sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Professores para Maputo/Dili 2013


Recrutamos professores lusófonos para o ano lectivo de 2013/14 em regime temporário e com permanência de pelo menos 6 meses.

As candidaturas podem ser feitas aqui, sendo que os profissionais serão requisitados para ensino superior, em cursos de bacharelato e licenciatura.

Podem igualmente candidatar-se docentes Doutorados ou com Mestrado e que tenham, preferencialmente, dois anos de experiência docente comprovada na área em que se candidatam.

Os professores receberão uma mensalidade de 4500¤.

Será paga também a passagem aérea, em classe económica, de ida e volta do porto / lisboa para Luanda / Maputo / Dilí, assim como o regresso.

Iniciar Processo de candidaturas através do endereço:

world_recruitment@teachers.org

Mónica Azevedo

Coordenadora Equipa Comunitária

Programa K'CIDADE

Rua Luís Piçarra, nº 6A |

1750-101 Lisboa

Tm: 96.8630101

monica.azevedo@kcidade.com


Melhores PME do ano distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2012


Foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2012, numa sessão presidida pelo Ministro da Economia e do Emprego, que contou também com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, 1239 pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2011.

São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem.

O Estatuto PME Excelência foi criado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) com o objectivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores, e conta com a parceria do Turismo de Portugal, I.P. e dos principais bancos a operar no mercado, designadamente o Banco Espírito Santo, e BES dos Açores, o Banco BPI, o Barclays, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millennium bcp, o Montepio e o Santander Totta.

Em conjunto, as PME Excelência 2012 geram mais de 45 mil postos de trabalho direto e foram responsáveis por um volume de negócios superior a 6,3 mil milhões de euros em 2011, que representou um crescimento médio de 5%, face ao exercício anterior.

Lista das PME Excelência 2012 (Ficheiro Excel)

Ler mais: http://www.iapmei.pt/iapmei-mstplartigo-01.php?temaid=156&msid=6
Das 1239 empresas distinguidas, 27 estão sedeadas no distrito da Guarda. Aqui ficam as PME's distinguidas do distrito:

Afonso & Filhos, Lda.
Alsai - Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros, Lda.
Amílcar & Morgado - Tratamento e Comercialização de Mel e Produtos Apícolas, Lda.
Brígida & Dinis - Sociedade de Construções, Lda.
Casas da Senhora da Estrela - Turismo Rural, Lda.
Cervitra - Distribuição de Bebidas, Lda.
Construtora Medense, Lda.
F. Olazabal & Filhos, Lda.
Floponor - Florestas e Obras Públicas do Norte, S.A.
Floresta Bem Cuidada - Projectos Florestais, Lda.
L. G. B. - Sociedade de Projectos e Infraestruturas Eléctricas e de Telecomunicações, Lda.
Lactibar - Lacticínios do Sabugal, S.A.
Lacto Serra - Comercialização e Fabrico de Lacticínios, Lda.
Lopes & Irmãos, Lda.
Manuel dos Santos & Filhos, Lda.
Manuel J. A. Gomes - Estruturas Metálicas, Lda.
MARIALVAMED - Turismo Histórico e Lazer, Lda.
Maximiano & Pires, Lda.
Norinstelnor - Instalações Especiais, S.A.
Oliveira & Nobre, Lda.
Oxibeiras - Soldadura Acetilênica e Electrogénica, Lda.
Palegessos - Indústria e Comércio de Paletes e Gessos, Lda.
Sociedade de Combustíveis Ana Chaves, Lda.
Sodimoso - Supermercados, Lda.
Transportes Caramelo, Lda.
Transportes Pina & Sérgio, Lda.
Vidreiros Reunidos, Lda.

Página “1001 Jobs” quer facilitar procura e oferta de emprego na Guarda

guardense Vanda Brás Figueira criou a página “1001 Jobs” (www.facebook.com/pages/1001-JOBS/132539990222656), um ponto de encontro para desempregados e empresas da Guarda.

