sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo disponibiliza mil milhões de euros no Programa de Apoio à economia local


O Programa de apoio à Economia Local disponibiliza uma linha de financiamento no valor de mil milhões de euros para que os municípios com maior endividamento de curto-prazo possam regularizar as suas dívidas e, desta forma, injetar recursos na economia local.
 

Uma parte importante destas dívidas é a micro, pequenas e médias empresas. A regularização das dívidas dos municípios permitirá que estes negócios continuem a laborar, contribuindo assim para a manutenção de postos de trabalho e para o desenvolvimento económico local.

Ao ajudar os municípios a regularizar as suas dívidas de curto-prazo, o Governo garante que as autarquias continuam a prestar um serviço público de qualidade que, face aos montantes de endividamento em causa, poderia ser descontinuado por incumprimento.

O Programa divide-se em dois grupos: o primeiro para municípios que se encontrem abrangidos por um plano de reequilíbrio financeiro ou que a 31 de Dezembro de 2011 se encontrassem numa situação de desequilíbrio financeiro estrutural; e um segundo grupo para os restantes.

Nesta fase do Programa serão assinados 82 contratos, embora tenha havido um total de 115 candidaturas.

Consulte Aqui os Municípios

Ler mais em: http://www.atam.pt/index.php/54-noticias-atam/notas-geral/1152-camaras-assinam-na-sexta-feira-contratos-do-programa-de-apoio-a-economia-local



 

Educação e talento em discussão na ESECD

Vai ter lugar no próximo dia 28 de Novembro a ação "Caminhos para desenvolver talentos". Nesta ação está previsto o Workshop Capacidade Humana Adquirida - cultivando excelência e expertise - Desafios à Educação a Palestra (Conferência) - Diferenças visíveis e invisíveis na sala de aula: reconhecimento e intervenção. Ambas as atividades são orientadas pela Prof. Doutora Zenita Cunha Guenther [University of Florida] / [CEDET - Brasil].
O Público alvo desta ação são profissionais de educação, alunos, pais e público em geral.

 



Toda a informação em:


O Interior - Diário da Guarda - 22-11-2012 - Sociedade - Fintar o desemprego em tempo de crise

O Interior - Diário da Guarda - 22-11-2012 - Sociedade - Fintar o desemprego em tempo de crise

Emirates recruta hoje no Porto

A companhia aérea Emirates Airline está à procura de tripulantes de cabine em Portugal. Depois do Open Day realizado no dia 17, em Lisboa, esta sexta-feira é a vez do Porto.

«A equipa de recrutamento da Emirates procura pessoas dedicadas, simpáticas, aplicadas e com pensamento inovador, que ultrapassem as expectativas dos passageiros de mais de 126 destinos, em 74 países», lê-se, em comunicado.

Quem estiver interessado terá de ter, pelo menos, 21 anos e deve levar consigo para o Open Day o currículo vitae (CV) atualizado e em inglês, com uma fotografia.

«Os colaboradores recrutados durante o Open Day vão beneficiar de honorários isentos de IRS, acomodações completamente mobiladas, oportunidades ímpares de evolução na carreira e descontos exclusivos em compras e em actividades de lazer no Dubai. A Emirates emprega mais de 200 colaboradores portugueses», adianta o mesmo comunicado.

«Os candidatos são encorajados a fazerem o registo online, em antecipação do Open Day, e a procurarem mais informação sobre oportunidades de carreira na Emirates, em www.emiratesgroupcareers.com».

O evento terá lugar no hotel Sheraton.
 

