sábado, 2 de março de 2013

Guarda vai ter cápsula do tempo com testemunhos de personalidades locais

 

GUARDAO Clube Escape Livre da Guarda anunciou que vai liderar o projeto de criação de uma cápsula do tempo, que conterá testemunhos de 40 personalidades, que serão revelados em 2050.
A cápsula será enterrada, no dia 01 de julho, perto da torre de menagem da Guarda, num terreno cedido pela Câmara Municipal.
O anúncio foi feito na sexta-feira por Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, instituição que se dedica à promoção da região através do automóvel, durante a realização de uma gala comemorativa dos 40 anos do programa radiofónico Escape Livre e dos 65 anos da Rádio Atitude.
Segundo o responsável, a cápsula conterá textos com testemunhos, desejos e antevisões “redigidos por 40 personalidades marcantes” da sociedade atual, “sobre o que vai ser a cidade e a região em 2050, altura em que a cápsula será aberta e se confirmará” o acervo guardado no seu interior.
“Queremos pensar e projetar a Guarda para 2050, para que em 2050 se entenda como hoje pensamos o futuro, quais os desafios que consideramos decisivos para o desenvolvimento, quais os caminhos que queremos seguir para melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar”, justificou.
Luís Celínio explicou que o projeto pretende ser “uma forma de olhar para o futuro e pensar na cidade em todas as suas vertentes, de criar memória e de suscitar curiosidade de visita”, para “atrair mais turistas” para a cidade mais alta do país.
Em abril serão dados mais pormenores sobre o plano, disse, adiantando que a cápsula será fechada no dia 01 de julho, na presença do empresário Francisco Pinto Balsemão, patrono do projeto que também envolve a Rádio Altitude e o Instituto Politécnico da Guarda.
O responsável lembrou que, em 2008, o clube tinha anunciado um projeto idêntico, que também integrava a criação de um museu interativo e multimédia, mas tinha “custos avultados” e não se concretizou “por diversas razões”.
O propósito agora anunciado “retomou um pouco o conceito anterior”, embora seja “menos ambicioso do ponto de vista dos recursos”, assumiu.
Durante a gala que juntou ceca de duas centenas de convidados, o Clube Escape Livre homenageou pilotos de automóveis, empresários, entidades e várias personalidades, incluindo o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, a quem entregou o troféu ‘Escape Livre 40 anos’

in http://www.asbeiras.pt/2013/02/guarda-vai-ter-capsula-do-tempo-com-testemunhos-de-personalidades-locais/

RECORDE: taxa de desemprego dispara para 17,6% em janeiro

A taxa de desemprego em Portugal disparou para 17,6% em janeiro, de acordo com o Eurostat. É a taxa mais alta de sempre. Há um ano, o desemprego estava nos 14,7%. Os números foram revistos em forte alta.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, a taxa portuguesa passou dos 17,3%, em dezembro, para o número agora conhecido de 17,6%, em janeiro. São mais três décimas, no espaço de apenas um mês. Há agora 923 mil portugueses desempregados.

Estes números ultrapassam, assim, a previsão de 17,3% que a Comissão Europeia apresentou para este ano.

Portugal continua a ser o terceiro país, no seio da Europa a 27, com a taxa de desemprego mais elevada. Pior só a Espanha (com uma taxa de 26,2% em janeiro) e a Grécia (com 27% - dados de novembro, tendo em conta que em Atenas ainda não foram divulgadas as taxas de dezembro e janeiro).

Áustria (4,9%), Alemanha, Luxemburgo (ambos com 5,3%) e Holanda (6%) foram os países que registaram as taxas mais baixas.

O flagelo atinge também cada vez mais jovens. A taxa de desemprego até aos 25 anos chegou aos 38,6%, em Portugal, no primeiro mês do ano. A média da Zona Euro é de 24,2%. Em dezembro, a taxa estava nos 38,3% e há um ano estava nos 34,6%, com o desemprego entre as mulheres portuguesas (17,7%) a crescer mais do que o dos homens (17,5%).

No mês em análise, 5.732 milhões de jovens (até aos 25 anos) estavam desempregados na UE a 27, dos quais 3.642 milhões vivem na Zona Euro.

Aliás, na Zona Euro, a taxa de desemprego aumentou uma décima. Passou dos 11,8%, em dezembro, para 11,9% em janeiro. Já na União Europeia, o aumento ficou em linha, mas a taxa foi outra: 10,8%.

