sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Concerto de Natal - Pinhel

Fogueira com 10 toneladas de lenha aquece consoada da Guarda


    
O madeiro de Natal será ateado pelas 18 horas no dia 24 de dezembro, como já é tradição, na Praça Velha.

Uma fogueira com cerca de 10 toneladas de lenha vai aquecer e iluminar a noite de consoada na cidade da Guarda, anunciou hoje a Câmara Municipal, entidade promotora da iniciativa. Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Valente, o madeiro de Natal vai arder, como já é tradição, na Praça Luís de Camões, em pleno centro histórico da cidade mais alta do país. "O madeiro de Natal é uma referência da Guarda", disse, referindo que em cada ano que passa "há cada vez mais gente" a associar-se à tradição natalícia. Joaquim Valente explicou que a fogueira será ateada pelas 18 horas de segunda-feira, dia 24 de dezembro, promovendo "encontros e reencontros" entre habitantes e naturais da cidade. "Guardense que se preze leva uma garrafa de vinho do Porto debaixo do braço" para partilhar com os amigos em redor do fogo, contou o autarca, assegurando tratar-se de "uma iniciativa louvável, que já é muito antiga". A fogueira de Natal, que já está montada na Praça Luís de Camões, no largo da Sé Catedral, foi organizada pelos funcionários da Câmara com recurso a restos de árvores podadas e outras que caíram ou foram cortadas porque ofereciam "alguma perigosidade à segurança dos cidadãos". A autarquia continua a organizar a fogueira de Natal para permitir que "as gentes da Guarda possam desfrutar do espírito natalício à boa moda beirã". Apesar de o madeiro arder no centro histórico, a segurança está acautelada com a presença de elementos dos bombeiros voluntários locais, assegurou o autarca.

Habitantes da Guarda mobilizados na oferta de produtos hortícolas para famílias carenciada

mostra_venda_produtos_horticolas_da_regiao_IMG_2885Habitantes de várias freguesias da Guarda estão a participar numa campanha de angariação de produtos hortícolas para ajudar famílias carenciadas residentes na cidade que está a “superar as expectativas” da organização.
A campanha organizada pela Associação de Desenvolvimento das Freguesias da Encosta da Serra da Estrela (ADEFES), composta pelas juntas de Vale de Estrela, Fernão Joanes, Corujeira, Meios, Videmonte, Maçainhas e Sé, decorre até sexta-feira.
A iniciativa, organizada com o objetivo de auxiliar “quem tem dificuldades na alimentação”, está a registar uma participação “muito positiva” por parte dos residentes, disse à agência Lusa o presidente da ADEFES.

(Texto: Agência Lusa) in http://www.asbeiras.pt/2012/12/habitantes-da-guarda-mobilizados-na-oferta-de-produtos-horticolas-para-familias-carenciadas/

Reformados recebem subsídio em duodécimos

Medida foi aprovada ontem emConselho de Ministros.
Afinal todos os pensionistas vão receber o subsídio de Natal em duodécimos no próximo ano. A medida foi aprovada ontem em Conselho de Ministros e pretende atenuar o efeito do aumento de impostos em 2013.
Falta saber quando entra em vigor o diploma, que ainda tem de passar por Belém. No entanto, tal como o Diário Económico noticiou, as pensões que serão pagas em Janeiro já estão a ser processadas e por isso não vão incluir o primeiro duodécimo, nem a nova contribuição que se aplica a reformas acima de 1.350 euros (ver texto ao lado). É de esperar, por isso, que haja acertos no pagamento de Fevereiro.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Curso de APRENDIZAGEM- TÉCNICO/A de PRODUÇÂO AGRÁRIA.

Jornal Público associa-se à rede Trabalhando

O Público associa-se à rede Trabalhando, e lança em Portugal o novo site Público Emprego - uma comunidade de sites que está presente em 11 países ibero-americanos e que oferece mais de 200 mil oportunidades mensais de emprego.

Num projecto inovador em Portugal, o Público através deste novo site torna possível acesso às ofertas de emprego de todos os países pertencentes à comunidade “Trabalhando” (Brasil, Espanha, Portugal, Chile, México, Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela, Porto Rico e Uruguai).

A comunidade laboral Trabalhando, cujo principal accionista é a Universia, conta igualmente com a participação de alguns dos mais importantes Institutos de Educação Superior em Portugal, cujos portais de emprego irão estar activos muito brevemente: Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade Técnica de Lisboa, ISCTE, Universidade da Beira Interior, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Superior de Línguas Aplicadas (ISLA), entre outras Universidades ainda em desenvolvimento.