Aumento do horário semanal põe em causa 60 mil postos de trabalho

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais fez as contas e concluiu que o aumento do horário semanal de trabalho na função pública de 35 para 40 horas semanais porá em causa mais de 60 mil postos de trabalho.
Num comunicado emitido ontem na sequência de uma reunião da sua Comissão Executiva, aquela estrutura sindical, liderada por Ana Avoila, salienta ainda que além de pôr em causa cerca de 10% dos empregos na função pública, a concretização daquela medida traduzir-se-ia num novo corte das remunerações dos funcionários públicos – que viria somar-se à redução média dos 5% verificada em 2011 e ao corte dos subsídios.
Para esta estrutura sindical, a intenção [sinalizada pelo Governo] de aumentar a duração diária e semanal de trabalho na administração pública constitui “uma afronta aos trabalhadores”, que traduz um novo corte no atendimento uma vez que tem subjacente a subida do número de horas de trabalho e a manutenção do vencimento.
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Formação em Língua Gestual


Curso de Formação - Aprendizagem


GUARDA: SOPRO VITAL



Nos dias 23, 24 e 25 de novembro realiza-se no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda, o espetáculo comemorativo do Dia da Cidade; “GUARDA: SOPRO VITAL”.

Espetáculo comunitário que contará com o envolvimento de centenas de participantes das coletividades e associações do concelho, bem como músicos e atores da cidade, à semelhança das anteriores edições: “Guarda: paixão e utopia”, “Guarda: rádio memória” e “Guarda: a República”. Desta vez o “Ar” será o protagonista de toda a trama, ou não fosse a Guarda, cidade distinguida pela Federação Europeia de Bioclimatismo com a insígnia “Cidade Bioclimática Ibérica”. Em palco, personagens reais e outras inventadas arquitetam ideias para a cidade num tom surrealista e bem-humorado. É assim “Guarda: Sopro Vital”.
Dias 23 e 24 (sexta e sábado) 21h30 e dia 25 (domingo) 16h00
Mais informações aqui

in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2213&action=noticia

A Cidade da Guarda comemora o seu 813º aniversário


A cidade da Guarda comemora este ano o seu 813º aniversário, data que assinala a atribuição da Carta de Foral por D. Sancho I, em 1199, à nossa Cidade.

Para assinalar esta data importante na vida da cidade realiza-se a Sessão Solene Comemorativa do 813º Aniversário da Cidade da Guarda e a Sessão Solene da Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2012.
As cerimónias decorrem no dia 27 de novembro, às 16h00, na Câmara Municipal da Guarda e contam com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
O programa das comemorações é diversificado e é marcado por apresentações emblemáticas para a Guarda como as exposições “Entre páginas – o Esplendor da dispersão em livros da Biblioteca de Eduardo Lourenço” e “Paisagens de fronteira”, a apresentação da revista “Iberografias 8” do CEI e do livro “Portugalmente – peregrinação da Lapa a Riba Côa – de Jorge Carvalheira, o espetáculo “Guarda: Sopro Vital, a Invernal de BTT – Cidade da Guarda e o IX Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda.

in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2211&action=noticia

Disney vem recrutar a Portugal no dia 6 de Dezembro

Sempre desejou trabalhar lado-a-lado com o rato Mickey, o pato Donald ou com o trapalhão do Pateta? Agora vai ser possível com a abertura de novas vagas para a Disneyland Paris, o maior parque temático da Europa, com mais de 250 milhões de visitantes desde a sua abertura há vinte anos atrás.

Uma das maiores empresas mundiais de entretenimento vem a Portugal no dia 6 de Dezembro para contratar novos colaboradores para a Disneyland Paris, com as entrevistas a serem realizadas em francês.
A companhia está a contratar para as áreas da restauração - empregados de mesa, de balcão, cozinheiros –, para a recepção - bagageiros, bilheteira e para a central de reservas -, e para as atracções – como operador e animador – e para as limpezas.

Os ordenados são de 1424 euros mensais brutos para 35 horas semanais. A empresa oferece contratos sazonais de quatro a oito meses com início em fevereiro e maio de 2013 e término em Setembro de 2013, também com a possibilidade de realizar estágios mas com um mínimo de quatro meses.
Também existe a possibilidade de integrar a equipa para o Natal de 2012, ou no início do próximo ano. A companhia oferece alojamento pelo valor de 300 euros por mês, um subsídio para transportes no valor de 152 euros, e refeições entre os 2 e os 3,5 euros.