«Já havia páginas a nível nacional com uma parte vocacionada para a oferta e procura de emprego, mas localmente não», afirma a promotora. Com duas empresas próprias, Vanda Brás Figueira cruzava-se com muitos desempregados, que lhe perguntavam «se precisava de alguém ou conhecia quem precisasse de um colaborador», refere. Para simplificar e potenciar o contacto entre os guardenses e o meio laboral, a guardense optou pelas redes sociais, já que «têm cada vez mais gente». Assim, esta iniciativa quer aproveitar todas as possibilidades que a partilha virtual oferece: «Além da troca de referências, as pessoas também podem deixar os seus currículos e aptidões profissionais», indica a empresária.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=690&id=38388&idSeccao=9084&Action=noticia

Técnica inovadora de Augusto Lourenço atrai cirurgiões de todo o mundo

«Todo este projeto é uma grande satisfação», afirma Augusto Lourenço, médico e diretor do serviço de Cirurgia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, que está em “voga” no mundo científico graças à técnica “Onstep”, aplicada no tratamento das hérnias inguinais.

O sucesso desta inovação é explicado pelo «baixo custo, produtibilidade e ausência posterior de dor crónica», adianta o cirurgião, que apresenta o tempo de operação como outra das vantagens, uma vez que é «cerca de metade das técnicas mais rápidas». A operação consiste na colocação de uma prótese na zona dos defeitos existentes – ou que podem vir a existir – e está estruturada em 12 passos, a fim de garantir uma boa reprodutibilidade: «Este projeto só tem valor se for reproduzível. É uma técnica de simples execução, não é necessária grande experiência ou especialização», refere Augusto Lourenço. «Já havia propostas nesse sentido, mas as operações ficavam muito caras porque eram utilizados mais materiais e precisava-se mais tempo. Depois também envolvia mais dor e nem todos estavam aptos para operar», sustenta. Para contornar estas dificuldades, o clínico começou por modificar a colocação da prótese, colocando-a na parte posterior do defeito, «para o tapar por dentro, de uma maneira simples e sem material de suporte», explica o cirurgião.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=690&id=38375&idSeccao=9084&Action=noticia

Desfile de Moda Infantil no Vivaci Guarda


A iniciativa, promovida pelo IEFP da Guarda, vai ter lugar no próximo sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 15 horas, no centro comercial Vivaci Guarda.

No próximo sábado, dia 26 de janeiro, pelas 15 horas, realiza-se um desfile de moda infantil, intitulado “Clinica do Trapinho” no centro comercial VIVACI Guarda, numa organização do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda (IEFP). A iniciativa decorre no âmbito do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Costureira Modista, com o objetivo de mostrar os trabalhos práticos realizados centrados na temática da reutilização de roupas e outros materiais já utilizados. Assim, diversos materiais reutilizados, como bóias, colchões de praia, guarda-chuvas, gravatas, cobertores, cortinas de banho, roupas usadas, entre outros materiais, ganham nova vida em várias peças de vestuário para crianças e jovens, que agora serão apresentadas. Para além do curso de Costureira Modista, foram envolvidos neste projeto outros cursos de formação, em funcionamento no Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, como é o caso dos cursos da área de Cabeleireiro Unissexo e de Esteticismo/Cosmetologia que irão pentear e maquilhar as crianças e jovens “modelos”. Já os formandos do curso de Cozinha/Pastelaria irão “adoçar” o evento com uma demonstração “in loco” dos seus saberes e competências. «Pretende-se com esta iniciativa sensibilizar a comunidade local para importância da formação profissional como estratégia de valorização de recursos, quer humanos quer materiais», refere a organização.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Altran vai criar para já 20 postos de trabalho no Fundão

