sábado, 9 de fevereiro de 2013

Já pode concorrer ao CoopJovem e receber uma bolsa de 691,7 euros

       

78,5 mil jovens estão registados no IEFPEstá disponível a partir de hoje a folha de candidatura para o Coopjovem, um programa destinado a apoiar o empreendedorismo cooperativo e que prevê a atribuição de uma bolsa de 691,71 euros aos jovens licenciados interessados em desenvolver o projeto de forma exclusiva.Candidate-se aqui

O programa a que já pode aceder apresenta três modelos de apoio aos jovens: acesso a uma bolsa para desenvolvimento de um projeto cooperativo, apoio técnico e acesso a crédito bonificado ao investimento no âmbito do programa Microinvest.

A bolsa tem um valor máximo de 691,71 euros para jovens com ensino superior completo (1,65 vezes IAS indexante de apoio social), 544,99 para jovens com ensino secundário completo (1,3 vezes o IAS) e 419,22 para quem não concluiu o ensino secundário, durante um período mínimo de dois meses e máximo de seis meses.

Assim, o Coopjovem está acessível a jovens com pelo menos o 9º ano de escolaridade e idades entre os 18 e os 30 anos que queiram criar uma cooperativa entre cinco e nove elementos, mas também se podem candidatar empreendedores entre 18 e 40 ano, com pelo menos o nono ano, que queiram inaugurar uma nova secção numa cooperativa já existente e que tenha mais de dez elementos.
Os bolseiros terão que apresentar relatórios de progresso do projeto e têm ainda a possibilidade de se candidatarem às linhas de crédito do Microinvest.

Na portaria hoje publicada fica estabelecido que são elegíveis os projetos de investimento que criem, pelo menos, um posto de trabalho na nova cooperativa ou de que resulte a criação líquida de postos de trabalho nas cooperativas agrícolas já existentes.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO088205.html?page=0

5º Passeio TT

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Programa Internacional de Bolsas Bellevue


Viver e trabalhar num país europeu durante um ano
O Programa Internacional de Bolsas Bellevue é uma iniciativa alemã, criada em 2004, com o objetivo de promover a construção europeia através do incentivo à cooperação transnacional das entidades envolvidas e dos seus colaboradores.
O INA é o representante de Portugal na organização e informa que as candidaturas decorrem até 29 de março de 2013.
Requisitos de candidatura:
Ser trabalhador de um organismo da administração pública central em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado ou de nomeação definitiva;
Possuir no mínimo, 6 anos de experiência profissional após licenciatura, 4 dos quais em organismos da Administração Pública;
Ter desempenhado funções como dirigente/coordenador ou ter perspetiva de vir a assumir funções de liderança;
Possuir um nível de qualificação académica correspondente a mestrado ou equivalente.
Requisitos preferenciais de candidatura:
Experiência de estudo ou trabalho no estrangeiro;
Domínio da língua inglesa;
Conhecimento básico da língua do país anfitrião pretendido;
Bons conhecimentos de política e de economia nacional e internacional;
Interesse pelo desenvolvimento político da Europa;
Capacidade de negociação;
Capacidade de trabalhar em equipa;
Espírito de iniciativa e sentido de responsabilidade;
Excelente capacidade de expressão escrita;
Capacidade e vontade de adquirir rapidamente novas competências profissionais;
Capacidade e disponibilidade para trabalhar em grupos de trabalho interdisciplinares.
Envio de candidaturas:
INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas
a/c Dr. Fernando Vaz de Medeiros
Rua Filipe Folque, n.º 44, 1069-123 Lisboa.
Informação completa aqui:Clique aqui
INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas
Divisão de Comunicação e Relações públicas
T. (+351) 21 446 53 87 | ina@ina.pt

Aldeias de Portugal - O regresso às origens - Parte 1/3


Aldeias de Portugal - O regresso às origens - Parte 2/3


Aldeias de Portugal - O regresso às origens - Parte 3/3


Carnaval no Sabugal

Folia do Carnaval arranca hoje na região

foto
Enterro do “entrudo”, touros, bailes e muitos cortejos, são várias as opções na região para festejar o Carnaval, entre hoje e terça-feira. Sem descanso, mas com muita animação, a tradição revive-se mais uma vez para afastar os problemas por uns dias.