As empresas, por sua vez, ganham na divulgação acrescida dos seus anúncios de emprego ao serem difundidos pelos diversos portais da rede, em simultâneo, sempre que a oferta seja relevante (por exemplo: um anúncio publicado no Público Emprego para um licenciado em farmácia poderá aparecer em todos os sites das Universidades com este curso).
Ler mais: http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2012/12/17/989237/jornal-publico-associa-a-rede-trabalhando.html

Aldeia do Sabugueiro na vanguarda da tecnologia

    
Fonte: Guarda Digital A Câmara Municipal de Seia e a Fundação Vodafone anunciaram esta terça-feira que vão fazer deste território uma «montra de boas práticas e inovação».

A Câmara Municipal de Seia e a Fundação Vodafone anunciaram esta terça-feira que vão transformar a aldeia de Sabugueiro, a mais alta do país, num ícone ao nível da sustentabilidade ambiental, economias criativas, urbanismo, mobilidade e novas tecnologias, fazendo deste território uma «montra de boas práticas e inovação». A autarquia refere, em comunicado, que as duas entidades vão implementar o projeto ‘Smart Mountain Village', que visa a disponibilização de soluções tecnológicas na aldeia de Sabugueiro «que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos» e funcionem como «alavanca para a melhoria do desempenho ambiental» daquele espaço rural. O projeto integra intervenções em áreas como a gestão de infraestruturas (energia elétrica e água), saúde (monitorização de sinais vitais), mobilidade e entretenimento. A sua implementação também envolve a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Associação de Beneficência do Sabugueiro e a empresa Águas do Zêzere e Côa.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Campanha de Solidariedade - Mãe de aluno do IPG precisa de doação de medula

 

Famílias endividadas: rede de apoio terá 50 centros

O Governo adiantou esta quarta-feira que a rede extrajudicial de apoio ao consumidor endividado estará, no final de 2013, a funcionar com 15 entidades e 50 centros de atendimentos espalhados pelo país.

«A rede visa apoiar as pessoas na sua negociação junto da banca para que se possam encontrar soluções que não tragam penalização para as famílias. Não há nada pior do que uma execução fiscal, do que uma penhora de um recheio de uma casa. A pessoa vê-se privada de viver na sua própria casa», considerou o secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, citado pela Lusa.

Questionado sobre as reservas levantadas pela DECO à constituição desta rede, Almeida Henriques frisou que aquela entidade «é um dos parceiros» com quem o Governo conta.

«Esta é uma rede inclusiva, vamos publicitar os pontos de atendimentos da DECO porque achamos que estão a fazer um bom serviço independentemente da assinatura formal ou não [da DECO], o que é importante é que todas as instituições que estão no terreno possam participar de forma ativa», acrescentou.

«Estou convencido que a DECO, mais dia menos dia, acabará por estar integrada nesta rede de uma forma formal», adiantou Almeida Henriques.

A rede extrajudicial de apoio ao consumidor endividado arranca formalmente a 01 de janeiro, a par do novo enquadramento jurídico, com oito entidades e 20 centros espalhados no país, assentando numa lógica de responsabilidade social.

A rede será gratuita e estruturada numa lógica de proximidade às populações, disse o responsável, frisando que a estimativa aponta para que existam «mais de um milhão de famílias» sobreendividadas, em situação de incumprimento de crédito ou de elevado risco.

Ler mais: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/dividas-familias-rede-de-apoio-agencia-financeira/1403235-1730.html

IEFP contrata mais de 900 professores a partir de hoje

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está à procura de professores para dar formação sociocultural e científica com recurso à plataforma do Ministério da Educação e Ciência. Docentes e formadores podem candidatar-se entre os dias 19 e 21 de dezembro.
A aposta é feita no âmbito do Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, assinado a 18 de janeiro de 2012, que tem como objetivo o incremento dos jovens nas vias profissionalizantes de modo a estimular a sua empregabilidade e também ativar os desempregados.
Podem-se candidatar a estas formações docentes com vínculo ao Ministério da Educação e Ciência (MEC) com 22 horas letivas e formadores devidamente qualificados e certificados que não tenham vínculo à Administração Pública.
Este concurso visa o período compreendido entre 2013 e 2015 e prevê-se que vá ajudar a reduzir a despesa pública através da contratação de professores do quadro do Ministério da Educação.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO081317.html