Câmara empenhada em garantir desenvolvimento de um investimento que criará emprego qualificado na região
É UMA EXCELENTE notícia para o Fundão e para a Cova da Beira. A multinacional francesa Altran, líder em inovação, está interessada em investir no Fundão. O investimento representará, numa fase inicial, cerca de duas dezenas de postos de trabalho na área das engenharias, designadamente na criação de software. O anúncio foi feito, no final da semana passada, em Paris, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, mas o presidente da Câmara do Fundão mostra-se cauteloso quanto aos detalhes do investimento, adiantando, no entanto, que o Plano de Inovação foi decisivo para captar a atenção deste investidor e para posicionar o Fundão no radar deste tipo de investimentos.
O grupo Altran garante milhares de postos de trabalho em todo o mundo e é hoje um dos principais players na Consultoria de Inovação e Tecnológica em Portugal, desenvolvendo a sua atividade no setor financeiro, telecomunicações, administração pública, indústria, entre outros.
“As negociações decorrem há cerca de três meses e encontram-se numa fase muito avançada”, confirmou ao JF Paulo Fernandes. Nos termos do anúncio feito por Paulo Portas, a multinacional francesa poderá criar no Fundão mais de uma centena de postos de trabalho na área das engenharias, desconhecendo-se, no entanto, o calendário previsto, bem como outros pormenores do investimento. O anúncio contrasta com o secretismo que tem marcado o processo negocial iniciado há três meses e que está, também, a ser acompanhado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). “A decisão final deverá ser conhecida dentro de um mês”, prevê o presidente da Câmara, esperançado de que o investimento possa depois avançar para outras componentes. Numa altura de graves dificuldades, a perspetiva de criação de emprego gera natural concorrência e o Plano de Inovação foi determinante para posicionar o Fundão na mira da multinacional. “O Fundão passou a estar no radar de determinado tipo de investimentos ligados à criação de emprego qualificado, passando para um patamar que seria impensável”, sublinha o autarca. A proposta do Fundão contempla quatro cenários possíveis para instalar a Altran: o Multiusos, a Velha Praça, o Casino ou a Moagem, colocando-os ao serviço da incubação de empresas de nova geração, como prevê o Plano de Inovação e especificidades como a disponibilização de casas na zona antiga para os quadros da empresa.

CONTRATAÇÃO
O GRUPO Altran já esteve no Fundão a recrutar pessoal e vai continuar a fazê-lo já no próximo dia 30 de janeiro. Desta vez, a sessão de recrutamento destina-se a engenheiros informáticos, eletrotécnicos e de telecomunicações, automóvel e técnicos de mecatrónica, mas contabilidade e finanças. As candidaturas deverão ser remetidas até dia 25 de janeiro, para drh.recrutamento@altran.pt. A sessão de recrutamento é da iniciativa da Altran em parceria com a Câmara Municipal.

in http://www.jornaldofundao.pt/index.asp?idEdicao=105&id=8650&idSeccao=987&Action=noticia

Função pública: duodécimos não vão agravar tributação mensal

O Governo encontrou uma forma de garantir que a diluição do subsídio de Natal da função pública pelos 12 meses do ano não vai agravar a tributação do rendimento em termos mensais.

O Ministério das Finanças garante que os duodécimos correspondentes ao subsídio, pagos no final de cada mês, não vão ser somados ao salário para efeitos de tributação.

A Direção-geral do Orçamento (DGO) esclarece numa nota técnica que as parcelas do subsídio vão ser tributadas em sede de IRS de forma autónoma, pelo que a taxa de retenção também será apurada de forma independente.

O PS quer que a mesma salvaguarda seja garantida em relação aos trabalhadores do setor privado, que em 2013 recebem também metade do subsídio de férias e do de Natal em duodécimos, mas ainda não há certeza quanto à forma como esse rendimento será tributado.

O documento que define o pagamento de um subsídio em duodécimos aos trabalhadores do privado será votado esta semana no Parlamento.

Sobre esta matéria, o Governo admitiu, no final de dezembro, salvaguardar a possibilidade de cada empregador e trabalhador acordarem a manutenção do regime de pagamento de subsídio no setor privado de acordo com o atual regime.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/subsidios-funcao-publica-duodecimos-irs-impostos/1407366-6377.html

Défice de 2012 nos 5%, 700 milhões abaixo do limite

Portugal fechou o ano de 2012 com um défice de 5%, 700 milhões de euros abaixo do limite imposto pela troika. Conforme já tinha avançado o ministro das Finanças, a meta foi cumprida, depois de a troika ter relaxado o objetivo precisamente para 5% do Produto Interno Bruto.