Aldeia do Bispo (Sabugal)
“Desfiles e Garraiadas” é o mote das festividades que arrancam no domingo com uma largada de touros (10h30) e à qual se segue o desfile pelas ruas da aldeia e também e uma garraiada. Já na segunda-feira, o Carnaval festeja-se noite dentro com um baile de máscaras, animado pelo grupo Fãs da Farra, prémios para os melhores mascarados e a atuação de um DJ. Os touros regressam na terça-feira.

Ciudad Rodrigo (Espanha)
O “Carnaval del Toro”, em Ciudad Rodrigo, é uma referência na zona transfronteiriça, sendo defendido por muitos como o mais antigo em Espanha. Entre amanhã e terça-feira, o ambiente quotidiano da cidade é ocupado pelo “espírito” taurino, com largadas e corridas de touros na praça central, assim como um cortejo carnavalesco, um baile de máscaras e muita animação durante cinco dias. O programa completo está disponível em www.carnavaldeltoro.es/Programa.html.

Covilhã
O “Carnaval da Neve” é promovido pelo município, em colaboração com o Clube Nacional de Montanhismo e diversas associações da cidade entre hoje e terça-feira. O destaque vai para o corso infantil das escolas, com partida do Campo das Festas amanhã às 14 horas, e para o grande baile no sábado à noite na Ponte da Carpinteira. Haverá prémios para a “miss Carnaval” e o “melhor mascarado”. Já o Conservatório dá um concerto de solidariedade no Teatro Municipal este sábado. As receitas serão doadas à delegação local da Cruz Vermelha para apoiar famílias carenciadas. O maestro Rogério Peixinho vai dirigir a Guitarrafonia, orquestra de guitarras formada por alunos e docentes de várias escolas do ensino artístico especializado de música.

Famalicão da Serra (Guarda)
O “Enterro do Entrudo” acontece na terça-feira, pelas 20 horas, em Famalicão da Serra. Inspirado numa tradição popular com dezenas de anos, o espetáculo de sátira social conta com a participação de atores amadores do Aquilo Teatro e do Grupo de Teatro Experimental dos Trinta, que integram o cortejo pelas ruas da aldeia. Marcam também presença os Serrabecos, a fanfarra NémFáNemFum, a Banda Filarmónica de Famalicão, os Foligaitos, o Grupo de Cantares de Arrifana e a Associação Cultural e Recreativa da Sequeira. A organização é do Centro Cultural de Famalicão da Serra, com apoio da Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Famalicão e Câmara da Guarda.

Figueira de Castelo Rodrigo
“Histórias de Encantar” é o tema que inspira o desfile do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, amanhã a partir das 14 horas. Já no sábado acontece o baile de Carnaval, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários, pelas 22 horas.

Gouveia
Hoje, há desfile das escolas de Gouveia, promovido pela Escola Profissional, com início às 10 horas. Já no domingo é dia do corso de Carnaval, que tem como rainha Petra, ex-concorrente do programa “Casa dos Segredos” (TVI). A má sorte e a crise serão “queimadas” na terça-feira, com o enterro do “entrudo” marcado para as 18 horas. O espetáculo conta com a participação das “carpideiras” do Rancho Folclórico de Gouveia e acompanhamento da Sociedade Musical Gouveense. O desfecho libertador vai acontecer no Jardim da Ribeira, onde se fará a “Leitura do Testamento” e a “Queima”, com a degustação das tradicionais papas de milho no final.

Guarda
O “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo” está marcado para segunda-feira à noite. O tradicional cortejo carnavalesco tem início no Jardim José de Lemos e termina com a “morte” do galináceo na Praça Velha. A atividade integra centenas de participantes oriundos de associações locais, bem como atores, músicos e animadores profissionais. Esta é uma produção da Culturguarda para a autarquia, concebida e coordenada por Américo Rodrigues, com texto de Hélder Sequeira, sendo o galo construído por Rui Miragaia. No final será distribuída a “Canja do Galo” gratuitamente pelos presentes. Também a gastronomia será celebrada, entre amanhã e quarta-feira, com pratos típicos desta época em vários restaurantes do concelho.
Também a Escola EB1 da Estação cumpre a tradição e organiza amanhã um desfile carnavalesco pelas ruas do bairro durante a manhã.