A Disney procura colaboradores com um minímo de 18 anos, com boas capacidades de comunicação e experiência no atendimento ao cliente. Os candidatos deverão ter também um bom nível de inglês e francês, dominado também uma terceira língua europeia em trabalhos de atendimento ao cliente.

Para mais informações:

- Consulte a página da Disney.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO070435.html

Marinha portuguesa recruta licenciados até aos 27 anos de idade

Para quem sempre sonhou em dar a volta ao mundo de navio e servir o seu país, agora tem a oportunidade de realizar o seu sonho. A Marinha está a recrutar licenciados até aos 27 anos em várias áreas, e o concurso está aberto até ao dia sete de Dezembro.

A Armada está assim a admitir voluntários para a prestação de serviço em regime de contrato na Categoria de Oficial Técnico Superior Naval (TSN) e Oficial Técnico Naval (TN), com as pretendidas licenciaturas:
- Direito
- Engenharia Informática ou Engenharia Informática e de Computadores
- Educação Física
- Medicina Dentária
- Estatística ou Matemática e Estatística
- Línguas e Literaturas Estrangeiras – Inglês
- Engenharia Civil
- Geologia ou Geofísica
- Engenharia Têxtil/Vestuário
- Ciências da Nutrição ou Dietética e Nutrição

Para concorrer os candidatos deverão ter nacionalidade portuguesa; ter idade não superior a 27 anos até ao final do ano; ter a situação militar regularizada; e "ter um bom comportamento moral e civil".
Para ser admitido é preciso "satisfazer os parâmetros médicos, físicos e psicológicos", possuir uma licenciatura ou mestrado é condição essencial. Em termos de qualidades físicas, os indivíduos do sexo masculino e feminino deverão ter uma altura mínima de 1,60 metros e de 1,56 metros, respectivamente.
Os interessados deverão consultar primeiro as normas do concurso e depois proceder à candidatura online, através da página de recrutamento da Armada.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO070871.html

Companhias aéreas estão loucas por Portugal. Qatar Airways recruta a 25 de Novembro

É em Lisboa que a Qatar Airways quer encontrar futuros tripulantes para os seus aviões. A companhia vem a Portugal no dia 25 de novembro e, em troca de pessoas dinâmicas oferece um salário competitivo e livre de impostos. Para o Open Day, a companhia já sabe o que quer: raparigas de saia pelo joelho e cabelo apanhado atrás, e rapazes de fato e barba feita.

Para ingressarem nos aviões da companhia, os interessados devem ter pelo menos 21 anos, 212 centímetros de braço, pelo menos o ensino secundário e um inglês fluente tanto escrito como falado. A companhia privilegia ainda uma boa condição física. Antes da Qatar, também a Emirates e a Easyjet tinham lançado processos de recrutamento em Portugal

Interessado? Faça a sua inscrição no site e apareça no dia 25 de novembro no Corinthia Hotel em Lisboa (Av. Columbano Bordalo Pinheiro 105) pelas 09h00. A companhia apela à pontualidade e lembra que os candidatos devem vestir-se de forma formal. As exigências são:
Mulheres: Saia pelo joelho e camisa de manga curta. Cabelo apertado atrás e maquilhagem apropriada.
Homens: Calças e camisa com gravata ou fato completo. Barba feita.
O currículo deve estar redigido em inglês e deve ser acompanhado de uma fotografia de tipo passe e outra de corpo inteiro e da cópia do passaporte. A inscrição online facilita o processo no dia 25, mas as candidaturas pela internet fecham no dia 22 de novembro

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO070458.html

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DESIGNA 2012: Pensar o Design a partir da sustentabilidade

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Universidade da Beira Interior volta a acolher a DESIGNA: Conferência Internacional de Investigação em Design, que este ano propõe como tema a in/sustentatibilidade. O Programa definitivo já está disponível.