Para este cálculo, entram 800 milhões de euros relativos à concessão da ANA-Aeroportos, encaixe que é contabilizado já nas contas de 2012.

«O valor provisório do défice das Administrações Publicas, em fluxos de caixa, relevante para o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro situou-se em 8.329 milhões de euros (5% do PIB). Este valor compara com um limite estabelecido no Programa de 9.028 milhões de euros (5,4% do PIB)», lê-se na síntese da execução orçamental de dezembro, publicada esta quarta-feira pela Direcção-Geral do Orçamento.

Na altura em que a meta da troika foi estabelecida, esses 9 mil milhões de euros correspondiam a 5% do PIB. No entanto, o valor do Produto acabou por encolher com a recessão mais profunda. Isso fez com que a execução orçamental acabasse por ter um peso maior no PIB. Ou seja, o limite de 9 mil milhões de euros mantém-se, mas passou a representar 5,4% do PIB.

Por isso é que a tutela sublinha que «Portugal cumpriu, com uma margem de 0,4 pontos percentuais do PIB, o limite do défice em fluxo de caixa das Administrações Públicas definido no Programa de Ajustamento Económico e Financeiro».

Receita muito aquém

«A receita da Administração Central ficou aquém do esperado em cerca de 880,2 milhões de euros», penalizada sobretudo pela receita fiscal, que recuou 6,8% face ao ano anterior, para 32.025,2 milhões de euros. Recorde-se que o Orçamento do Estado para 2012 previa que aumentasse 2,9%.

«O desvio na receita fiscal resulta sobretudo da evolução do clima económico, o qual se refletiu, em particular, no consumo e nas importações. Com efeito, a diminuição do consumo repercutiu-se numa menor coleta de impostos indiretos. Adicionalmente, verificou-se um aumento dos reembolsos efetuados aos agentes económicos, nomeadamente no que respeita ao IRC», destaca ainda o documento.

Em pormenor, as receitas resultantes de impostos diretos afundaram, no total, 9,5%. O encaixe conseguido com o IRS ficou 7,6% aquém e as receitas com o IRC afundaram 17,3%.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---troika/defice-execucao-orcamental-receita-governo-dgo-ultimas-noticias/1412854-6375.html

Portugal regressa aos mercados com sucesso. Juro foi de 4,891%

Portugal regressou aos mercados com sucesso. Dois anos depois, o país conseguiu colocar 2,5 mil milhões de euros, em dívida a cinco anos, acima dos 2 mil milhões inicialmente previstos, tendo pago para isso uma taxa de 4,891%, anunciou esta quarta-feira o Governo, pela voz da Secretária de Estado do Tesouro. Da última vez, a 7 de fevereiro de 2011, tinha sido cobrado um juro de 6,4%.

Segundo Maria Luís Albuquerque, no leilão de hoje a procura rasgou a barreira dos 12 mil milhões de euros.

Esta emissão de dívida sindicada - apoiada pelos bancos BES, Barclays, Deutsche Bank e Morgan Stanley - atraiu uma forte procura internacional. «Houve uma participação muito significativa de não residentes. Só os investidores estrangeiros absorveram 93% da emissão». Destes, 30% são norte-americanos.

Em conferência de imprensa no Ministério das Finanças, a governante adiantou que haverá outras emissões como esta. «Naturalmente que um processo de regresso sustentável aos mercados implicará a realização de outras transações». Mais: a emissão representa «uma melhoria das condições de financiamento de Portugal».

Ainda assim, Maria Luís Albuquerque esclareceu que «as necessidades de financiamento deste ano não dependiam da realização desta emissão de dívida». «É importante dar este passo de regresso aos mercados, mas não foram as necessidades financeiras imediatas que ditaram a decisão», disse.

O Governo acredita que «as taxas de juro tendem a melhorar» e, como tal, «não fazia sentido aumentar ainda mais o montante da emissão», explicou.