Pais portugueses são dos mais generosos da Europa

Os pais portugueses estão entre os mais generosos da Europa no que toca a presentes de Natal para os filhos, revela um estudo da Imaginarium. A marca espanhola dedicada a crianças entrevistou 15.000 famílias de cinco países e apresenta agora as conclusões.
O estudo acerca do consumo de brinquedos abrange Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e México, e conclui que 20,7% dos portugueses estão a pensar gastar mais de €150 em presentes para as crianças. Esta percentagem supera os 16,1% dos espanhóis, os 14,1% dos alemães e os 12,3% dos italianos.
Conclui-se também que, em média, as crianças europeias recebam entre cinco e dez presentes de Natal, com uma percentagem de 45,2% por parte dos portugueses, 51,4% dos italianos, 53,7% dos espanhóis e 51% dos alemães. 12,5% das crianças portuguesas recebem mais de quinze presentes no Natal.
Em termos culturais, são as crianças portuguesas quem abre os presentes de Natal mais cedo, com 64,5% das famílias a fazê-lo na véspera de Natal e 27,6% no dia 25. A esmagadora maioria dos italianos e dos alemães abre os presentes apenas dia 25 e os espanhóis, como manda a tradição, só o fazem no Dia de Reis.
A Imaginarium conclui ainda que os pais portugueses são os que menos se deixam influenciar pelos desejos dos seus filhos, com 53,1% a oferecer o que considera mais conveniente independentemente dos pedidos das crianças, e 16% a comprar o que os filhos pedem nas cartas, caso sejam produtos adequados.
Relativamente aos locais de compra, 87,8% dos pais portugueses compra em lojas especializadas para crianças, enquanto 11,1% prefere adquirir os presentes em grandes armazéns. Apenas 1% recorre à internet, contra os 54,8% de pais alemães que compram online.

in http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO081356.html

Conheça as lagoas escondidas da Serra da Estrela


Conheça as lagoas escondidas da Serra da EstrelaAté ao próximo dia 30 de dezembro pode ver a exposição "As Lagoas da Serra da Estrela" no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) em Seia. A Serra da Estrela, para além de ser a origem de inúmeros rios, reúne o mais relevante conjunto de lagoas de origem glaciária em Portugal.



 Foto: CISE

"Embora muitas destas lagoas permaneçam, ainda, no seu estado natural, uma parte significativa foi alterada, tendo sofridomodificações de modo a aumentar a sua capacidade de armazenamento, essencialmente, para produção de energia hidroelétrica e para abastecimento das populações", adianta a CISE.
Quer as lagoas naturais, quer as artificializadas, são "importantes para a manutenção de habitats de água doce em altitude", constituindo, em alguns casos, os únicos locais, em Portugal, de ocorrência de diversas espécies de flora e fauna.
A décima edição da exposição de fotografia de ambiente do CISE, "Lagoas da Serra da Estrela", pretende "dar a conhecer algumas das mais emblemáticas lagoas da serra e, em simultâneo, despertar o desejo da sua descoberta".
A exposição inclui um conjunto de 18 fotografias a cores da autoria de técnicos do CISE.

in http://www.centrotv.pt/index.php/prazeres/item/710-conhe%C3%A7a-as-lagoas-escondidas-da-serra-da-estrela
 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Comboio turístico regressou à cidade de Viseu


O comboio turístico regressou hoje a Viseu, para circular por diversas artérias da cidade até ao próximo dia 31 de dezembro.
As viagens iniciam-se no Rossio e têm a duração de 30 minutos, funcionando entre as 14H00 e as 18H00, em dias úteis.
Aos fins de semana, o comboio circulará por percursos de uma hora, nos períodos da manhã e tarde, das 10H30 às 12H30 e das 14H30 às 18H30.


in http://www.asbeiras.pt/2012/12/comboio-turistico-regressou-a-cidade-de-viseu/

Animação e iluminações “aquecem” dezembro em Seia

estaEsforço dos serviços da autarquia e parcerias com os supermercados Intermarché e Muito Menos resultaram na iluminação de Natal nas principais entradas da cidade de Seia e no largo da câmara.
Em tempos difíceis,a criatividade e a criação de parcerias são o caminho a percorrer para ultrapassar as condicionantes económico-financeiras onde o país está mergulhado.
Fruto desta estratégia, a autarquia desafiou as superfícies comerciais a iluminarem as rotundas da cidade, de que resultou a colocação de iluminação de Natal nas principais entradas da cidade, nas rotundas dos Martinhos e na avenida Terras de Sena, a primeira assegurada pelo supermercado Intermarché e a segunda pelo supermercado Muito Menos.
Ainda, num esforço dos colaboradores da autarquia, o largo da câmara encontra-se iluminado por uma árvore. Deste modo, a cidade ganhou um pouco de magia natalícia, lembrando outros tempos.

in http://www.asbeiras.pt/2012/12/animacao-e-iluminacoes-aquecem-dezembro/

IRS: o que ainda pode fazer para maximizar o reembolso

Faltam duas semanas para o final do ano. É o tempo que tem para reunir o máximo de faturas possível para deduzir no IRS que vai declarar daqui a alguns meses e maximizar o reembolso a receber. Mas fica o aviso: não conte com grande reembolso e provavelmente, já terá sorte se não tiver de pagar nada.