Pinhel
Os mais novos são os protagonistas do desfile alegórico de amanhã que, ao contrário do habitual, começa às 14h30. Com o fim de semana dedicado à Feira das Tradições, a animação carnavalesca volta no domingo com o tradicional baile de Carnaval e concurso de máscaras.

Sabugal
Domingo é dia de desfile no Sabugal, com arranque às 15 horas, a pé ou em carro alegórico. Nesta edição, o cortejo é também um convite à redescoberta de tradições, lendas e mitos das comunidades sob a forma de disfarce. As festividades incluem, pelo sexto ano consecutivo, os Roteiros Gastronómicos, aos quais aderiram 13 restaurantes do concelho.

Sabugueiro (Seia)
O Sabugueiro volta a queimar o “entrudo” sábado, no Largo da Igreja. A aldeia recupera assim uma tradição antiga adaptada aos tempos modernos. A festa começa às 22 horas com um baile, seguindo-se o julgamento do “entrudo”.

Seia
Os jardins-de-infância, escolas de primeiro ciclo e IPSS vão dar vida, no sábado, ao desfile que percorrerá as ruas da cidade a partir das 15 horas. De manhã, a animação está a cargo da fanfarra dos bombeiros, da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, da Filarmónica 1º de Janeiro e do Conservatório de Música local. Já de tarde vão atuar os Ranchos Folclóricos de Seia e “Os Pastores” de São Romão.

Vila Franca das Naves (Trancoso)
Vila Franca das Naves leva às ruas o tradicional desfile de Carnaval no sábado, com a saída do corso carnavalesco marcada para as 14h30. O evento, genuinamente popular, é uma das tradições mais antigas na região e atrai milhares de espetadores todos os anos. A tarde culmina com o enterro do entrudo no Largo do Mercado, um baile de música popular com Rui Saraiva e, à noite, um baile de máscaras animado pelo grupo Impakto.

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=692&id=38567&idSeccao=9125&Action=noticia

Exposição: O Carnaval na Guarda

O setor do Turismo associa-se ao Julgamento e Morte do Galo do Entrudo decorando as montras do Turismo da Guarda, na Praça Luís de Camões, com motivos alusivos ao evento.

Na montra interativa vão ser projetadas imagens e filmes das anteriores edições desta iniciativa.

Nas instalações do Turismo está patente até ao final do mês, uma mostra que aborda os seguintes temas: Pratos tradicionais desta época do ano, Tradições e Memórias do Carnaval de outros tempos na Guarda. Há para ver fotos, vídeos, textos e máscaras artesanais.


in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2295&action=noticia

 

  

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Alemanha oferece estágios remunerados a portugueses desempregados

 

programa 'job of my life'          
A Alemanha está a concorrer com a falta de emprego em Portugal e quer contratar jovens desempregados dispostos a ir trabalhar para o país. O programa chama-se "Job of my Life", e oferece bolsas de estudo que podem ir até aos €800 por mês. A campanha foi hoje avançada pelo Diário Económico.

 
A formação abrange diversas áreas e, mesmo que não saiba falar a língua alemã, não há problema: o "Job of my Life" inclui um curso intensivo de alemão gratuito, que tem lugar ainda em Portugal.
 
O curso para não-licenciados tem a duração de três anos e divide-se entre aulas e estágios profissionais em empresas para onde os formandos podem vir a ser contratados. Para concorrer basta ter entre 18 e 35 anos, estar desempregado e registado no Instituto de Emprego e Formação Profissional. As áreas que mais procuram profissionais são as elétricas, mecânicas e turismo. Os licenciados encontrarão mais oportunidades nas engenharias, tecnologias de informação, turismo e saúde.
A partir de dia 19 de fevereiro terá início a "Welcome to Germany Tour 2013", um road show que irá passar pelas cidades de Braga (dia 19), Porto (dia 20), Aveiro (dia 21), Coimbra (dia 22), Lisboa (dia 25), Setúbal (dia 26), Évora (dia 27), Faro (dia 28) e Portimão (dia 1 de março) com o objetivo de apresentar o programa, aconselhar e pré-selecionar possíveis candidatos.
Para participar nestas sessões deve inscrever-se com uma semana de antecedência. Inscreva-se aqui para as sessões de Braga, na Universidade do Minho, Porto, no CACE, Aveiro, na Universidade de Aveiro, Coimbra, no ISEC, Lisboa, nos escritórios do IEPF, Setúbal, no Instituto Politécnico de Setúbal, Évora, na Universidade de Évora, Faro, na Universidade de Faro e Portimão, no Museu de Portimão. Os participantes devem levar o seu CV em inglês ou alemão.
Visite aqui o site do programa "Job of my Life" (para já, só em alemão)
in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO098143.html?page=0