A ideia é aproveitar a flexibilidade do mercado e «escolher as janelas de mercado adequadas». Por isso, o Executivo garante que vai continuar a olhar para essas oportunidades e realizar outras operações como a troca de dívida que ocorreu no final do ano passado.

«Temos interesse em reconstruir toda a curva de rendimentos da dívida portuguesa e, na altura adequada, realizar também emissões a 10 anos».

«Estamos a ganhar terreno em relação à Irlanda»

Sobre se Portugal e Irlanda combinaram este regresso a emissões de dívida de longo prazo, Maria Luís Albuquerque indicou que não. «O que houve foi um alinhamento de objetivos. Concertação para a emissão em mercado propriamente dita não houve. Acabámos por aproveitar ambos uma janela de mercado que em termos de tempo é próxima uma da outra».

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---troika/regresso-aos-mercados-emissao-de-divida-ministros-das-financas/1412775-6375.html

Passaporte para o Empreendedorismo

Que apoios são concedidos pelo Passaporte para o Empreendedorismo?
  • Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo – o processo inicia-se através do acesso a uma Bolsa para o desenvolvimento do projeto empresarial.
  • Mentoria - os beneficiários da Bolsa podem ter acesso a uma Rede de Mentores que irão fornecer aconselhamento empresarial aos empreendedores.
  • Assistência Técnica - os beneficiários da Bolsa podem ainda obter Assistência Técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

A Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo é:

  1. 1 um incentivo mensal no valor de 691,70 euros
  2. 2 a atribuir durante um periodo mínimo de 4 meses e até ao máximo de 12 meses.
  3. 3 para jovens:
    • até aos 30 anos licenciados há menos de 3 anos
    • até aos 30 anos, detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento, e inscritos nos centros de emprego há mais de 4 meses
    • até aos 34 anos, detentores de mestrado ou doutoramento
Os jovens devem ser detentores de um projeto de empreendedorismo que ainda se encontre na fase da ideia:
  • inovador, com potencial de crescimento e que responda a uma necessidade de mercado.
Regiões elegíveis:
O Passaporte para o Empreendedorismo destina-se a empreendedores residentes ou que tenham obtido o grau académico nas regiões Norte, Centro ou Alentejo, considerando que no âmbito do projeto empresarial a apresentar, a respetiva atividade será desenvolvida numa destas regiões.

Perguntas e Respostas sobre o Passaporte para o Empreendedorismo


Formulário de Candidatura ao Passaporte para o Empreendedorismo


Documentos para download

Ler mais em: http://www.ei.gov.pt/iniciativas/detalhes.php?id=39

Qatar Airways volta a Lisboa domingo para contratar

A Qatar Airways volta a recrutar em Lisboa já no próximo domingo, dia 27 de janeiro, e convida todos aqueles que querem um emprego na companhia (pessoal de cabine) a fazer a pré-inscrição no site. A companhia aérea do Qatar esteve a recrutar em Portugal há dois meses (leia mais aqui).

Para concorrer, precisa de fazer like na página da companhia e inscrever-se para o evento de domingo, que decorrerá no Shearton Lisboa Hotel & Spa (Rua Latino Coelho, 1), aqui. “Se tem confiança e carisma e gosta de cuidar dos outros, venha visitar-nos a partir das 9h da manhã. Traga o seu currículo e fotografias”, convida a companhia, a melhor do mundo segundo o Skytrax 2011 e 2012. "Ganhe um emprego e um salário livre de impostos.” O emprego, em full time, terá sede em Doha, no Qatar (Médio Oriente), e são aceites candidaturas até 26 de janeiro, véspera do evento de recrutamento - ainda que seja aconselhado que submeta a sua candidatura até dia 23, quarta-feira.
Na candidatura online terá de carregar o seu CV em inglês, uma fotografia tipo passe e outra de corpo inteiro e cópia do passaporte (página da fotografia). O evento durará “pelo menos meio dia”, avisa a organização, e os escolhidos serão submetidos a entrevistas nos dias seguintes ao evento.

