligar a Rua Marquês d´Ávila e Bolama ao parque da Goldra, o funicular de S. João liga a zona da Garagem de S. João à Rua Mateus Fernandes, "uma cidade de montanha, se não tiver este tipo de equipamento está muito dependente do carro e dos transportes públicos e nós estamos a criar condições para a circulação das pessoas", explica Carlos Pinto.
Segundo o autarca, as duas obras fazem parte do plano de mobilidade traçado pela câmara da Covilhã para a cidade e que está "praticamente concluído, falta a ponte entre a biblioteca e Sto. António, portanto quem quiser concluir o plano basta fazer essa obra, uma vez que o elevador do jardim público está em fase de adjudicação".
Quanto ao elevador de Sto. André que esteve parado devido a constantes avarias e a um acidente que provocou um ferido ligeiro, reabriu na passada semana e segundo o responsável pela obra com uma fiabilidade a 100%. Segundo Rui Pinheiro, a utilização daquele elevador é de uma viagem em cada dois minutos.

in http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/16126

MUNICÍPIO DA COVA DA BEIRA

RCB

A criação de uma Associação comum para a divulgação das potencialidades turísticas da Covilhã e do Fundão pode ser o primeiro passo para a criação do grande município da Cova da Beira.

A ideia deixada pelo presidente da câmara do Fundão na sessão solene comemorativa dos 142 anos da cidade da Covilhã onde foi assinado o documento que simbolicamente marca o arranque de uma estratégia comum na área do turismo, ficando para já Belmonte de fora.
Para Paulo Fernandes este trabalho “pode permitir, daqui a alguns anos criar o município da Cova da Beira, e não pensem com isso que vamos perder identidade, ganhamos todos com isso, é cedo, seguramente, mas comecemos de facto este caminho”.
O autarca fundanense acredita que dentro de alguns anos a região será convocada para se pronunciar em referendo regional sobre a criação deste município “eu entendo que a criação do município da Cova da Beira é um desígnio da região, é a minha opinião pessoal, mas que só se pode alicerçar na vontade popular”.
Confrontado com essa possibilidade, o presidente da câmara da Covilhã, diz que “o que o presidente da câmara do Fundão falou foi de um percurso que se pode vir a fazer, mas tem que ser feito, neste momento estamos longe disso”. 
 

BOOM FESTIVAL VENCE PRÉMIO PELA TERCEIRA VEZ

RCB

O "Boom Festival" acaba de ser distinguido como o festival mais ecológico da Europa, nos Greener Festival Award 2012. É a terceira vez consecutiva que o festival, que se tem realizado em Idanha-a-Nova, recebe o prémio "Outstinding Greener Festival Award".

 
 iniciativa internacional tem como objectivo premiar o evento exemplo para a indústria através das suas práticas de sustentabiliddae.para os promotores do Boom, o galardão conquistado pela terceira vez "vem fortalecer o pioneirismo e inovação" do evento. Para além deste prémio, o festival foi ainda distinguido , numa nova categoria designada Green Inspiration, que pretende realçar tecnologias pioneiras em festivais.

in http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pag/16141

Academia Empreendedorismo Jovem apresentada na ESAA


     
Fonte: Shutterstock Images - Licença Standard A Escola Secundária Afonso de Albuquerque (ESAA), na Guarda, acolhe hoje uma sessão de apresentação do projeto.

No âmbito da iniciativa Academia Empreendedorismo Jovem promovida pela AIP – Associação Industrial Portuguesa com o apoio do POAT/FSE – Gerir, Conhecer e Intervir e a parceria regional do NERGA, vai decorrer hoje, dia 24 de outubro, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, uma sessão de apresentação do projeto, para os professores e alunos desse estabelecimento de ensino. Este projeto pretende despertar e incentivar os jovens para comportamentos e atitudes empreendedoras, sensibilizando-os para a importância do empreendedorismo na sociedade. Segundo os promotores, «este projeto de empreendedorismo consiste na realização de sessões/espaços de partilha e de germinação de ideias, onde cada aluno/participante é ator e contribuinte».

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Porque também acreditamos que a Serra da Estrela merece mais...



in http://www.serra-da-estrela.com/

É já amanhã que os cruzeiros da Disney vêm contratar a Portugal

Nos dias 24 e 25 de outubro, a Disney estará em Portugal para procurar candidatos para o sector de restauração dos navios - (veja o site) -, em dezembro voltará a haver um processo de recrutamento, mas a próxima data ainda não está definida.