Há agora 18.998 milhões de pessoas desempregadas na região do euro (mais 201 mil face a dezembro) e 26.217 milhões na Europa a 27 (mais 222 mil).

Que se lixe a troika” volta à Praça Velha

foto
“O povo é quem mais ordena” é mote da manifestação agendada para sábado, que desafia os guardenses a juntarem-se na Praça Velha, pelas 16 horas.

Depois da manifestação de setembro, que encheu as ruas da cidade com vozes e cartazes contra as medidas de austeridade aplicadas pelo Governo, o protesto promete voltar a ecoar pelo centro da Guarda. Na Covilhã, a manifestação organizada na sequência da iniciativa nacional começa na Praça do Município, pelas 15 horas. A promoção tem sido feita essencialmente nas redes sociais, onde os promotores exigem «a demissão do Governo e que o povo seja chamado a decidir a sua vida».

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=695&id=38796&idSeccao=9186&Action=noticia

Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere inaugurado na segunda-feira

Está marcada para a segunda-feira, pelas 16 horas, a inauguração do Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, na Fonte Santa. A cerimónia integra as comemorações do feriado municipal, que assinala o 499º aniversário da elevação de Manteigas a vila.

in http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=695&id=38794&idSeccao=9186&Action=noticia

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Espetáculo dos Lx Comedy Club em Figueira de Castelo Rodrigo


    
No próximo sábado, dia 2, o Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo vai ser palco de um espetáculo de stand-up comedy protagonizado pelos “Lx Comedy Club”.

O auditório do Pavilhão dos Desportos vai ser palco, no próximo sábado, dia 2 de março, pelas 21h30, de um espetáculo de stand-up comedy. Em cena vão estar os “Lx Comedy Club” com Luís Franco-Bastos, Ricardo Vilão, Rui Sinel de Cordes e Salvador Martinho. Quatro elementos que inspiram as suas atuações nos clubes de comédia de Londres e Nova Iorque, com originalidade. Baseiam-se em temas políticos e sociais que estão na ordem do dia. O grupo de quatro jovens apresenta sempre inovação nos textos e vão aperfeiçoando as piadas com humor e sátira. Os atores enfrentam o público apenas com a ajuda de um microfone. A regra é que não há regras. Só piadas. Este momento de Stand Up Comedy faz parte do cartaz festivo das Amendoeiras em Flor, que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo preparou para comemorar a chegada da Primavera.

Mais um dia branco na Guarda


Paisagens Magníficas, mas... ATENÇÃO às estradas MUITO GELO!!!!!

 

Possibilidade de podermos pagar menos na eletricidade

Segundo a DECO existe a possibilidade de podermos pagar menos na eletricidade, para isso basta aceder a este site e se registar, convêm ler atentamente o contrato e depois decidir.

https://www.paguemenosluz.pt/?utm_source=PROTESTE&utm_medium=TAKEOVER&utm_content=Takeover1&utm_campaign=paguemenosluz

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alerta - Aulas suspensas no Concelho da Guarda

Proteção Civil Municipal informa todos os munícipes que, devido às condições meteorológicas adversas (neve), as aulas são suspensas em todas as escolas do Concelho da Guarda, durante o dia 27 de fevereiro (quarta-feira).
Por motivos de segurança e em caso de utilização do carro circulem com a máxima precaução e evitem os percursos que apresentem dificuldades; mantenham-se atentos às informações veiculadas via rádio e internet e evitem congestionar as linhas telefónicas dos serviços de proteção civil municipal,
A Proteção Civil Municipal, as equipas de exterior da Autarquia e demais entidades estão a trabalhar por forma a minimizar os efeitos do mau tempo e a ajudar as pessoas que mais necessitam.
A Câmara Municipal da Guarda manter-se-á atenta à situação e continuará a informar através dos meios de comunicação disponíveis.

Todas as entidades envolvidas agradecem a compreensão e a colaboração de todos!


Guarda, 27 de fevereiro de 2013

in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2312&action=noticia

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Sessão de esclarecimento sobre o “Programa Valorizar”

A Câmara Municipal de Seia e a Comissão de Coordenação Comissão Diretiva do “MAIS CENTRO” – Programa Operacional Regional do Centro vão promover na Casa Municipal da Cultura de Seia, no próximo dia 1 de março (Sexta-feira), às 14:30h, uma Sessão de Esclarecimento sobre o “Programa Valorizar – Criar Valor com o Território”.
 
