sábado, 8 de dezembro de 2012

Artistas ibéricos expõem até 30 de dezembro no Teatro da Guarda


Estão patentes ao público na cidade da Guarda, até ao dia 30 de dezembro, as exposiçõesPaisagens Improváveis” e “Signos de fronteira: propostas visuais de novos artistas“, promovidas pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG) e Junta de Castilla y León (Espanha).
O público pode apreciar, na Galeria de Arte do TMG e na Galeria do Paço da Cultura, trabalhos de artistas da zona centro e da região de Castilla y León.
“Paisagens Improváveis” conta com a participação de Albuquerque Mendes, André Cepeda, António Olaio, Diego del Pozo, Gabriela Albergaria, Hugo Alonso, Irene Izquierdo, José Carlos Nascimento, José Luis Pinto e José Maria Yagüe.
A exposição “Signos de fronteira: propostas visuais de novos artistas” reúne artistas emergentes dos dois países, como Diana González, Elizabeth Leite, Ivo Andrade, Jairo Rekena, Javier Alfageme, João Currais, Juan Antonio Gil Segóvia, Julio García Falagán, Nuno Viegas e Rodrigo Neto.
As mostras, com entrada livre, são organizadas no âmbito da cooperação transfronteiriça do Projeto REDES II.

in Diário das Beiras

Autarquia premeia com cinco mil euros casais que tenham terceiro filho

A Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra vai oferecer cinco mil euros aos casais que tenham um terceiro filho. Antes, a autarquia já "premiava" os nascimentos dos dois primeiros filhos, valor que também foi aumentado.
 
foto Arquivo/Global Imagens
Autarquia premeia com cinco mil euros casais que tenham terceiro filho
 
Segundo declarações do presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, José Brito Dias, à Rádio Renascença, a "esperança de vida é cada vez maior e os nascimentos são cada vez menos (...) esta ajuda de cinco mil euros pode fazer aquele clique que, porventura, leve os casais a avançar para o terceiro filho o que é bom para o concelho e para o país".
As medidas de incentivo à natalidade incluem uma oferta de mil e 1.500 euros, respetivamente, pelo nascimento do primeiro e segundo filho de cada casal.



in http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Coimbra&Concelho=Pampilhosa%20da%20Serra&Option=Interior&content_id=2935598

Saiba quantas freguesias perde cada concelho

 
A reforma das freguesias, que foi aprovada esta sexta-feira no Parlamento, implica o corte de 1.176 freguesias. Veja na infografia quantas freguesias vai perder cada concelho. Os distritos de Lisboa e Porto são os mais afectados.
 
 

Programa Impulso Jovem - como e o que fazer?

O programa Impulso Jovem apresenta um conjunto de medidas de incentivo à criação de emprego jovem, um dos principais desafios com que Portugal se confronta atualmente.

A resposta a este desafio apresentada por este programa assenta em três eixos:


Obtenha toda a informação em http://www.impulsojovemportugal.pt/

Impacto do IPG na região foi superior a 24,6 milhões de euros

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) teve um impacto económico superior a 24,6 milhões de euros no distrito em 2011, revelou Constantino Rei na sessão solene de abertura do ano académico. Na última segunda-feira, o presidente do IPG puxou dos galões da instituição ao divulgar os primeiros resultados de um estudo, que está a ser finalizado, sobre a influência do Politécnico nas empresas e no desenvolvimento da cidade e região.