Outras exigênciasA primeira triagem para o pessoal de bordo faz-se nas características físicas e de personalidade, formação e disponibilidade. Se não cumprir algum destes requisitos, não vale a pena concorrer.
Idade mínima: 21 anos
Alcance mínimo do braço (em bicos dos pés): 2,12 m
Formação mínima: 12.º ano
Línguas: fluente em inglês falado e escrito e conhecimento razoável de outra língua
Estado físico: excelente saúde e boa forma física
Localização: Possibilidade de se mudar para Doha, Qatar.
Personalidade: extrovertido, capaz de se relacionar com os outros e de trabalhar em grupo numa equipa multinacional.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO094005.html?page=0

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Neve na Guarda - circulação automóvel só com muita precaução


Depois do nevão que caiu ontem, a circulação na cidade da Guarda encontra-se muito condicionada. Toda a precaução é pouca tanto para automobilistas como para peões, muitos passeios e estradas estão autênticas pistas de gelo.
No entanto,  a paisagem é magnífica …












 

 

Atenção ao Piso:

 











 




  




                                                                                                                                                                                    


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Saúde: taxas moderadoras aumentam

As taxas moderadoras aumentam esta segunda-feira 2,8%, o valor da taxa de inflação verificado em 2012. Por exemplo, uma urgência hospitalar passa a custar 20,60 euros.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) atualizou o valor das taxas moderadoras a pagar por algumas prestações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ficando de fora as várias consultas de cuidados primários (nos centros de saúde).

Assim, de acordo com os novos preçários, uma consulta de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito hospitalar passa a custar 5,15 euros e uma consulta de especialidade sobe para 7,75 euros. A consulta ao domicílio aumenta para 10,30 euros.

Num atendimento em urgência, aos valores fixados para o atendimento acrescem as taxas moderadoras de meios complementares de diagnóstico (MCDT) realizados no decurso do atendimento até um máximo de 50 euros.

Uma urgência médico-cirúrgica passa a custar 18,00 euros, ao passo que uma urgência básica fica nos 15,45 euros.

No Serviço de Atendimento Permanente ou Prolongado (SAP) os utentes passam a pagar 10,30 euros.

Tal como previsto no Orçamento de Estado para 2013, não se aplicará a atualização às taxas moderadoras referentes a consultas de medicina geral e familiar ou outra consulta médica que não a de especialidade realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários; consultas de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários; consultas ao domicílio no âmbito dos cuidados de saúde primários; consulta médica sem a presença do utente no âmbito dos cuidados de saúde primários.

A consulta de medicina geral e familiar ou outra consulta médica que não a de especialidade custa cinco euros e a consulta de enfermagem ou de outros profissionais de saúde realizada no âmbito dos cuidados de saúde primários custa quatro euros.
 

A cadeira é o novo tabaco: Ficar sentado é tão prejudicial quanto fumar?


 
Office Como muitas outras pessoas, dou por mim a passar demasiado tempo diante do computador. Quando tenho reuniões face a face, costumo encontrar-me com os meus colegas à volta de uma mesa de conferências, por vezes num lounge de aeroporto (nada como aproveitar bem uma escala longa) e, muito frequentemente, em cafés (olá, Starbucks!).Isto significa que o maior denominador comum de qualquer destas localizações não é a secretária ou o teclado, nem mesmo o café. O denominador comum num dia de trabalho moderno é o nosso… bem, o nosso traseiro. Enquanto trabalhamos, o que fazemos mais que qualquer outra coisa é estarmos sentados.
Em média, são mais de nove horas por dia, contra menos de oito a dormir. Estarmos sentados é tão prevalecente e tão natural que nem sequer questionamos quanto tempo o fazemos. E, como todas as outras pessoas o fazem, nem nos ocorre que não seja bom. Cheguei à conclusão de que estar sentado é para a nossa geração o que o hábito de fumar foi para outras. É claro que os estudos no âmbito da saúde concluem que as pessoas deviam passar menos tempo sentadas, fazendo pequenas pausas para se levantarem e caminharem.
Depois de uma hora sentado, a produção de enzimas que queimam gorduras diminui até 90%. Longos períodos nessa posição diminuem o ritmo do metabolismo, afetando, por exemplo, os níveis de HDL, ou colesterol bom. As investigações mostram que esta falta de atividade física está diretamente ligada a 6% do impacto das doenças cardíacas, 7% da diabetes de tipo 2 e 10% do cancro da mama e do cólon. Neste momento, nos Estados Unidos, o peso da mortalidade associada à obesidade é de 35 milhões, enquanto em relação ao tabaco são 3,5 milhões.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO093634.html?page=0