Segundo a companhia revela, os interessados para os restaurantes dos navios Disney devem ter pelo menos 21 anos e dois anos de experiência na área da restauração, bem como falar inglês fluentemente. O anúncio alarga-se a homens e mulheres e permite a contratação por um mínimo de 6 meses.
Os recrutados desempenharão funções normais de um restaurante, como a organização de jantares para grupos até 22 pessoas, realização de dois turnos por noite, e serviço de pequeno-almoço e almoço.
O salário base está na ordem dos 1800 euros e junta-se às regalias de alojamento, alimentação e descontos especiais nos produtos Disney.
Para se candidatar basta enviar um email para cruise@internationalservices.fr com o currículo completo em inglês e uma fotografia.
Mas há mais empregos nos cruzeiros para além da restauração. Conheça através do site da Disney todas as vagas existentes e para onde deve encaminhar os seus currículos - leia aqui.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO062509.html

Abono de família vai ter novas regras

Sempre que uma família tiver cortes nos rendimentos o abono de família vai ser reavaliado. Novas regras vão entrar em vigor esta semana. 
  
O Jornal de Notícias escreve hoje que para calcular o abono de família passa a ser possível rever o valor dos rendimentos declarados no IRS semque que haja alteração de rendimentos. Em caso de desemprego, por exemplo.
De acordo com o jornal, a alteração será introduzida através de uma portaria do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, publicada ainda nesta semana. "A ideia é definir a reavaliação do escalão sempre que, após a apresentação da prova anual, se verifique uma mudança de rendimentos ou ainda da composição do agregado familiar que determine a alteração dos rendimentos de referência".
Em termos práticos, alguém que fique desempregado, por exemplo, pode pedir à Segurança Social a reavaliação do seu escalão. No entanto, tem que esperar 90 dias, ou seja, tem que fazer prova da sua nova situação e dos seus novos rendimentos. Esta reavaliação terá em conta os rendimentos e a composição do agregado familiar do titular do abono, à data do pedido de reavaliação, explica o JN.

in: http://economico.sapo.pt/noticias/abono-de-familia-vai-ter-novas-regras_154524.html

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Fim-de-semana Fotográfico nas Aldeias de Montanha

Fim-de-semana Fotográfico nas Aldeias de MontanhaFotografar a diversidade de paisagem no território das Aldeias de Montanha é a proposta, para este outono, do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha e do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O passeio fotográfico está agendado para os dias 17 e 18 de novembro e será coordenado pelo fotógrafo freelancer Pedro Martins.
 
Porque o outono é uma estação especial nas Aldeias de Montanha, o convite do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, é partir à descoberta das cores do outono, e como dizem alguns “caçar as cores de outono”.
 
É nesta estação do ano que chega o frio, que por sua vez proporciona maravilhosas paisagens! A neblina cobre a montanha, os raios de sol iluminam as árvores, e o vermelho e amarelo dominam os campos, enfim uma verdadeira exibição artística da mãe natureza! Mas com o frio, mudam também as rotinas de quem vive e trabalha na montanha, esforço este recompensado com a grandiosidade das paisagens que aqui se observam.
Aceite o nosso convite, sozinho ou acompanhado, mas sempre com a máquina fotográfica, e venha descobrir os encantos daquele que é o destino de Inverno mais charmoso de Portugal, a Serra da Estrela!
 
 

Candidaturas abertas para as bolsas de estudo a alunos do ensino superior

Candidaturas abertas para as bolsas de estudo a alunos do ensino superior A Câmara Municipal de Seia vai continuar a apoiar os estudantes senenses frequentadores do ensino superior, numa medida que se traduzirá na atribuição, durante o ano letivo 2012/2013, de 13 bolsas de estudo a alunos com maiores carências económicas.
 
Estes incentivos à formação académica concretizam-se na atribuição mensal de 10 bolsas a alunos que estudem fora do concelho, no valor de 125€, e de três bolsas de 75€ para estudantes que frequentem a Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) de Seia.
 
As candidaturas deverão ser remetidas até ao dia 31 de outubro, na Divisão de Ação Social e Saúde do Município, podendo concorrer os alunos que reúnam as seguintes condições: sejam naturais e residentes no concelho de Seia ou não sendo naturais, nele residentes há mais de três anos, com o respetivo agregado familiar; tenham tido aproveitamento escolar no ano letivo anterior; não possuam já habilitações ou curso equivalente àquele que pretende frequentar; não possuam por si, ou através do seu agregado familiar, um rendimento mensal per-capita que ultrapasse o valor fixado para o indexante dos apoios sociais.

3ª Edição da Caminhada para a Igualdade

Emigração levou Portugal a perder 65 mil jovens no último ano

Os jovens portugueses estão cada vez mais a abandonar o país à procura de melhores condições de vida e no espaço de apenas um ano 65 mil jovens saíram do país, entre Junho do ano passado e Junho deste ano.


Nos primeiros seis meses deste ano, registou-se uma queda muito abrupta, com 44 mil jovens a saírem do país, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), citados pela TSF. A perda de população activa no país é assim muito forte, sobretudo nas idades entre os 25 e os 34 anos, sendo esta faixa etária quem está a emigrar na sua maioria.