Este ano, os limites às deduções e aos benefícios fiscais são apertados. O Governo cortou os tetos em quase todas as categorias de despesas e o resultado é que a maioria das famílias poderá abater muito pouco.

Saúde: Pode deduzir 10% das despesas de saúde, até 838,33 euros. O limite sobe nas famílias com três ou mais dependentes: 30% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS), ou seja, 125,77 euros por cada dependente. Se puder antecipar consultas ou exames, aproveite.

Educação: Pode deduzir até 30% das despesas com educação ou formação profissional (dos sujeitos passivos ou dependentes), até ao limite de 760 euros. Nos agregados com mais de três filhos, o teto máximo sobe 142 euros por cada dependente. Se há material em falta ou prestes a acabar, reponha antes que o ano acabe.

Habitação: Pode deduzir até 15% dos juros do crédito à habitação (as amortizações de capital já não podem ser deduzidas) ou prestações para cooperativas. Caso a sua habitação seja arrendada, pode deduzir até 15% das rendas. Em ambos os casos, o teto é de 591 euros. Reúna as faturas do ano.

PPR: Os limites aos benefícios fiscais continuam apertados: dependendo do escalão de rendime
nto, o benefício fiscal máximo, independentemente das entregas feitas para o PPR, oscila entre os 50 e os 100 euros. Só os escalões mais baixos (rendimento anual até 7.410 euros) não têm limite.

Seguros de saúde: Pode declarar até 10% dos prémios ou contribuições pagas, mas com limite de 50 euros para contribuintes não casados e de 100 euros para os casados. Caso existam dependentes, o teto aumenta 25 euros por cada um. As seguradoras costumam enviar cartas com os valores que pode deduzir.

Lares: Pode deduzir 25% das despesas com lares, apoios domiciliários e instituições de apoio à terceira idade, com um limite de 403,75 euros. Reúna as faturas do ano.

Pensão de alimentos: Pode deduzir até 20% do valor da despesa, até 419,22 euros por beneficiário por mês, desde que estipuladas por tribunal. Mas este valor concorre para o teto global das deduções à coleta, fixado em função do escalão de rendimento. Reúna as faturas.

Ler mais: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/faturas-deducoes-irs-beneficios-fiscais-reembolso-despesas/1402667-1730.html

Portugueses abrem fábrica de doces no Rio para abastecer hotéis


No complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, há um novo negócio a agitar o mercado de trabalho. Os portugueses Rodrigo Castelão e Luís Santos juntaram-se aos brasileiros Adailto Fonseca e Diego Dias e criaram a Arte Conventual, uma empresa de produção e distribuição de pães e bolos especializada em doçaria conventual portuguesa.

"Começámos a entender que no mercado da hotelaria havia espaço para um negócio deste tipo, muito ligado ao segmento da confeitaria. Havia uma tendência e quisemos criar um diferencial de produto", explica Rodrigo, ao telefone com o Dinheiro Vivo.
A experiência de três dos quatro sócios nos hotéis da rede Pestana facilitou os contactos e os estudos do mercado hoteleiro do Rio de Janeiro. O investimento, só em capitais próprios - e que os sócios não revelam -, permite produzir todos os dias mais de seis mil unidades de pães e bolos. O número deve ser duplicado ainda no primeiro trimestre do próximo ano: a Arte Conventual quer ter uma oferta tão completa para o Sul do Rio como já tem no Norte, "com um enorme potencial de crescimento". E por isso preparam-se para abrir a nova unidade de produção em Rio Comprido, no centro da cidade. "Todo o investimento é questionado e todo o dinheiro que investimos tem de ser convertido em produto. Só assim investimos", sublinha Rodrigo.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO081001.html

Ceia de Natal solidária na Guarda


    
Fonte: Município da Guarda A Câmara Municipal da Guarda organiza na próxima quarta-feira, 19 de dezembro, uma ceia de Natal solidária, destinada às pessoas mais carenciadas da cidade.