E, pelos vistos, os números não enganam. A começar pelo valor do impacto económico do Instituto na região, que representa 1,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) dos doze concelhos das NUT Beira Interior Norte e Serra da Estrela – faltam Aguiar da Beira (Dão-Lafões) e Vila Nova de Foz Côa (Douro). Para Constantino Rei, economista de formação, isto significa que «cada euro gasto pelo Estado no financiamento do IPG gera 2,01 euros de atividade económica na região». Além disso, apurou-se também que o número de indivíduos com atividade profissional atribuída à presença do IPG situava-se no ano passado entre 7,3 e 10,9 por cento da população ativa do distrito. O estudo, realizado por professores da instituição, conclui, por outro lado, que os graduados pelo IPG vão contribuir para o Estado com mais de 8,2 milhões de euros de impostos durante a vida ativa. Mas Constantino Rei esclareceu que este valor apenas diz respeito aos alunos que permanecem na região (Guarda e Seia) e que responderam ao inquérito.
Outro dado a reter indica que estes graduados terão um impacto direto do capital humano correspondente a aproximadamente 13 milhões de euros na Guarda e a 2,7 milhões de euros em Seia. Além disso, o estudo realça que as empresas mais inovadoras da região são as que empregam mais formados no Instituto, sendo que este “cluster” – não identificado por Constantino Rei – é «o que está mais satisfeito com o trabalho prestado pelos profissionais formados no IPG». A recorrer a este retrato do Politécnico, nunca antes feito com a abrangência revelada, Constantino Rei pretendeu sublinhar que o Instituto guardense é um parceiro com que empresas, instituições e autarquias da região devem contar. «As instituições de ensino superior do interior são absolutamente vitais para manter alguma coesão das regiões e não aprofundar ainda mais o fosso litoral-interior», declarou.
«Não são os poucos milhões que o Estado aqui gasta que resolverão os problemas de défice do país, nem estas instituições são geradoras de défices, antes pelo contrário, são instituições dinâmicas capazes de gerar riqueza e puxarem pelo país», sublinhou. No seu discurso, o presidente lembrou também que o IPG «não perdeu assim tantos alunos, como alguns dizem», e exemplificou: «Nos últimos quatro anos, o orçamento colocado à nossa disposição – e estamos já a tomar como referência o orçamento previsto para 2013 – reduziu-se mais de 27 por cento, enquanto o número de alunos diminuiu apenas pouco mais de 4 por cento». De resto, contrabalançou esta redução de estudantes com o facto do Instituto ser atualmente «mais produtivo e ter mais intervenção e impacto na comunidade do que há 11 anos». Para o futuro, além de tranquilizar a academia guardense, Constantino Rei deixou também algumas sugestões para que o ensino politécnico seja valorizado e reforçado, tendo assumido como grande inimigo o abandono precoce no secundário.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=683&id=37845&idSeccao=8943&Action=noticia

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gravuras rupestres de Foz Côa nas latas da Coca-Cola

Quando pedir uma Coca-Cola num café não se admire se lhe trouxerem uma lata com uma interpretação criativa das gravuras rupestres do Vale do Côa. É que este “ex-libris” do concelho duriense foi um dos três monumentos portugueses – classificados pela UNESCO como Património da Humanidade – escolhidos pela marca para a coleção “Património Revisitado”. Os outros dois são o Convento de Cristo, em Tomar, e o Palácio da Pena, em Sintra.

O presidente da Câmara de Foz Côa, que na semana passada esteve na cerimónia de apresentação da coleção em Azeitão, diz que é uma «grande satisfação» ver as gravuras rupestres associadas «a uma das marcas mais famosas do mundo». Gustavo Duarte sublinha tratar-se de um «veículo promocional bastante importante» e que esta ««é sempre mais uma forma
de falar do concelho». Nesse sentido, o edil acredita que a divulgação de um dos Patrimónios Mundiais da UNESCO existentes no concelho nas latas de um dos refrigerantes mais conhecidos do mundo pode «ajudar a canalizar mais gente para visitar as gravuras, pois as latas podem sempre ser motivo de conversa numa esplanada ou num bar». O autarca reconhece ter ficado surpreendido quando foi contactado pela Coca-Cola para esta iniciativa porque «não tinha conhecimento do projeto», mas não estranhou a escolha porque as gravuras rupestres são «um património único no mundo».

As novas latas já começaram a ser comercializadas exclusivamente em hotéis, restaurantes e bares


Ruínas romanas descobertas em Mangualde no século XIX vão poder ser visitadas

Descobertas em finais do século XIX, as ruínas romanas da Quinta da Raposeira, em Mangualde, vão finalmente poder ser visitadas, após os trabalhos de restauro e valorização em curso, que devem estar concluídos dentro de um ano.
“Mangualde tem este espaço há muitos anos um bocado abandonado”, admitiu à agência Lusa o presidente da autarquia, João Azevedo, que pretende que as ruínas romanas da Quinta da Raposeira venham a ser um importante ponto turístico do concelho e da região.
Para isso, serão investidos 150 mil euros, num projeto da autarquia que foi comparticipado em 80 por centro pelo PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) e começou a ser desenvolvido este mês pela empresa Arqueohoje.
“Acreditamos que este é um bom investimento, embora estejamos num momento de crise e de grandes dificuldades”, frisou.
Segundo António Tavares, arqueólogo e gestor do património cultural da autarquia, as ruínas romanas da Quinta da Raposeira foram descobertas em finais do século XIX, pelo poeta e magistrado Alberto Osório de Castro, que costumava passar férias em Mangualde, onde tinha família.