Emirates recruta em Lisboa: tatuagens visíveis, buço e aparelhos nos dentes são mal-vistos

 


Antinori é vice-presidente executivoA Emirates vem a Lisboa contratar pessoal de cabine, no próximo dia 9 de fevereiro. Os números de recrutamento não estão fechados e, por isso, a margem de contratação não tem limite.


O vice-presidente executivo da companhia, Thierry Antinori, explica que tipo de características devem ter os candidatos. "Procuramos pessoas que considerem que os clientes são as pessoas mais importantes da companhia, mais ainda do que os administradores. Porque são os clientes que nos pagam os salários.", explica o responsável.
Leia aqui a experiência da assistente de bordo portuguesa Cátia de Oliveira, recrutada pela Emirates em 2008.
Antinori diz que os candidatos devem ser sensíveis à multiculturalidade, de maneira a saberem lidar com as diferentes culturas, tanto dos colegas de trabalho como dos clientes da companhia.
A Emirates procura "pessoas que queiram trabalhar com vencedores, porque estamos habituados a ganhar. Queremos vencedores, pessoas positivas", assegura o vice-presidente executivo. E dá um exemplo: "É como preferir ir a um restaurante onde se sabe que há muitos, muitos clientes, em vez de ir a outro que não tem ninguém. Nós atraímos pessoas para atrair outras pessoas."
A companhia com sede no Dubai tem políticas exigentes quanto à imagem dos tripulantes de cabine. Não se aceitam tatuagens visíveis na farda o que, no caso de raparigas, inclui zonas como a cara, pescoço, braços, mãos, e do joelho para baixo. No caso dos rapazes a regra das tatuagens aplica-se à cara, pescoço e mãos. Os tripulantes também não devem usar piercings na cara.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO046953.html?page=0

Exposição "Leite, cardo e mãos frias - o queijo Serra da Estrela"


    
Está patente no Hotel Lusitânia, na Guarda, durante todo o mês de fevereiro, a exposição de fotografia "Leite, cardo e mãos frias - o queijo Serra da Estrela no concelho da Guarda".

A mostra, com fotografias de Monteiro Gil e de Fernando Curado Matos, foi cedida pela Câmara Municipal da Guarda. Segundo a autarquia, a exposição «é uma homenagem a pastores, queijeiras e a todos os que ainda persistem em manter a tradição, fabricando o queijo Serra da Estrela».

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Inscrições para “Orquestra de Lixo” do Teatro Aquilo, Guarda




O Teatro Aquilo tem inscrições abertas para a frequência da “Oficina OLGA – Orquestra de Lixo Guarda Aquilo”, que vai ser orientada por Alberto Lopes.
O projeto, com a duração de cinco meses e de duas horas por semana, é dirigida a uma faixa etária que vai dos 08 aos 80 anos e “não implica nenhum tipo de conhecimento específico prévio”, segundo a organização.
Tem como objetivo a formação musical com noções básicas de acústica, organologia e de trabalhos manuais e pretende levar os participantes a construir os próprios instrumentos a partir de materiais recicláveis.
A OLGA terá início em março e terminará em julho com uma atividade final onde os participantes vão colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos.
O prazo para inscrições termina no dia 28 de fevereiro.

in http://www.asbeiras.pt/2013/02/inscricoes-para-orquestra-de-lixo-do-teatro-aquilo-guarda/

Estrela e Douro com 400 mil euros para investir na internacionalização

serra_estrela
O projeto “Douro e Estrela In Tourism” vai aplicar 400 mil euros, até 2014, na promoção internacional dos dois territórios, alicerçada na vertente turística, com vista à melhoraria da competitividade das empresas, anunciou fonte da iniciativa.
Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), o projeto foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários, através do programa SIAC/COMPETE.