“be IN” Guarda - 6 de Março


Início:6 de Março de 2013 14:00
Fim: 6 de Março de 2013 18:30
Preço: Gratuito
Categoria:
Organizador: AIP e NERGA
E-mail: foruns@aip.pt
Local: NERGA
Endereço: Guarda, Guarda, Portugal 
 

Programa

14h00:
Acreditação dos participantes
14h30:
Mesa redonda para introdução ao tema
15h45:
Pausa
16h00
Sessões paralelas:
Speaker’s Corner
Futuroscópio

18h30:
Conclusão

Seja um dos Speakers no Speaker’s Corner >>
e


Mais informações: http://www.be-in.com.pt/evento/be-in-guarda/

A neve chegou à cidade mais alta de Portugal



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Formação Profissional

Próximos Cursos

Próximos Cursos Financiados


 http://www.gestoapreciativo.pt/
Telefone: 271 084 372
Fax: 271 084 537
Telemoveis: 96 40 90 266/96 40 90 263 / 926445930 (Moche)
Email: info@gestoapreciativo.pt

A 3ª edição da ExpoSerra terá lugar entre os dias 1, 2 e 3 de fevereiro

 
A ExpoSerra é uma feira setorial que tem como objetivo a promoção de negócios e de produtos tradicionais locais e regionais, contribuindo para a dinamização comercial e industrial de Gouveia e da Serra da Estrela.

Data Início : 01-02-2013
Data de Fim : 03-02-2013
Local Evento : Pavilhão da ex-Bellino & Bellino, Gouveia

Snowboard Urban Festival na Covilhã


 
O Snowboard Urban Festival volta a realizar-se na Covilhã, a 26 de janeiro.
Fonte: Shutterstock Images - Licença Standard
O Snowboard Urban Festival, prova de freestyle inscrita no Campeonato Europeu da modalidade e pontuável para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, na Rússia, volta a realizar-se na Covilhã, a 26 de janeiro. A informação foi adiantada pelo presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Farromba, depois de ter a garantia do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, de que a prova terá um apoio entre os 65 e os 70 mil euros. A competição realizou-se pela primeira vez em fevereiro de 2012, na Covilhã.

Feira Regional do Queijo Serra da Estrela

Governo quer alargar mobilidade especial à Educação e Saúde

O Governo quer alargar a mobilidade especial. Além de simplificar os mecanismos de adesão, quer que esta possibilidade seja estendida também aos funcionários públicos nos setores da Educação e da Saúde.

Mais: quer pagar menos a quem for colocado na mobilidade especial e que os trabalhadores possam ficar nessa situação por menos tempo, antes de seres dispensados.

Estas são algumas das medidas com que o Governo se compromete, numa carta de compromissos enviada ao Fundo Monetário Internacional (FMI), e revelada esta sexta-feira juntamente com o relatório do Fundo no âmbito da sexta avaliação do programa de assistência a Portugal.

O executivo segue assim as sugestões do próprio FMI, num relatório recente que apontava a redução de funcionários e a redução de remunerações como um dos passos para baixar as despesas do Estado com pessoal. Um fator considerado decisivo pelo Fundo para cortar 4 mil milhões de euros na despesa.

O FMI sugeria que os funcionários não pudessem permanecer mais de dois anos em mobilidade especial, e que a remuneração nessa situação, fosse gradualmente cortada. Ao fim deste período, os funcionários que não sejam absorvidos, devem ser dispensados, diz o Fundo.

Mobilidade à parte, outro dos compromissos assumidos pelo Governo nesta carta, é a redução de contratados, já que se propõe não renovar 50% dos contratos.