(Texto: Agência Lusa)

Dispara número de imigrantes que querem regressar a casa

A crise económica e o desemprego em Portugal estão a levar muitos imigrantes, sobretudo brasileiros e angolanos, a regressar aos seus países de origem, avançou à Lusa um responsável da Organização Internacional das Migrações (OIM).Desde 2008 e até outubro deste ano, o número de imigrantes que pediram apoio à OIM para regressar aos seus países de origem aumentou mais de 80%, sendo que o grande aumento se verificou de 2009 para 2010.
Os dados são apenas parciais, já que são contabilizados apenas os imigrantes que pedem apoio da Organização Internacional para as Migrações, ao abrigo do Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração (PRV), avisa o responsável pelo programa Luís Carrasquinho, referindo que estes valores “representam uma percentagem pequena da população imigrante em Portugal”.
No entanto, a informação permite verificar que, a partir de 2010, houve “um aumento acentuado” de imigrantes a querer regressar ao seu país de origem.
Em 2008 e 2009, os números de beneficiários deste apoio foram, respectivamente, de 347 e 381 pessoas.
Em 2010, o número saltou para as 562 pessoas, continuando a crescer em 2011, para 594.
Até Outubro deste ano, a OIM já apoiou o regresso de 626 imigrantes.
As justificações são quase sempre as mesmas: desemprego, dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e precariedade no vínculo laboral, além das dificuldades em regularizar a situação em Portugal.

Ler mais: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=64307

POPH - Abertura de candidaturas


TI 6.2, 8.6.2 e 9.6.2 / TI 6.4, 8.6.4 e 9.6.4 – Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade/ Qualidade dos Serviços e Organizações

Consulte aqui o aviso de abertura;
Consulte aqui a documentação de suporte à candidatura:
- TI 6.2, 8.6.2 e 9.6.2 – Guia de Apoio;
- TI 6.4, 8.6.4 e 9.6.4 – Guia de apoio.

 TI 6.10 –  Acções de Investigação e Promoção de Campanhas de Sensibilização da Opinião Pública em Matéria de Imigração
Consulte aqui o aviso de abertura.
 
TI 4.2 – Promoção do Emprego Científico
Consulte aqui o aviso de abertura.

Desemprego: comércio, restauração e educação entre os piores

Comerciantes, empregados de restaurantes, professores, assistentes sociais, construtores civis são algumas das profissões de maior risco em Portugal e é nessas áreas que se tem verificado um maior crescimento do número de desempregados.

Uma análise ao mercado de trabalho realizada este ano pelo Observatório do Emprego e Formação Profissional mostra que, ao todo, até outubro já existiam mais de 870 mil desempregados em Portugal registados pelo Instituto Nacional de Estatísticas, o que representa a mais alta taxa de desemprego de sempre, estando a situação a agravar-se em quase todos os setores de atividade.

O número representa uma subida do desemprego de 26,3% relativamente a setembro de 2011 e é particularmente pesado entre aqueles que trabalham no chamado setor dos serviços, que engloba profissões como professores, médicos, vendedores, advogados, e todo o tipo de comércio, adianta a Lusa.

Mais de metade dos portugueses à procura de novo emprego provém deste tipo de profissões. Em setembro passado (últimos dados disponibilizados pelo INE) o crescimento do desemprego entre estas profissões chegava perto dos 30% relativamente ao mesmo período do ano passado.

Uma análise do Observatório do Emprego e Formação Profissional publicada em outubro (embora com dados relativos a 2011) mostra que no setor dos serviços, o maior número de desempregados é o do comércio, (28,4% do total deste segmento de desempregados) seguido pelo do alojamento e restauração (17,6%) e depois pelos da educação, das atividades administrativas e serviços de apoio (7,6%) e das atividades de saúde humana e apoio social (7%).

O observatório conclui ainda que quase 60% dos desempregados à procura de novo emprego são oriundos do setor de serviços, mas que mais de um terço dos desempregados (37,8%) pertence ao setor industrial. Na agricultura, o número de desempregados representa apenas 2,3%.

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/desemprego-restauracao-comercio-educacao-iefp-agencia-financeira/1399670-1730.html

Segurança Social e Educação suportam 85% da reforma do Estado

Vítor Gaspar pediu corte de mil milhões de euros na Educação e 2.700 milhões na Segurança Social. 
  
Segurança Social e Educação são as funções sociais do Estado que vão suportar a maior fatia do corte de 4,4 mil milhões de euros que o Governo tem de fazer no âmbito da reforma do Estado. Ao que o Diário Económico apurou, só nestas duas áreas, o Ministério das Finanças definiu uma redução de cerca de 3.700 milhões de euros, o que corresponde a 85% do total do corte na despesa.