A iniciativa tem como principais objetivos dar a conhecer as novas oportunidades de criação de emprego, e por sua vez estimular o empreendedorismo local, destinando-se a empresários locais, em nome individual ou coletivo, empreendedores, juntas de freguesia, associações, entre outras organizações.
 
O «Programa Valorizar» foi aprovado pelo Conselho de Ministros n.° 7/2013, de 6 de dezembro, e visa o estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local para promover um desenvolvimento regional que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial, numa lógica de coesão territorial. Entre as principais apostas, está a criação de um novo sistema de incentivos a microempresas de base local, no âmbito do QREN, que promova o empreendedorismo e a criação de emprego em concelhos do interior ou com problemas de interioridade.
 
Enquadrado no Programa foi criado o SIALM – Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, pela Portaria n.º 68/2013, de 15 de fevereiro, com o objetivo de apoiar projetos de microempresas, situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento, o SIALM atua de forma integrada, apoiando a realização de investimento e a criação líquida de postos de trabalho.
 

AÇÃO “MULHERES DE PALAVRAS – PALAVRAS DE MULHERES” NO SABUGAL – 8 DE MARÇO DE 2013

AÇÃO “MULHERES DE PALAVRAS – PALAVRAS DE MULHERES”
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) no Sabugal e a Câmara Municipal de Sabugal acolhem a ação “Mulheres de palavras – palavras de Mulheres”, desenvolvida pela Dra. Isabel Ventura e pela Dra. Natividade Monteiro, investigadoras do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta (UAb). O colóquio realiza-se no dia 8 de Março de 2013, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal. A entrada é gratuita e a inscrição obrigatória.

Considerando que foi através da escrita que as mulheres se apropriaram das palavras e fizeram ouvir a sua voz, rompendo o silêncio e a invisibilidade a que tinham sido votadas, e deram início ao processo de libertação das peias seculares que as amarravam a uma condição de tuteladas e marginalizadas, o encontro pretende evocar alguns momentos do percurso da emancipação feminina em Portugal e resgatar a memória de algumas das suas protagonistas, num período temporal que medeia entre o século XVII e o século XX.

Destinada a todos os interessados da comunidade local, este evento vai procurar divulgar as origens e afirmação do movimento feminista da 1ª vaga em Portugal, com destaque para as mulheres feministas e republicanas. Pretende também informar sobre as circunstâncias em que as mulheres conquistaram um espaço na imprensa portuguesa, nas décadas de 60 e 70, e quais as principais dificuldades e desafios que se colocaram às primeiras repórteres portuguesas.
Mais informações:
CLA da UAb no Sabugal | cla_sabu@uab.pt This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | 271 752 230 | 915 676 356
CARTAZ
Visualizar [ Clique aqui ]
FICHA DE INSCRIÇÃO
Visualizar [ Clique aqui ]
 
No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, o

Quer trabalhar nas Nações Unidas? Aqui há vagas

As Nações Unidas recebem, até 25 de março, candidaturas de jovens portugueses, no âmbito de vários concursos internacionais para preenchimento de vagas em diversos departamentos.

Especialistas de direitos humanos (4 vagas para vários destinos), juristas (1 vaga, para o Sudão do Sul), analistas políticos (2 vagas, para o Sudão e Sudão do Sul) e da área das ciências sociais (2 vagas, para o Sudão e República Democrática do Congo) são convidados a enviar as suas candidaturas para os links disponibilizados no site, onde se descrevem as competências exigidas aos candidatos e as condições oferecidas.

Para todos os lugares acima é exigida, no mínimo, uma licenciatura acrescida de especialização (pós-graduação, mestrado, doutoramento, dependendo do cargo em questão. Mas há também vagas para quem tem apenas o 12.º ano e/ou um curso técnico. Aqui encontrará três pedidos para o sector da logística das Nações Unidas, nas áreas de transportes, aviação e movimentação de pessoas e carga.
Em todas as situações é exigida alguma experiência na área, bem como fluência (oral e escrita) de língua inglesa e preferência para quem tem também conhecimentos de língua francesa.