ImagemO sucesso da primeira edição da DESIGNA: Conferência Internacional de Investigação em Design garantiu a sua continuidade, pelo que, nos dias 22 e 23 de novembro, a Universidade da Beira Interior voltará a ser palco de uma reflexão conjunta sobre o Design, este ano pensado a partir da atual e pertinente questão da sustentabilidade.

Muitas vezes levado a pensar-se como uma espécie de programador social, do designer atual espera-se que saiba articular lógicas e práticas ecológicas capazes de redefinir a produção a partir de uma nova carta de princípios – tais como a reciclagem, a não poluição, a durabilidade, a eficiência, o máximo aproveitamento e o mínimo impacto – e, nesse sentido, (r)estabelecer o equilíbrio entre as necessidades do mercado, as possibilidades de produção, a satisfação do consumidor e o ambiente. Consequentemente, é fundamental refletir sobre este papel, cuja compreensão vai muito além de considerações estéticas, comerciais ou de eficácia, pois implica a capacidade de condicionar outros instrumentos de ação, inclusivamente ao nível das políticas públicas, da legislação, do funcionamento da indústria, da comunicação social, dos códigos sociais, culturais, de trabalho, entre tantas outras variáveis.
Na esteira de um vasto conjunto de iniciativas promovidas no sentido de alertar os designers para a sua responsabilidade neste mundo em construção, a segunda edição da DESIGNA procura contribuir para esse debate, indagando e expondo o que pensa a comunidade do design sobre os desafios com que se vê atualmente confrontada.

Multimédia e Ensino: dois novos painéis temáticos
O call for papers decorreu até 30 de setembro, convidando à apresentação de propostas de comunicação inéditas a enquadrar em seis painéis temáticos: Comunicação, Multimédia, Produto, Moda, Teoria e Ensino. A inclusão de Multimédia e Ensino é uma novidade em relação à primeira edição, estruturada a partir de apenas quatro vertentes. O objetivo desta diversificação é não só abranger de forma mais completa as distintas áreas trabalhadas pelo Design, mas também promover a reflexão e o debate em torno de duas realidades particularmente pungentes, nomeadamente no que concerne à sustentabilidade desta disciplina.

Ver Programa.
 

“Guarda: Sopro Vital” apresentado no TMG


 
Fonte: Guarda Digital Trata-se de um espetáculo comemorativo do 813º aniversário da cidade da Guarda.

O grande auditório do Teatro Municipal da Guarda será, uma vez mais, palco do espetáculo comemorativo de mais um aniversário da cidade mais alta de Portugal. O espetáculo estará em cena nos dias 23 e 24 de novembro, pelas 21h30 e no dia 25 de novembro, pelas 16 horas. “Guarda: Sopro Vital” é um espetáculo comunitário que contará com o envolvimento de centenas de participantes das coletividades e associações do concelho, bem à semelhança das edições anteriores: "Guarda: Paixão e Utopia", Guarda: Rádio Memória" e "Guarda: A República". Desta vez o "Ar" será o protagonista de toda a trama, ou não fosse a Guarda, cidade distinguida pela Federação Europeia de Bioclimatismo com a insígnia "Cidade Bioclimática Ibérica". Em palco, personagens reais e outras inventadas arquitetam ideias para a cidade num tom surrealista e bem humorado. O espetáculo conta com a coordenação geral de Américo Rodrigues, encenação de José Rui Martins, direção musical de César Prata e cenografia de José Tavares. A iniciativa surge da organização conjunta da Câmara Municipal da Guarda, Teatro Municipal da Guarda e Trigo Limpo Teatro ACERT.

Data Início : 23-11-2012 0:00
Data de Fim : 25-11-2012 0:00
Local Evento : Teatro Municipal da Guarda
 

Função Pública arrisca perder mais 14% do salário se horário aumentar

Governo prepara-se para aumentar horário de trabalho das 35 horas no Estado. 
  