A Saúde também será chamada a contribuir, mas apenas com um corte de cerca de 180 milhões. Às áreas da Justiça, Defesa e Administração Interna caberá uma fatia de 500 milhões de euros, como tinha já sido confirmado publicamente pela ministra Paula Teixeira da Cruz. No total, chegar-se-á a cerca de 4,4 mil milhões de euros, um valor ligeiramente superior aos quatro mil milhões inicialmente anunciados pelo primeiro-ministro. O grosso destas reduções está previsto para 2014, mas uma parte (832 milhões de euros) poderá avançar já no próximo ano.

in http://economico.sapo.pt/noticias/seguranca-social-e-educacao-suportam-85-da-reforma-do-estado_157961.html

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

«Se acabarmos com Estado Social, pobreza pode chegar a 43%»

Em Portugal, há 2,6 milhões de pessoas em risco de pobreza. E o cenário ainda pode piorar. De acordo com o presidente da Cáritas «se cortarmos no Estado Social vamos ter níveis de pobreza incomportáveis». Ou seja, rapidamente podemos «passar para uma taxa de 43%» de pobreza.

Em entrevista ao programa «Terça à Noite», da Rádio da Renascença, Eugénio da Fonseca deixa as questões: «Qual é o país que consegue vingar com 43% de taxa de pobreza?»; «Porque é que a mulher de um administrador de uma empresa deve receber subsídio de desemprego?» ou «Porque é que se acumulam reformas?».

Para o responsável, o problema é só um: não passa pela riqueza mas pela «distribuição dessa mesma riqueza». Até porque hoje em dia «há um novo tipo de pobreza envergonhada de gente que tem uma outra cultura», disse.

O novo desafio passa, assim, por ajudar as pessoas (desempregadas) a criar um posto de trabalho», mostrando-lhes que há uma saída, defendeu Eugénio da Fonseca, antes de atacar o rendimento mínimo garantido: « Também devia ser definido um rendimento máximo», atirou.

O líder da Cáritas lembrou ainda o aumento dos níveis de violência atuais, que são preocupantes.
 

FAO: agricultura pode reduzir pobreza

 Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) defende que o investimento na Agricultura é «uma das estratégias mais eficazes para reduzir a pobreza e a fome», e alerta para o perigo de abandono do setor.

No relatório anual da organização divulgado esta quinta-feira em Roma, sob o lema «Investir na Agricultura para um futuro melhor», a FAO afirma que há cada vez menos investimento proporcional e menos percentagem da população no setor agrícola e deixa conselhos, um deles o de ter em conta as decisões dos agricultores nas políticas agrícolas dos países pobres.

Os governos de todas as regiões do mundo gastam, em média, mais em defesa do que em agricultura, tendo diminuído proporcionalmente em todo o mundo também os investimentos nos transportes e comunicações, que favoreciam o setor agrícola.

A FAO aconselha que os recursos públicos sejam usados mais eficazmente, afirmando por exemplo que é mais útil apoiar a investigação para melhorar a produtividade, e investir em caminhos rurais e na educação, do que pagar subsídios (para fertilizantes, por exemplo), adianta a Lusa.

Os subsídios «podem ser politicamente populares» mas não costumam ser a melhor forma de utilizar dinheiros públicos, e acabam por norma «nas mãos das elites rurais», diz o documento.

«O investimento na Agricultura é fundamental para promover o crescimento agrícola, reduzir a pobreza e a fome e favorecer a sustentabilidade ambiental. As regiões do mundo onde há hoje mais fome e pobreza extrema, concretamente na Ásia Meridional e na África Subsaariana, registaram uma estagnação ou diminuição dos índices de investimento por trabalhador na agricultura ao longo de três décadas», alerta o relatório.

Por isso, acrescenta, para erradicar a fome nestas e noutras regiões é necessário um «aumento significativo» dos investimentos na Agricultura.

Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/fao-agricultura-pobreza-agencia-financeira/1399321-1730.html

Fesap: Governo garante regras de 2012 a todos os pedidos de reforma que entrem até 31 de dezembro

Os funcionários públicos que queiram façam o seu pedido de reforma até 31 de dezembro deste ano vão ter direito às regras de aposentação em vigor em 2012. Esta garantia foi hoje dado pelo Governo à Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap). "Todos os pedidos de reforma que cheguem aos serviços até 31 de dezembro, terão direito às regras da aposentação com base nas atuais regras. Não serão prejudicados", precisou Nobre dos Santos à saída de uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública.
Nobre dos Santos salientou ainda que as indicações que alguns serviços estão a dar aos seus funcionários de que não apenas os pedidos de reforma entrados até 14 de dezembro `teriam a garantia de chegar à CGA ainda este ano, não são válidas.
"Os trabalhadores têm de fazer chegar o seu pedido aos serviços e os serviços têm de cumprir a lei", referiu o líder da Fesap acentuando que está a ser definida uma forma de agilizar o processo e que passa pelo envio à CGA da listagem dos nomes dos funcionários que querem reformar-se com as regras em vigor em 2012 - em que a idade legal da reforma é de 63,5 anos.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO076847.html

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Apresentação do Estudo “Projeto 5x5 | Redes Temáticas Integradas de Turismo Rural”


Ação de Informação/Sensibilização - DL 163/06


Os participantes terão direito a Certificado e a documentação em formato digital.