Os salários dependem do cargo, da experiência e da situação familiar, começando nos 28 mil euros anuais. Os candidatos são aconselhados a inscrever-se de imediato no site das Nações Unidas (links acima) e a não esperar pelo último dia dos concursos, dada a elevada participação e o facto de as candidaturas serem avaliadas por ordem de chegada.

In http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO106198.html

Onde o governo vai cortar 800 milhões

O Governo vai ter que cortar 800 milhões de euros na despesa. A medida já tinha sido inscrita na última revisão do memorando de entendimento com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE) para fazer face a eventuais derrapagens na execução orçamental.
Na semana passada, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, avançou no Parlamento que a aplicação das medidas, ditas “contingentes”, poderá ter que ver a luz do dia ainda este ano, devido à queda do PIB no último trimestre do ano passado, maior do que o esperado, e às suas implicações em 2013.
Devido a essa contração, Vítor Gaspar aponta agora para uma recessão de 2% este ano, o dobro do que estava previsto.
 
O ex-ministro das Finanças Medina Carreira considera que nesta altura não há já muitas opções para um corte de 800 milhões de euros do lado da despesa. “Assim de uma forma rápida, como parece que tem que ser feito, é sempre ao mesmo sítio que se pode ir buscar o dinheiro: salários e pensões”, disse ao Dinheiro Vivo o economista.
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mobilidade: funcionários perdem 50% do salário

 

Entre dezembro e janeiro deste ano, o tombo é grande. Orçamento do Estado não deixa margem para dúvidas, mas funcionários não sabem o que fazer

 
São funcionários públicos, estão no regime de mobilidade especial, e com este Orçamento do Estado para 2013 sofreram um corte de 50% no salário.

Entre dezembro e janeiro deste ano, os funcionários públicos em mobilidade especial, com licença extraordinária, perderam metade do ordenado no fim do mês.

O texto no Orçamento do Estado não deixa margens para dúvidas: «As percentagens de remuneração ilíquida a considerar para efeitos de determinação da subvenção mensal dos trabalhadores que se encontrem em situação de licença extraordinária (...) são reduzidas em 50 por cento».

A reportagem da TVI encontrou funcionários que perderam essa quantia no vencimento: em dezembro, um quadro superior, que não quis ser identificado ganhava 1913 € e em janeiro o salário bruto era de apenas 991 €.

Mas há casos ainda piores, com os trabalhadores a ganharem pouco mais do que 500 € por mês. É o caso do funcionário que pediu anonimato, há vários anos na mobilidade especial, sem conseguir regressar à carreira de funcionário público e que não consegue calar a revolta: queixa-se de não ser chamado para trabalhar, de ser obrigado a novo concurso público para aceder a categorias inferiores e de estar constantemente a sofrer perdas salariais no vencimento.

Funcionários públicos baralhados com salário de fevereiro

Os funcionários públicos já receberam os salários de fevereiro e, tal como sucedeu com os pensionistas, também aqui há queixas sobre a falta de informação relativa aos descontos, e manifestações de surpresa sobre o valor descontado. É que, os trabalhadores da função pública estão este mês a fazer a retenção na fonte pelas tabelas de 2013 e a sofrer o acerto do imposto que não foi pago no início do ano, pelo que o salário líquido está agora mais magro.

A aplicação das taxas de retenção na fonte do IRS em 2013, somadas à sobretaxa de 3,5% e ao acerto retroativo a janeiro está a fazer com que os funcionários públicos com um salário de 1500 euros brutos tenham recebido este mês somente 1062 euros. Um valor mais baixo do que os 1102 euros auferidos em dezembro e ainda mais longe dos 1170 euros de janeiro.

A subida registada entre dezembro de 2012 e o primeiro de 2013 explica-se pela entrada em campo do primeiro duodécimo do subsídio de férias, efeito que se “esfumou” em fevereiro por causa do IRS.
Todas as novas parcelas de descontos e o fracionamento do subsídio de Natal em prestações mensais está a fazer com que muitos funcionários públicos não percebem os valor que receberam este mês.

Ler mais em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO104198.html

Férias Desportivas - Pinhel


12 Kms Manteigas - Penhas Douradas


PROVA DE MONTANHA | BTT UP-HILL | CAMINHADA03 de março 2013

INFORMAÇÕES Telf.: 275 980 000
Telem.: 962 073 828 | 964 579 106
URL: www.cm-manteigas.pt

INSCRIÇÕEShttp://manteigas.terrasdeaventura.net