O investimento global é de 400 mil euros, que serão pagos por fundos comunitários e privados.
Alberto Tapada, dirigente da AETUR, disse à agência Lusa que a iniciativa visa a promoção integrada dos territórios do Douro e Serra da Estrela.
O objetivo passa pela internacionalização, assente no setor de atividade chave – o turismo – complementado com os produtos diferenciadores e que aqui são produzidos, como o vinho, queijo, doçaria, fumeiro ou os enchidos.
“A internacionalização é o caminho que nos resta percorrer. Quando a trajetória nacional é de retração do consumo, que se tem vindo a acentuar, é evidente que a diversificação dos mercados externos é seguramente uma oportunidade para as empresas regionais”, salientou.
O projeto quer melhorar os níveis de competitividade das empresas especialmente micro e pequenos e médias empresas (PMME) do território de intervenção, através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais, facilitando por estas vias a penetração no mercado externo.
O projeto passa por organizar e estruturar a oferta turística do território, o desenvolvimento de estratégias de cooperação de marketing e de promoção, melhorar a imagem e notoriedade do território no exterior, aumentar a competitividade do tecido económico do território de intervenção e desenvolver o emprego e aumentar os impactos económicos no território.
Para o efeito serão realizadas várias ações entre 2013 e 2014, entre elas a criação de um roteiro turístico de enoturístico/cultura/natureza (Douro – Estrela), a realização de seis seminários, serão organizadas visitas por parte de especialistas em matéria de turismo, vinho, cozinha, jornalistas ou importadores.

Ler mais: http://www.asbeiras.pt/2013/01/estrela-e-douro-com-400-mil-euros-para-investir-na-internacionalizacao/

S&P: economia portuguesa pode recuperar mais cedo que o esperado

A economia portuguesa pode recuperar mais cedo do que o esperado. São previsões da agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P), que aponta ainda a Grécia como uma exceção ao crescimento da economia da Zona Euro.

De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira, os países endividados da Zona Euro estão a conseguir corrigir os défices a um ritmo mais rápido do que se previa, e as exportações têm um peso considerável neste ajustamento.

«Os nossos resultados confirmam que economias europeias da periferia estão a ajustar-se rapidamente em termos externos», refere a agência no relatório, acrescentando que «o mais importante, com a significativa exceção da Grécia, é que são as exportações que estão a liderar este ajustamento, ao mesmo tempo que os custos unitários do trabalho estão a cair para níveis mais competitivos».

A S&P destaca a Irlanda pela «redução substancial dos custos unitários do trabalho e a uma histórica forte capacidade de atração de investimento estrangeiro e de financiamento de empresas», mas sublinha que «em 2012, Espanha e Portugal reduziram a diferença, sobretudo devido ao crescimento das exportações de bens e de serviços».

Exportações vão representar mais de 40% do PIB

No caso de Portugal, o indicador que reflete esta recuperação mais do que duplicou em 2012, passando de 4,4 para 8,9. No final de 2013 as exportações deverão representar mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB).

«Para 2013, prevemos que Espanha, Portugal e Irlanda apresentem excedentes claros nas contas correntes, permitindo-lhes apresentar mais cedo do que prevíamos uma recuperação do PIB, assumindo que a procura externa o permita», refere.

Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/sp-rating-economia-exportacoes-recuperacao/1416667-6377.html

Jovens recorrem ao microcrédito para recuperar negócios

Quatro em cada dez negócios abertos através do microcrédito, em 2012, foram de empreendedores com menos de 30 anos, muitos dos quais recuperaram negócios abandonados pelos antigos patrões, segundo a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Dados ainda não definitivos da ANDC indicam que, em 2012, foram creditados 174 negócios, mais dez do que em 2011 e mais 24 do que em 2010.

Além dos 174 projetos creditados, num montante de 1,3 milhões de euros, responsáveis pela criação de 218 postos de trabalho, encontram-se a aguardar crédito mais 42 processos.