Consulte aqui o programa
Ficha de inscrição

Ação de Informação/Sensibilização - Operadores de comércio turismo e transporte


No âmbito do Plano Local de Promoção da Acessibilidade - RAMPA, a Câmara Municipal da Guarda, organiza no próximo dia 7 de dezembro, a Ação de Informação/Sensibilização - Operadores de comércio turismo e transporte.

Esta ação de formação/sensibilização destina-se a técnicos do comércio, turismo e transportes Nesta ação, a efetuar porta a porta, pretende-se abordar temáticas da especialidade, DL 163/06, barreiras arquitetónicas, boas práticas, projetar acessível, desenho universal, percurso acessível na via pública e edificado, elaboração de planos de acessibilidade. Deste modo pretende-se, como objetivo final, a disseminação de políticas municipais em matéria de acessibilidade e mobilidade para todos a partir de todos os agentes sociais.
Mais informações Telef. 271 220 200 E-mail: maria.j.pinto@mun-guarda.pt

in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2228&action=noticia

Atividades de Natal na Guarda


    
Fonte: Município da Guarda De 7 de dezembro a 7 de janeiro, diversas atividades serão desenvolvidas, na cidade mais alta do país, no âmbito desta quadra festiva.

A Câmara Municipal da Guarda, a Associação Comercial da Guarda, a Agência para a Promoção da Guarda, os agrupamentos de escolas da cidade, o Instituto Politécnico da Guarda, o NERGA – Associação Empresarial da Guarda e a Fundação São João de Deus, decidiram, este ano, promover diferentes atividades que irão dinamizar a cidade nesta quadra festiva. Assim, de 7 de dezembro a 7 de janeiro, as rotundas da cidade vão estar decoradas com adereços alusivos ao Natal feitos com toda a dedicação por alunos, professores e pessoal não docente das escolas da Guarda. São mais de vinte os espaços distintos que as escolas da Guarda vão arranjar com motivos natalícios. Também partir de 7 de dezembro o Pai Natal vai passear-se pelas ruas da Guarda e oferecer pequenos brindes às crianças. Haverá ainda um carrossel clássico instalado frente à Igreja da Misericórdia. A sonorização urbana animará as principais ruas do Centro Urbano e não faltarão os tradicionais brindes no comércio tradicional. A Associação Comercial da Guarda, no âmbito do Projeto Guarda Prestige, oferecerá a pintura de montras a todos os estabelecimentos aderentes que assim o solicitarem.
 

ADMISSÃO DE PESSOAL

Informam-se os interessados que se encontra aberto o concurso interno de admissão ao período experimental para ocupação de 1000 postos de trabalho, na categoria de INSPETOR TRIBUTÁRIO, Nível1, Grau 4, do Grupo de Pessoal de Administração Tributária (GAT) – para trabalhadores detentores de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado ou em situação de mobilidade especial, detentores de curso superior nas áreas de:
 

Refª a) Economia, Gestão ou Contabilidade e Auditoria – 900 lugares;
Refª b) Informática – 80 lugares;
Refª c) Informação Estatística – 20 lugares


Código da oferta na Bolsa de Emprego Público - OE201211/0137

A candidatura a este concurso é efetuada através da submissão de formulário electrónico (Optimizado para IE – Microsoft Internet Explorer), que se encontra disponível entre 21/11/2012 e 12/12/2012, ou em suporte papel no mesmo período.
Antes de começar a preencher o formulário eletrónico, deverá ler cuidadosamente o aviso de abertura publicado no D.R.2ª série, nº 15564/2012, de 21/11/2012 e publicitado na Bolsa de Emprego Público

 
O acesso ao formulário eletrónico de candidatura (Requerimento de Admissão) requer que se autentique neste ambiente com as mesmas credenciais que normalmente utiliza no acesso às Declarações Eletrónicas.
Este formulário está disponível em ambiente seguro, que encerrará a sua sessão de forma automática, caso o tempo gasto no preenchimento do seu Requerimento de Admissão exceda 20 minutos. Estima-se que 10 minutos serão o tempo necessário ao seu preenchimento e envio. As instruções de preenchimento do formulário estão incluídas no mesmo.
Por questões de segurança é utilizado o protocolo de comunicação HTTPS. Ao aceder à página, dependendo da versão do browser utilizado, poderá surgir mensagem de aviso relacionada com o certificado de segurança. Neste caso, a opção a escolher deverá ser “Prosseguir para o web site (não recomendado)“ ou “Continue to this website (not recommended)”
Caso verifique posteriores incorreções no seu preenchimento, poderá repetir o processo, submetendo novo formulário, passando apenas a ser válidos os dados do último envio.