Se o Governo avançar com o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais na Administração Pública, os funcionários irão perder cerca de 14% do salário. Isto porque, se a ideia do Executivo for em frente, estes funcionários passam a trabalhar mais uma hora por dia e, ao que tudo indica, sem o acréscimo remuneratório equivalente.
Segundo contas feitas pelo Diário Económico, um funcionário público com horário de trabalho de 35 horas semanais (sete diárias) com uma remuneração base de mil euros, teria direito a receber mais 143 euros ao fim do mês (14,3%) pelo aumento da carga horária. Já no caso de um trabalhador com três mil euros, o acréscimo salarial correspondente a mais uma hora por dia de trabalho seria de 429 euros (mais 14,3%) mensais.
A ideia de aumentar a carga horária na Administração Pública ficou implícita nas declarações do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e do secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, na conferência de imprensa sobre os resultados da sexta avaliação do programa de ajustamento, na segunda-feira.
Vítor Gaspar defendeu que no processo da reforma do Estado "assume especial importância a organização do tempo de trabalho na Administração Pública". Também Hélder Rosalino, questionado pelos jornalistas, reforçou essa hipótese, dando como exemplo outras experiências que já estão a ser implementadas no Estado, como é o caso das carreiras médicas. Recorde-se que recentemente foi assinado um acordo entre o Governo e os sindicatos dos médicos que estabelece a passagem dos horários das 35 para as 40 horas semanais para os contratos que forem celebrados a partir de 2013. Os actuais médicos também poderão optar pelo horário das 40 horas, se assim o desejarem. Mas, nestes casos, o aumento da carga horária implica acréscimo salarial.
Esta desvalorização salarial terá um efeito ainda mais significativo se se somarem as outras medidas previstas para a Função Pública em 2013, como a manutenção dos cortes salariais médios de 5% (acima de 1.500 euros), a suspensão integral do subsídio de férias para quem ganha acima de 1.100 euros, bem como o aumento do IRS, que será transversal a todos os contribuintes.

Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/funcao-publica-arrisca-perder-mais-14-do-salario-se-horario-aumentar_156668.html

FMI: emigração de jovens qualificados será difícil de inverter

Na declaração final da Consulta do Artigo IV a Portugal, conhecida há minutos, o FMI refere que um dos riscos de médio prazo resultantes do programa de ajustamento prende-se com a perspetiva de um crescimento da economia demasiado lento e com impacto negativo no emprego. Este cenário poderá levar a uma emigração dos jovens portugueses mais qualificados, “situação difícil de inverter”.
 
No longo prazo, o país terá de fazer um esforço maior para levantar os obstáculos ao crescimento, nomeadamente quanto aos níveis educacionais, que ainda são baixos comparativamente aos principais países parceiros e competidores. No entanto, se a economia recuperar segundo o calendário previsto, Portugal terá de resistir ao afrouxamento das reformas, algo que colocou a economia no presente estado.
 
O FMI reconhece que os esforços internos para ajustar a economia terão de ser complementados por reformas na Zona Euro que permitam auxiliar Portugal no seu regresso aos mercados de financiamento, de forma perene e sem colocar em risco o equilíbrio das contas públicas, nomeadamente os encargos da dívida pública. Será importante clarificar os critérios de elegibilidade para futuros apoios do Banco Central Europeu (BCE), através da compra pela instituição de obrigações dos países em dificuldades, num momento em que o país inicia o caminho de regresso aos mercados da dívida.
 

Subsídio de alimentação: trocar dinheiro por vales?

No Orçamento de Estado para este ano foi realçado o facto de o subsídio de refeição, pago através de vales de refeição, ter uma vantagem fiscal superior em 40%, comparativamente com o pagamento realizado em dinheiro.

O OE 2012 introduziu uma alteração, em sede de IRS, no que respeita ao subsídio de refeição, que se traduziu no seguinte:
- Quando pago em dinheiro, redução de 6,41 euros para 5,12 euros do valor isento de IRS + TSU (+20% do valor da função pública de 4,27 euros);
- Quando atribuído em tickets (vales de refeição) isento até 6,83 euros, de IRS + TSU (+60% do valor da função pública de 4,27 euros).