«Em 2012, 40% dos projetos creditados foram de empreendedores com menos de 30 anos, o que é uma alteração muito grande no nosso universo», disse esta segunda-feira à agência Lusa Edgar Costa, gestor operacional de microcrédito, acrescentando que «muitos deles estão a pegar em negócios que os patrões estão a fechar».

Fazendo um balanço de 2012, Edgar Costa disse que se registou um «comportamento diferente» entre o primeiro e o segundo semestre.

Até junho, os projetos aprovados aumentaram 50%, em relação a igual período de 2011. O segundo semestre foi «relativamente mais fraco do que o habitual, o que interpretamos com algum receio face às expectativas e incertezas por causa da crise», disse o gestor, explicando que as pessoas tiveram receio de arriscar em novos negócios.

Contudo, a procura começou a retomar no final do ano e em janeiro registou-se, novamente, «bastante procura».
Ler mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---emprego/jovens-microcredito-negocios/1416510-6374.html

Danone investe 500 mil euros na fábrica de Castelo Branco para criar novo produto

A Danone acaba de investir na fábrica que possui em Castelo Branco meio milhão de euros, informou hoje a administração da empresa, em comunicado. 
  
O investimento permitiu a aquisição de uma nova linha de montagem para o fabrico de um novo iogurte líquido.
O diretor da fábrica, Carlos Antunes, explicou hoje à Lusa, que o "novo produto consiste num iogurte líquido de um litro que é comercializado dentro de uma jarra".
O responsável adianta que se "trata de uma embalagem económica, a qual corresponde a seis garrafas dos tradicionais iogurtes líquidos" da marca.
Para a criação deste produto foram auscultados cerca de 600 lares nacionais, que destacaram as principais qualidades da nova embalagem familiar.

Ler mais: http://economico.sapo.pt/noticias/danone-investe-500-mil-euros-na-fabrica-de-castelo-branco-para-criar-novo-produto_161869.html

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Concurso de Fotografia | Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2013

A Culturguarda e a Câmara Municipal da Guarda promovem, com a colaboração do Fotoclube da Guarda, um concurso de fotografia alusivo ao Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2013

- As fotografias devem ser publicadas pelos autores nesta página.
- Cada concorrente pode submeter até um máximo de 5 fotografias, até ao Domingo a seguir à realização do evento, inclusivé (17 de Fevereiro).
- As fotografias serão depois analisadas por um júri constituído por um representante do Teatro Municipal da Guarda/Culturgua...rda, um representante da Câmara Municipal da Guarda e um representante do Fotoclube da Guarda.
- Serão entregues primeiro, segundo e terceiro prémio, de 150€, 100€ e 50€. Para além da quantia, os vencedores receberão um diploma.
- A decisão do júri é soberana e não passível de recurso.
- Os vencedores serão anunciados na página e os prémios serão entregues em data a agendar.
- Os vencedores comprometem-se a entregar ficheiros de alta resolução das suas fotos à CMG para eventual publicação, sendo que a autoria será sempre mencionada.
- O concurso é aberto a toda a população e a entrega do prémio implica a assinatura de um documento comprovativo.

Benefícios para quem contratar desempregados

 

Inativos a partir dos 45 anos também são abrangidos pela medida

Há novos incentivos à contratação de desempregados ou inativos com mais de 45 anos. O diploma que consagra os benefícios para as empresas empregadoras já foi publicado em Diário da República e visa combater o desemprego nas faixas etárias mais afetadas pela crise.

As novas medidas preveem o reembolso de uma percentagem das contribuições para a Segurança Social às empresas empregadoras, mas o reembolso não pode exceder os 200 euros por contrato e por mês. Para aceder ao benefício, da contratação tem de resultar a criação líquida de emprego, ou seja, a empresa não pode despedir outro trabalhador para contratar um que lhe dê acesso aos benefícios.

O apoio terá a duração máxima de 18 meses.

O principal alvo são as pessoas desempregadas ou inativos a partir dos 45 anos, inscritos há pelo menos seis meses nos centros de emprego.
 