Jorge Malheiros, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, disse à TSF que a queda foi mais acentuada entre os homens, sendo o sexo masculino o mais afectado pela crise e pelo desemprego.
 
   Segundo os dados do INE, a população activa com ensino superior está a crescer menos do que a população total com essa mesma formação. Segundo Jorge Malheiros, essa diferença pode-se dever ao facto de existirem jovens que terminam o seu curso e nem entram no mercado de trabalho e nem seque chegam a procurar emprego no país, sendo que nunca chegam a ser contabilizados como parte da população activa nacional.

in http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO065816.html

domingo, 21 de outubro de 2012

Dicas para diversão grátis ou a baixo custo

Quando as despesas aumentam e o dinheiro escasseia, é preciso poupar no mais supérfluo. Os momentos de lazer são, muitas vezes, os sacrificados. Há muitas formas de se divertir sem gastar dinheiro ou, pelo menos, poupando bastante.

Reunimos algumas dicas que o podem ajudar a manter uma vida social e cultural ativa, sem dar cabo das finanças. Por exemplo, não precisa deixar de ir ao cinema. Basta combinar as sessões de cinema para as tardes ou noites mais baratas da semana. Se tem um cartão que lhe possa dar descontos, verifique se o leva antes de sair (estudante, idoso, promoções especiais, etc.)

Não compre todos os livros que lê. Troque com amigos e familiares, e faça-se sócio de uma biblioteca municipal. Costumam emprestar centenas de livros, CD e DVD, tudo de graça. Aproveite as promoções e saldos nos hipermercados. De vez em quando, as grandes superfícies colocam os seus stocks de livros, CD e DVD em saldos e pode conseguir comprar três ou quatro artigos pelo preço normal de apenas um. Basta estar atento, guardar alguns folhetos publicitários e anotar as datas em que pode aproveitar os descontos.

Em vez de gastar dinheiro no download de um CD inteiro no iTunes, compre apenas as músicas de que realmente gosta. Ou então visite o Last.fm. Este site permite ouvir, gratuitamente, milhares de músicas online e criar a sua própria biblioteca musical.

Em vez de comprar um MP3 e um telemóvel novo, opte por um gadget que incorpore as duas coisas.

Se tem televisão por cabo, pare e pense se precisa mesmo de tantos canais. Deve haver alguns que raramente vê. Talvez possa optar por um pacote de programação mais barata.

Alguns museus, galerias de arte jardins zoológicos, parques de diversão e jardins temáticos têm entrada gratuita ou com descontos durante certos dias ou horas da semana. Informe-se antes de marcar a visita.

Quando quer mesmo ir ver um espetáculo ou peça de teatro, compre o bilhete o mais cedo possível. Normalmente são os bilhetes mais caros que sobram para o fim.

Tente manter um guia cultural da sua cidade à mão. Há sempre alguma mostra, seminário, exibição, festival, feira, peça de teatro ou concerto com entrada gratuita.

Deixe de comprar jogos para a Playstation ou computador e procure trocar os que tem com os dos seus amigos. Em alternativa, ou quando já tiver jogado tudo, existem milhares de sites que proporcionam o acesso a jogos grátis, caso do Yahoo Games ou o PopCap.

Em vez de pagar a uma babysitter para que possa sair com o seu marido ou mulher, combine este serviço com amigos ou familiares e tomem conta dos miúdos uns dos outros à vez.

Se quer experimentar um novo restaurante, faça-o à hora do almoço e, preferencialmente, durante a semana, para poder usufruir dos preços especiais das diárias.

Para poupar dinheiro em jantaradas com os amigos, em vez de irem sempre jantar fora, jantem uma vez em casa de cada um e cada convidado traz alguma coisa. No Verão, em vez de almoçar fora, marque um pic-nic. Há quanto tempo não faz um?

Se é sócio de alguma associação desportiva, social, cultural ou profissional, verifique quais as vantagens de se ser membro: muitas vezes, pode ter descontos em eventos diversos, hotéis, espaços culturais ou outros locais de interesse.

Em vez de sair e ir tomar café ou uns copos com os amigos, convide-os até sua casa e divirtam-se com uma noite de jogos de tabuleiro e de bar aberto.

Se é sócio de um ginásio, certifique-se de que aproveita bem a mensalidade que paga. Se só lá vai muito de vez em quando, mais vale cancelar. Procure outras formas económicas de praticar exercício físico: caminhar, jogging, ciclismo, uma partida de ténis, futebol, basquetebol com os amigos. Ao ar livre não paga nada!

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/lazer-diversao-musica-livros-poupanca-cinema/1230340-1730.html

VI Festival do Borrego