Durante a refeição, a realizar no refeitório municipal, a autarquia entregará cabazes de Natal às famílias presentes. A autarquia refere que os seus colaboradores «têm participado de forma dedicada nas várias iniciativas realizadas nos últimos meses para angariação de fundos que permitam comprar os produtos que constituem os cabazes» que vão ser entregues às famílias mais carenciadas da Guarda. Acrescenta que a ação solidária também envolve empresas da cidade que ofereceram vários produtos e, em alguns casos, cabazes completos.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Hospital e hotéis da Covilhã preparam pacotes de turismo de saúde

 
 
 
Fonte: Lucília Monteiro Trata-se de um setor que, em 2012, «deverá faturar 100 mil milhões de dólares em todo mundo», sendo que «Portugal tem uma fatia minúscula», sublinha, em declarações à agência Lusa.

O Hospital da Covilhã e hotéis da região vão assim oferecer produtos conjuntos de turismo de saúde a doentes de todo o mundo, num projeto nasceu em conjunto com a unidade termal H2otel, em Unhais da Serra, que pretende entrar no mercado do «turismo de saúde», segundo Luís Veiga, administrador do grupo Natura, proprietário daquele hotel. Trata-se de um setor que, em 2012, «deverá faturar 100 mil milhões de dólares em todo mundo», sendo que «Portugal tem uma fatia minúscula», sublinha, em declarações à agência Lusa. A unidade pretende começar a promover a oferta na feira internacional do setor, que se realiza no Mónaco, de 22 a 23 de março. Na prática, o hotel com termas está certificado pela Direção Geral de Saúde e tem uma equipa clínica que já hoje trata utentes com dificuldades nas vias respiratórios e obesidade. A partir de agora, pretende passar a oferecer um pacote especial prolongado para doentes que possam, ao longo da estadia, ser acompanhados também no Hospital da Covilhã. Luís Veiga aponta como exemplo as utentes que tentam engravidar no serviço de procriação medicamente assistida do Hospital da Covilhã ou pacientes que recuperam de intervenções do foro cardiológico. Uma estadia deste tipo no H2otel, totalmente personalizada, pode custar «cerca de 3 mil euros», inclui todas as deslocações ao hospital e promete resultar «numa recuperação mais eficaz», quando comparada com as situações de quem se desloca das consultas para casa. Por parte do Hospital da Covilhã, associado à Faculdade de Ciências da Saúde da cidade, estão ser identificadas as valências em que há capacidade para atender a população e ainda acolher estes novos pacientes externos. Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, acredita que a instituição tem bons trunfos para apostar neste mercado. A unidade tem certificação internacional de qualidade, há oferta termal e a Serra da Estrela como «forte atração turística». A aposta do CHCB surge num momento em que o Governo prepara uma estratégia nacional para as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) entrarem neste nicho de mercado global. «Há aqui uma oportunidade muito boa e esta aposta do Governo português é muito importante», destaca Miguel Castelo Branco. Em Portugal, já há hospitais particulares dedicados a acolher doentes de outros países para períodos de recuperação e a ideia é que o SNS também entre no mercado, nomeadamente «os hospitais que têm acreditação internacional de qualidade». Por definir, estão ainda os preços que as unidades de saúde vão cobrar nestas parcerias com hotéis e os detalhes de todo o processo. Os contactos estão em curso e em fase adiantada, para que os produtos de turismo de saúde sejam disponibilizados já em 2013.

Federação de Desportos de Inverno quer Centro de Treino nas Penhas da Saúde

 
Fonte: Shutterstock Images - Licença Sandard  
A pretensão foi anunciada pelo presidente da direção da federação no jantar comemorativo do vigésimo aniversário daquela organismo.

A Federação de Desportos de Inverno (FDI) quer construir um centro de treino em altitude, nas Penhas da Saúde (Serra da Estrela). A pretensão foi anunciada pelo presidente da direção da federação no jantar comemorativo do vigésimo aniversário daquela organismo. De acordo com Pedro Farromba, esta é «uma forma de a federação encontrar receitas alternativas para as suas atividades e de Portugal ficar em linha com o que é feito no estrangeiro», referino ainda que «a estrutura terá uma área superior a três mil metros quadrados, em instalações do Clube Nacional de Montanhismo, a 1.200 metros de altitude. Embora sem datas para a sua execução, o projeto contempla espaços de treino e equipamentos com vista a acelerar a recuperação dos atletas. O secretário-geral do comité olímpico de Portugal, Marques da Silva, manifestou-se «entusiasmado» com a ideia, já o secretário de estado do desporto e juventude, Alexandre Mestre, considerou a ideia «interessante» e promete analisar o tema. Por sua vez, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, considera que esta é uma ideia que «tem pernas para andar».