Os salários dos restantes funcionários públicos também não deverão escapar a cortes, já que o Governo quer rever as tabelas salariais da Administração Pública. E, além dos salários, outro corte está a ser planeado nos outros benefícios sociais dos funcionários públicos, que devem convergir com aqueles que existem na Segurança Social.

O FMI sugere esta sexta-feira ao Governo aliviar o IRS e o IRC, e cortar despesa com pensões e funcionários públicos.

Nos documentos públicados, confirma que o executivo já está em contactos para colocar dívida de longo prazo o quanto antes.

De resto, corta a previsão de crescimento para 2014 e estima que Portugal fechou 2012 com um défice de 5,2%, acima da meta acordada.
 

Expansão da Coficab considerada de interesse público municipal

 
Laboração nas novas instalações começa em fevereiro
Laboração nas novas instalações começa em fevereiro
A Câmara da Guarda declarou de interesse público municipal a expansão da fábrica da Coficab, que vai instalar em Vale de Estrela o centro técnico do grupo. A deliberação foi aprovada por unanimidade e o investimento de cerca de 12 milhões de euros elogiado por todos.

«É uma empresa que está a crescer de forma sustentada, com gente de cá, tendo apostado em consolidar o seu projeto na Guarda com a abertura de uma unidade de investigação para servir todo o grupo e que empregará técnicos altamente qualificados», referiu Joaquim Valente. Por sua vez, Rui Quinaz considerou que «estes bons exemplos têm que nos encher a alma e dar alento para um futuro melhor. É pena não haver outros».
(...)
Segundo o diretor-geral da empresa, o plano de arranque das diversas atividades na área de expansão vai iniciar-se em fevereiro com «a entrada em funcionamento do terceiro acelerador de eletrões para produção de fios de alta temperatura, um negócio que se estima vir a gerar 10 milhões de euros por ano». Já para maio está previsto começar a produção em série de fios miniaturizados para transmissão de sinal (negócio associado de cinco milhões de euros/ano) e para novembro o início do processo de estanhagem, que tem um negócio associado de 15 milhões de euros/ano», revela João Cardoso. Pelo meio, em março, vai arrancar a construção do centro tecnológico da Coficab, que «irá concentrar os diversos serviços de desenvolvimento de produto, engenharia de processo e qualidade central, que servem de suporte a todas as operações que o grupo tem pelo mundo», adianta o responsável.

Ler mais: http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=689&id=38265&idSeccao=9061&Action=noticia

Administração pública tem 1905 vagas de estágio para 2013

O número de Estágios profissionais na administração pública previstos para este ano já está fixado. São 1905 vagas e as candidaturas começam já no dia 28.
Uma portaria publicada hoje em Diário da República estabelece a abertura do concurso para o Programa de Estágios profissionais na administração pública central (PEPAC) para o ano 2013.

Onde se pode candidatar
As candidaturas são apresentadas exclusivamente através do preenchimento de formulário de candidatura on -line, disponível
no site da Bolsa de emprego Público.

As candidaturas começam a ser entregues no dia 28 de janeiro e prolongam-se até ao dia 8 de fevereiro, para estágios a iniciar no inicio do mês de maio.
Como funciona o processo
Até ao dia 8 de março de 2013, os candidatos admitidos provisoriamente são o, listados alfabeticamente no sítio do PEPAC e agrupados pelas áreas de educação e formação e pelos distritos em que o candidato se disponibilizou para realizar o estágio.
Até ao dia 9 de abril de 2013, os candidatos são provisoriamente ordenados no sítio do PEPAC, através da aplicação da fórmula de avaliação curricular e, até ao dia dia 2 de maio de 2013, os candidatos são selecionados, em face das vagas disponíveis, por cada entidade promotora, por cada área de educação e formação, e por cada distrito.
Os estágios iniciam-se a partir do dia 3 de maio.

Valor da bolsa atribuída
Aos estagiários é concedida, por cada um dos
12 meses de duração do estágio, uma bolsa de estágio equivalente 1,65 vezes o valor correspondente ao indexante dos apoios sociais (IAS), ou seja 691,7 euros.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO092428.html?page=0