Neste sentido, quem actualizou, através dos referidos vales de refeição/tickets, o subsídio de refeição até 6,83 euros/dia, pôde fazê-lo sem aumento da carga fiscal,
quer para a sua empresa quer para os seus colaboradores.

Das quase 100 alterações à proposta inicial do Orçamento do Estado para 2013, inclui-se a mudança no valor isento de subsídio de refeição.

Atualmente, o valor diário até 5,12 euros quando é pago em dinheiro está isento de IRS e Segurança Social, mas a partir do próximo ano o limite diminui quase um euro: a partir de 2013, os subsídios pagos em dinheiro, que forem superiores a 4,27 euros passam a pagar IRS e contribuições para a Segurança Social.

Para 2013, o subsídio de alimentação apresenta alterações, com a tributação em sede de IRS e em sede de Segurança Social a ser feita na parte em que excede o limite estipulado por lei, ou seja, subsídios acima de 4,27 euros. Assim, o montante mensal isento de tributação será de 93,94 euros. A alternativa é substituir o pagamento do subsídio em dinheiro pela atribuição de vales de refeição, cujo montante máximo pode ir até 6,83 euros.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Parabéns ADM Estrela

A ADM Estrela - Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos, de Vale de Estrela, freguesia do concelho da Guarda, foi uma das vencedoras do Prémio Cepsa ao Valor Social.
O objetivo dos Prémios CEPSA ao Valor Social é apoiar pessoas, instituições e setores mais desfavorecidos, promover os valores solidários, o desenvolvimento educativo e cultural, envolvendo os nossos colaboradores como parte importante desta ação (in http://www.cepsa.com/cepsaPt/Quem_somos/Responsabilidade_Corporativa/Premios_CEPSA_ao_Valor_Social).
MUITOS PARABÉNS!

Tipologias 1.4 e 8.1.4 – Cursos Especialização Tecnológica

TI 1.4 e 8.1.4 - Abertura de candidaturas


A Comissão Diretiva do POPH informa que decorre entre os dias 20 de novembro e 17 de dezembro de 2012, o período para apresentação de candidaturas ao POPH no âmbito das Tipologias de Intervenção 1.4 e 8.1.4 – Cursos de Especialização tecnológica (CET), de acordo com o âmbito e condições definidas no respectivo Aviso de Abertura.

Consulte aqui o Aviso de Abertura.
Consulte aqui a Grelha de Análise revista

Exposição - Entre Páginas

 
 
MMais informações: http://www.bmel.pt/

Governo cria megabolsa de excedentários na função pública

O Governo pretende reduzir drasticamente o peso das funções sociais do Estado em Portugal para poupar "pelo menos" quatro mil milhões de euros em 2013 e 2014.
O modelo de reestruturação destas áreas - Saúde, Educação e Segurança Social - já está a ser negociado e desenhado com a troika e deverá implicar um corte ainda maior no número de funcionários públicos.
A limitação do acesso às funções sociais, sobretudo aos "mais desfavorecidos", como ontem defendeu o ministro das Finanças, articulará com a criação de uma megabolsa de excedentários ao nível nacional. Hoje, este mecanismo implica já hoje a perda de metade do salário, ou mais.
Pelo caminho, o Executivo pretende lançar um debate sobre a universalidade das funções sociais prevista na Constituição com a sociedade civil. Vítor Gaspar tentou assim responder aos apelos recentes de Cavaco Silva, que pediu o envolvimento da "sociedade" nesta discussão.
Ontem, na apresentação das conclusões da sexta avaliação da troika ao Programa de Ajustamento Económico de Portugal - que permitiu libertar uma nova tranche de ajuda no valor de 2,5 mil milhões de euros -, a equipa das Finanças foi bem explícita sobre o que pretende para o futuro do Estado social.
Depois da avalanche de impostos dos Orçamentos de 2012 e 2013, chegou a hora da despesa. O emagrecimento dos gastos públicos só poderá ser concretizado com cortes no emprego público.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO070599.html

Côa Criativo - Workshops . Palestras . Concursos de Ideias

 A cargo da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, e em representação da região de influência do Vale do Côa – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa –, decorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro, no Auditório do Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, uma iniciativa de cariz inovador no território, denominada CÔA CRIATIVO 2012.