Aceder ao Requerimento de Admissão

Em caso de impossibilidade, por qualquer motivo, da submissão do formulário eletrónico, poderá utilizar o modelo de requerimento de admissão na sua versão papel. Para o efeito, deverá descarregar o documento (download) clica ndo no link abaixo indicado Download da versão em papel Aqui(formato .PDF – 173 kb)
 
Neste caso, a candidatura deverá ser remetida pelo correio, com aviso de receção para o Apartado 21400, 1133-001 Lisboa, ou entregue pessoalmente na Direção de Serviços de Gestão de Recursos Humanos da AT, na Rua do Comércio, nº 49 – 3º, em Lisboa, em ambos os casos até ao termo do prazo de candidatura.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Portugal é o país da Europa com imigração menos qualificada

OCDE diz que Portugal atrai cada vez menos estrangeiros com qualificações. Especialistas dizem que é um sinal de alerta para a degradação da economia. 
  
Portugal é o país europeu e o segundo em toda a OCDE que recebe mais imigrantes com baixo nível de escolaridade (até ao secundário) e perdeu nos últimos dez anos 2,8% de estrangeiros com o ensino superior. Ainda assim, em 2010, os imigrantes em Portugal eram proporcionalmente melhor qualificados que os portugueses: 18,7% dos estrangeiros a residir no país tinham o ensino superior, enquanto entre os nacionais essa taxa não ia além dos 13%.
Estas são algumas das conclusões do último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a imigração e integração dos imigrantes, ontem divulgado, que revela que Portugal tem 51,2% de estrangeiros pouco qualificados e só é ultrapassado pela Turquia (57,6%) num total de 34 países considerados.
in http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-o-pais-da-europa-com-imigracao-menos-qualificada_157669.html

Avaliação de riscos psicossociais em debate em Castelo Branco

 

O Centro Local da Beira Interior da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), em parceria com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, promove no dia 12 de dezembro, no auditório do Hospital Amato Lusitano, um seminário sobre Avaliação de Riscos Psicossociais.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição no site www.act.gov.pt.
“As mudanças significativas que ocorreram no mundo do trabalho nas últimas décadas resultaram em riscos emergentes no campo da segurança e saúde ocupacional e levaram – além de riscos físicos, químicos e biológicos – ao surgimento de riscos psicossociais”, justifica a ACT.
Segundo esta entidade, “os riscos psicossociais relacionados com o trabalho têm sido identificados como um dos grandes desafios contemporâneos para a saúde e segurança e estão ligados a problemas nos locais de trabalho, tais como o stresse, violência, assédio e intimidação no trabalho”.

(Texto: Agência Lusa) in http://www.asbeiras.pt/2012/12/avaliacao-de-riscos-psicossociais-em-debate-em-castelo-branco/

Candidate-se a 150 mil euros. Prazo acaba hoje

A Associação Acredita Portugal está a desenvolver um concurso para ajudar os empreendedores portugueses a criarem e colocarem em prática uma ideia de negócio. As candidaturas para o primeiro Concurso InovPortugal já estão abertas e prolongam-se até 4 de dezembro.

Para este concurso todas as ideias são válidas, independentemente da fase de desenvolvimento em que se encontrem, por isso, podem concorrer a este concurso pessoas com uma ideia empreendedora; pessoas com uma ideia e o respectivo plano de negócio; e pessoas sem uma ideia/projecto empreendedor, mas que gostavam de se juntar a uma equipa existente. A idade ou área de formação não são importantes.

O objetivo final é a criação de negócios inovadores com potencial de internacionalização independentemente da área em que actuam. Cada candidato pode submeter até 3 ideias ou projectos.

Após a fase de inscrições a Associação Acredita Portugal dá acesso, de forma gratuita, a um Curso de Empreendedorismo online, o DreamFactory, que ajuda a estruturar ideias em planos de negócio.
No final, os projetos vencedores terão uma ajuda financeira que pode ir até 150 mil euros.
Faça aqui a sua candidatura
Consulte o calendário do Concurso

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO074686.html

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Formação - Gestão do Património na Administração Pública


Passos nega ter dito que ensino secundário poderia ser pago


O primeiro-ministro afastou hoje a introdução de copagamentos no ensino obrigatório em Portugal, que atualmente se estende até ao 12.º ano, afirmando que isso não é possível e que nunca fez qualquer referência a essa possibilidade.
Em conferência de imprensa, no final da II Cimeira Portugal/Cabo Verde, no Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, Pedro Passos Coelho considerou abusiva a conclusão de que "o Governo estaria na disponibilidade de criar copagamentos no ensino obrigatório" retirada das suas declarações sobre o financiamento da educação, em entrevista à TVI, na quarta-feira.
"Em primeiro lugar, eu nunca fiz qualquer referência a essa matéria e posso mesmo dizer que isso nem tem qualquer sentido. De resto, o senhor ministro da Educação esclareceu-o muitíssimo bem. Não é possível, em termos de ensino obrigatório, criar taxas dessa natureza", afirmou o primeiro-ministro, em resposta a uma questão da comunicação social portuguesa.