Faça as contas e veja como pode poupar no preço da luz

 

          
LuzOs preços da eletricidade e do gás estão cada vez mais caros. E o pior é que podem voltar a aumentar de três em três meses, uma vez que as tarifas reguladas - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias, destinadas a "incentivar" os consumidores a mudar para o mercado livre. Tem até ao final de 2015 para decidir, mas o melhor é ir vendo as ofertas dos diversos operadores para poupar na conta da da luz.
 
O primeiro passo é estudar as propostas que existem e perceber qual a que melhor se adequa aos seus consumos mensais. O Dinheiro Vivo compilou as ofertas de todos os operadores existentes no mercado livre de luz e gás para os clientes domésticos e concluiu que a EDP e a Galp são as empresas com as campanhas mais agressivas e com mais pacotes disponíveis. Mas a Endesa tem uma oferta bastante vantajosa, principalmente se tiver tudo elétrico em casa e a Iberdrola prepara-se também para lançar uma nova campanha promocional ainda este mês.
Faça bem as contas e não stresse... é que pode mudar de operador quando quiser.
As ofertas no mercado
EDP
EDP Casa Total Oferta para ter fatura conjunta de eletricidade e gás. Dá 2% de desconto na luz, nas tarifas simples e tri-horárias e 5% no gás. Tem tarifa bi-horária para potência a partir de 3,45 kvA, mas o preço é igual a da tarifa transitória, ou seja, ao que existe atualmente.
EDP Casa Dá 2% de desconto apenas na eletricidade, nas tarifas simples e tri-horária, a partir de 10,35 kvA. Tem tarifa bi-horária para potências a partir de 3,45 kvA, mas o preço é igual a da tarifa transitória, ou seja, ao que existe atualmente. Exige pagamento por débito direto.
Mais informações: https:/ /energia.edp.pt/particulares.aspx
EDP Microgeração (só para adesões até 30 de abril de 2013) Dá 10% de desconto na luz e mais 10% no gás para casas com potências entre 6,9 e 41,4 kvA, mas obriga a instalar painéis fotovoltaicos para produzir energia para vender à rede. O investimento nos painéis vai de 8600 a 23 300 euros, mas além do desconto, ainda pode ter receitas de 3200 euros por ano durante 25 anos com a venda de energia.
Mais informações e simulações: http:/ /www.microgeracaoedp.com/
GALP
Galp On eletricidade+gás Oferta dual com descontos de 2% a 5% na eletricidade e de 5% no gás. Tem opção bi-horária com preço igual à tarifa transitória e 5% de desconto no gás ou então com 2% de desconto no bi-horário e de 5% no gás, mas neste caso tem de contratar um serviço adicional que custa entre 3,90 e 5,90 por mês.
Galp On Eletricidade Dá 2% de desconto na tarifa transitória simples e na tarifa bi-horária, mas tem de contratar um serviço adicional que custa entre 3,90 e 5,90 por mês.
Galp On Gás Dá 2% de desconto na tarifa transitória, mas tem de contratar o serviço adicional que custa entre 3,90 e 5,90 por mês.
Mais informações: http://www.galpenergia.com
Endesa Dá 5% de desconto sobre o preço da tarifa transitória de energia. O preço da potência não tem desconto e não têm ainda tarifa bi e tri-horária e também não tem oferta de gás. No site, os valores sobre os quais se aplica o desconto estão desatualizados e, por isso, onde está o preço de 0,1393 euros por KWh deve ler-se 0,1405 euros.
Mais informações: http://www.endesa.pt
Casa Iberdrola A empresa espanhola diz que oferece 10% de desconto no preço da tarifa transitória de energia, mas esta campanha terminou em dezembro de 2012. Está a preparar uma nova oferta que entra em vigor em fevereiro.
Mais informações: http://www.iberdrola. pt
Gás Natural Fenosa Tem oferta de eletricidade, gás e ainda oferta dual de luz e gás na mesma fatura, mas não disponibiliza informações no site, apenas através do mail clientes@unionfenosa.pt
Goldenergy Só para gás. Não paga o termo fixo da conta o que significa um desconto imediato de 20%, no entanto obriga a um ano de fidelização.
Mais informações: http://www.goldenergy.pt/
Incrygas É uma fornecedora de gás, mas não tem informações no site e não clarifica se tem oferta para o mercado residencial.
Mais informações: http://www.incrygas.pt

in http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO097800.html?page=0