Ler mais em: http://www.cm-fcr.pt/noticias/Paginas/ca-criativo.aspx

ACG oferece pintura de montras a todos os estabelecimentos


cartaz_final_site    
A iniciativa pretende dinamizar e promover o espirito natalício nos espaços comerciais do distrito da Guarda.

A Associação Comercial da Guarda (ACG) vai oferecer a pintura de montras a todos os estabelecimentos comerciais do distrito. Basta para isso que os proprietários façam a sua inscrição na sede da ACG até dia 26 de Novembro, sendo limitada a um determinado número de dias/ lojas. Segundo a Associação Comercial da Guarda esta iniciativa tem como “objetivo a dinamização comercial dos estabelecimentos do distrito nesta época natalícia”.
 

Viveirista da Guarda fornece pés de morangueiros a produtores de todo o país


Fonte: Diário da Manhã    
Produz "milhares e milhares" de morangueiros na exploração, com cerca de sete hectares, que possui na Quintazinha do Mouratão.

Uma empresária agrícola da Guarda, Jacinta Marques, vende anualmente milhares de morangueiros a produtores de morangos de todo o país, desenvolvendo uma atividade agrícola que não conhece os efeitos da atual crise. A viveirista, de 57 anos, produz "milhares e milhares" de morangueiros na exploração, com cerca de sete hectares, que possui na Quintazinha do Mouratão, nos arredores da cidade da Guarda. "Vendem-se de norte a sul [do país], vão alguns para os Açores, vão para o Algarve, para a zona de Almeirim, Setúbal, Cantanhede, Aveiro. Isto já é um mercado a nível nacional", disse Jacinta Marques à agência Lusa, indicando que não apostou na exportação "porque o produto não chega para o [mercado] nacional". A agricultora iniciou a atividade de viveirista em 1996, mas entre 1980 e 1995 foi encarregada de um empresário do Algarve que instalou viveiros de morangueiros na região, onde as plantas se desenvolvem favoravelmente devido à elevada altitude e às baixas temperaturas.
As plantas que reproduz na Guarda e depois vende para todo o território nacional, para produção de frutos, "vêm diretamente" da Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), indicou.
 
Ler mais em: http://www.guarda.pt/noticias/sociedade/Paginas/viveirista-da-guarda-fornece-ps-de-morangueiros-produtores-de-todo-pas.aspx

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Já sabe quanto vai pagar só de sobretaxa?

Desce a sobretaxa, sobe o IRS nos escalões mais altos. O Governo aceitou a proposta das bancadas parlamentares do PSD e CDS e vai mexer nos cálculos do imposto para o próximo ano.
São várias propostas, mas a maioria está concentrada em duas: a sobretaxa sobre o IRS baixa de 4% para 3,5% (e volta aos valores aplicados em 2011 no Natal) e, ao mesmo tempo, será criado “um contributo adicional de solidariedade para rendimentos mais elevados, na parte que excede 250 mil euros”.
Na primeira parte desta equação, o impacto é reduzido para os casais e mais expressivo para os contribuintes solteiros: um casal com um rendimento agregado de 20 mil euros vai poupar 11 euros por ano com esta descida. Já um solteiro que ganhe 20 mil euros poupa por ano 45 euros, passando a pagar 318,71 euros só em sobretaxa, segundo os cálculos do Dinheiro Vivo.
Descarregue esta tabela e perceba quanto vai pagar só de sobretaxa. A este imposto ainda será somada a mexida nos escalões de IRS, que deverão penalizar a maioria dos contribuintes.

in http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO070199.html

Fisco: 40 mil penhoras por fuga às portagens

Milhares de automobilistas portugueses arriscam-se a ficar com o carro penhorado e vendido em leilão - ou seja, em hasta pública - por falta de pagamento das portagens.