Passos esclarece palavras



Em seguida, Passos Coelho referiu que "no ensino secundário e no ensino superior há uma taxa de esforço financeiro direto que aqueles que estão a frequentar o ensino superior e, até aqui, o ensino secundário, faziam, a par do esforço dos impostos".
"Significa isto, portanto, que nós temos, já hoje, sem qualquer outra reforma, um nível de financiamento que as famílias trazem para o sistema educativo que é diferente daquele que têm na área da saúde. Foi só isso que eu quis dizer, e não mais do que isso", completou.
Segundo Passos Coelho, não faz sentido perguntar se vai ser criada mais uma taxa no ensino secundário: "O ensino secundário praticamente desapareceu, na medida em que o ensino obrigatório foi estendido até ao 12.º ano. Uma vez estendido até ao 12.º ano, significa que as regras serão as mesmas em todos os níveis do ensino obrigatório".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/passos-nega-ter-dito-que-ensino-secundario-poderia-ser-pago=f770998#ixzz2DytaDIpj

Universidades portuguesas mantêm-se no 'ranking' do Financial Times

A Universidade Nova de Lisboa, a Católica e a Universidade do Porto mantêm-se no “ranking” do Financial Times para as melhores escolas de economia e gestão da Europa, estando a primeira entre as 30 melhores.
A lista hoje publicada pelo jornal britânico é liderada pela espanhola IE Business School.
As três universidades portuguesas marcam já presença neste “ranking” há alguns anos, tendo vindo a consolidar resultados no que concerne à formação pós-licenciatura.
A Nova School of Business (NBS) está agora na 29.ª posição (47.ª em Maio) no “ranking” global em que é apurado um “Top 80”, baseado nos vários itens analisados pelo jornal este ano.
“A subida nos rankings reflecte dois focos importantes da NBS, a internacionalização e a colocação e sucesso dos seus graduados no mercado de trabalho”, assinala a instituição.
Este foi para a Nova um ano recorde em candidaturas de alunos estrangeiros para mestrados: aumentaram 50 por cento e representaram metade das candidaturas, para um total de 50 nacionalidades diferentes, de acordo com dados da instituição.
A NBS garante ainda uma taxa de empregabilidade de 100 por cento, seis meses após a conclusão do curso e diz que 40 por cento dos alunos enveredam por carreiras internacionais.
“Sempre acreditámos na qualidade da nossa escola e trabalhámos afincadamente nos últimos anos para que tal se traduzisse neste reconhecimento internacional”, sublinha o director da NBS, José Ferreira Machado, a propósito da divulgação do “ranking” do FT.
A Universidade Católica está igualmente satisfeita com a progressão alcançada. Está em 32.º lugar e sublinha que subiu mais de 30 posições desde que se estreou nestes “rankings”.

Ler mais em: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=64021

Produtos da Serra da Estrela em centro comercial virtual

A Casa Matias, sediada em Carragosela (Seia), é a única empresa da corda da serra que integra o projeto inaugurado no sábado, que consiste num centro comercial virtual de produtos da Serra da Estrela (www.regional-innovation.com).
Com mais de 200 anos de história, a produtora de queijo é uma das siglas em destaque neste projeto, desenvolvido por Raquel Almeida e Gonçalo Garcia. Vice-campeões do “Empreender + Oliveira do Hospital” no ano passado, os dois engenheiros informáticos procuram agora enveredar por um conceito inovador, sem esquecer a tradição aliada aos bens que querem promover. «Somos naturais de Oliveira do Hospital, conhecemos e gostamos dos produtos da Beira Serra e Serra da Estrela, por isso é a oportunidade de juntar as nossas bases a uma marca que queremos defender», adianta Raquel Almeida. Unidos por uma causa que lhes é próxima, e à qual também as empresas estão sensíveis, esta é uma iniciativa que procura ir ao encontro do cliente: «As pessoas tinham dificuldade em adquirir os produtos, muitas vezes até se deslocavam para os comprarem. Difere também de outras páginas que existem e que se especializam num só ramo, como os vinhos ou os queijos, pois nós queremos juntar tudo», refere a empresária, acrescentando que também se podem encontrar produtos têxteis e de artesanato, entre outros.