De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal «Correio da Manhã», que cita o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (INIR), em cima da mesa do fisco estão 40 mil processos de execução fiscal por falta de pagamento de taxas de portagens, custos administrativos e coimas.

É certo que a penhora de bens é o último recurso para a recuperação de dívidas. Ainda assim, é um processo rápido, dada a transferência dos processos dos tribunais comuns para a Direção Geral dos Impostos.

Desde julho de 2011 que a cobrança passou a ser feita pelo Fisco que, após a instauração do processo de execução do INIR, procede à citação dos devedores e, posteriormente, apreende os carros, integra-os na lista de leilões eletrónicos e vende-os.

De acordo com o mesmo jornal, das 628.300 contra-ordenações existentes, contabilizadas até 31 de dezembro de 2011, já foram notificados para pagar dívidas mais de 471 mil processados e muitos já o estão a fazer.
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Exposições de artistas ibéricos na Guarda

 
 
Fonte: Guarda Digital “Paisagens Improváveis” e “Signos de fronteira: propostas visuais de novos artistas” são as duas exposições que estão patentes na Galeria de Arte do TMG e na Galeria do Paço da Cultura, respetivamente.

A iniciativa decorre no âmbito da cooperação transfronteiriça do projeto REDES II e numa coprodução do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e da Junta de Castilla y León, mostrando trabalhos de artistas da zona centro de Portugal e da região de Castilla y León, em Espanha. As exposições têm entrada livre e podem ser visitadas até ao dia 30 de dezembro.
 

Governo aperta carga sobre subsídios de refeição

Gratificações declaradas também vão sofrer imposto

O Governo vai apertar a carga fiscal dos subsídios de refeição e os valores pagos em dinheiro que excedam os 4,27 euros passam a pagar IRS e Segurança Social.

As gratificações declaradas, também conhecidas como «gorjetas», também estarão sujeitas a uma sobretaxa fiscal.

Desemprego. O que fazer no Facebook?

Se, de um momento para o outro, ficar sem trabalho, qual é a sua primeira reacção? Contar a notícia apenas às pessoas mais chegadas ou gritar aos sete ventos que está novamente "no mercado"?A decisão não é fácil: a situação económica do país tende a agravar-se e ficar sem trabalho numa altura como esta é um assunto delicado. Por isso, como comunicá-lo? É preferível guardar a realidade para si ou mostrar-se disponível perante o o mercado?
A melhor maneira de encontrar um novo trabalho é, de facto, comunicar que está sem emprego nas redes sociais. Esta é a convicção de Sandra A.VanGilder, coacher executiva em Nova Iorque entrevistada pela Forbes.
De acordo com a especialista, é essencial "não ter vergonha" em indicar claramente que se está sem trabalho. "É uma demonstração de confiança não ter vergonha de estar 'entre trabalhos'", esclarece. No LinkedIn, por exemplo, um currículo electrónico online é uma óptima maneira de promover as suas capacidades e dar-se a conhecer e demonstrar-se disponível para o mercado de trabalho.
Mas o LinkedIn não é apenas um site de busca de trabalho nem se resume a uma montra de competências, experiências profissionais e cv. VanGilder acredita que a rede social pode oferecer oportunidades, desde que usada devidamente. A especialista aconselha: logo que fique desempregado, desenvolva um perfil 100% completo, "sustentado".
O site é de tal maneira "user-friendly" que não vai ser difícil. Depois, é preciso relacionar-se com pessoas das áreas com as quais quer manter contacto e relacionar-se. "Ao criar um novo perfil ou editando o que já tem, seja muito prático e transparente sobre o facto de estar à procura de novas oportunidades", aconselha a especialista. Se as novas tecnologias (ainda) não são o seu forte, é simples: procure no Google ou no Youtube tutoriais sobre o preenchimento deste tipo de perfis.
in http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO021230.html