Ler mais em: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=682&id=37765&idSeccao=8924&Action=noticia

População diminui acentuadamente e está mais idosa

Os dados definitivos dos Censos 2011, divulgados na passada semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), traçam um quadro assustador do despovoamento acentuado no interior do país. Contrariamente aos números nacionais, que apontam para uma ligeira subida da população nos últimos dez anos, o distrito da Guarda perdeu habitantes e em grande número. Segundo os dados do INE, a população residente no distrito à data do momento censitário, a 21 de março do ano passado, era de 160.939 pessoas, menos 19 mil face a 2001, o que representa uma descida de 10,6 por cento (ver quadro).

O decréscimo da população regista-se sobretudo ao nível dos escalões mais jovens. Com efeito, o número de habitantes com idade igual ou inferior a 14 anos passou de 24.331, em 2001, para 18.204 no ano passado (menos 25,2 por cento), enquanto no escalão etário dos 15 aos 24 anos a redução foi ainda mais acentuada: de 23.359 para 15.533, ou seja, menos 33,5 por cento. Contas feitas, dos 19 mil habitantes que o distrito perdeu, quase 14 mil têm menos de 25 anos.
A população adulta (entre 25 e 64 anos) também decresceu, mas de forma ligeira, passando de 87.214 para 80.693 (menos 7,5 por cento). Em contraponto, a população idosa aumentou residualmente. Em 2001 moravam no distrito 45.175 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, ao passo que no ano passado, esse número era de 46.304. Com esta subida, e perante o recuo verificado nas restantes faixas etárias, os idosos ganharam maior peso na população da região. Em 2001, 25,1 por cento da população tinha 65 ou mais anos, enquanto que em 2011 já era de 28,8 por cento. Dos 14 concelhos do distrito da Guarda, nenhum contraria a tendência global de descida da população, mas é em Manteigas e na Mêda que a quebra é mais significativa. Estes dois municípios estão mesmo entre os dez que mais população perderam a nível nacional, em termos percentuais.
Mêda regista a quinta maior descida populacional do país, na ordem dos 16,7 por cento (de 6.239 para 5.202), apenas atrás de Alcoutim, Mourão, Montalegre e Idanha-a-Nova. Já Manteigas surge no nono lugar, com uma descida de 16,5 por cento. Em termos absolutos, o concelho de Seia foi o que registou a maior queda no distrito, perdendo 3.442 habitantes desde 2001, seguido do Sabugal (menos 2.327) e Gouveia (menos 2.076). Também a diminuição da população mais jovem é comum a todos os municípios. Contudo, salta à vista o caso de Manteigas, que em dez anos perdeu 44 por cento da população com menos de 14 anos, passando de 612 para 343 habitantes. Também Almeida e Aguiar da Beira registaram reduções assinaláveis, de 36,1 e 35,6 por cento, respetivamente. Já no que diz respeito à população idosa, o número de habitantes aumentou em oito concelhos, e de forma mais acentuada em Pinhel (8,7 por cento), Seia (8,4) e Guarda (8). Em sentido contrário, os municípios de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Mêda Sabugal e Vila Nova de Foz Côa registam um decréscimo também nesta faixa etária.

Cova da Beira também perdeu população

O cenário na Cova da Beira é em tudo semelhante ao do distrito da Guarda: os habitantes são menos e estão mais velhos. De acordo com o INE, aquela região tinha no ano passado 87.869 habitantes, menos 6,1 por cento que em 2001, quando a população era de 93.579.
Também aqui o número de habitantes diminuiu na faixa etária até aos 14 anos (18,5 por cento), entre os 15 e 24 anos (30,8 por cento) e entre os 25 e 65 anos (3,5 por cento), mas aumentou na faixa etária com 65 ou mais anos (mais 9,9 por cento). Quanto aos concelhos, a Covilhã perdeu cinco por cento da população desde 2001, passando de 54.505 para 51.797 habitantes, enquanto o Fundão recuou 7,2 por cento (de 31.482 para 29.213 habitantes) e Belmonte 9,6 por cento (de 7.592 para 6.859).

foto
in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=682&id=37727&idSeccao=8919&Action=noticia

Galardão de sustentabilidade ambiental atribuído a 28 municípios


    
Celorico da Beira, Fundão e Manteigas foram os municípios distinguidos.

Vinte e oito municípios foram hoje reconhecidos pelas suas boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Dos 29 candidatos desta edição, 28 conseguiram pontuar acima dos 50% da classificação máxima possível neste índice de sustentabilidade e, por isso, receberam a Bandeira Verde ECOXXI, numa cerimónia que decorreu na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Águeda, Alandroal, Albufeira, Amadora, Avis, Beja, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Celorico da Beira, Estarreja, Évora, Fundão, Lagos, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Maia, Manteigas, Mealhada, Pombal, Porto, Praia da Vitória, Santo Tirso, Sesimbra, Tavira, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia foram os municípios distinguidos.