sexta-feira, 26 de abril de 2013

IRC será reduzido a partir de janeiro de 2014

As taxas de IRC vão começar a ser reduzidas no primeiro semestre do próximo ano. Esta é uma das medidas que consta da versão final do «memorando para o crescimento» e que o Executivo já enviou aos parceiros sociais e partidos políticos.

O grande objetivo é pôr a economia nacional a crescer acima dos 2 por cento ao ano em 2020. Para tal, o Executivo apela a um consenso social e político, para que haja estabilidade fiscal nos próximos anos.

Mas este «memorando» recalendariza ainda outras medidas. No documento - a que a TVI teve acesso - lê-se que «o IVA de caixa» será introduzido nas pequenas empresas, com volume de negócios até 500 mil euros, até setembro. Ou seja, estas só pagam o imposto às Finanças quando receberem dos clientes.

Já a obrigatoriedade da introdução de combustíveis de baixo custo nas bombas de abastecimento vai avançar ainda este trimestre.

Ainda assim, estas medidas desenhadas pelo Executivo serão ainda objeto de negociação com os parceiros sociais e os partidos da oposição.
 

Facebook, Instagram, Apple: estas vinte empresas estão a contratar

Para trabalhar numa gigante tecnológica não tem de mudar-se para Silicon Valley. Estas empresas contratam por todo o mundo, e com o crescimento do mercado brasileiro procuram cada vez mais profissionais de língua portuguesa. Pode candidatar-se às milhares de vagas de emprego através destes sites.
 
1.Google
Na Europa, a maioria dos lugares está na Irlanda mas há vagas espalhadas por todos os continentes. Há mais de 30 anúncios que referem o português como indispensável ou uma mais-valia.

2. Facebook
A empresa de Mark Zuckerberg contrata ao ritmo do seu crescimento. Um dos escritórios com mais vagas disponíveis é o de São Paulo, no Brasil.

3. Instagram
A equipa é pequena, mas procura novos colaboradores, principalmente engenheiros, para trabalhar na sede do instagram em Menlo Park, California.

4. Microsoft
Entre as milhares de vagas de emprego na gigante Microsoft há uma para sénior manager, em Lisboa. Lá fora, também pedem o idioma português para trabalhar no México, em São Paulo ou em Madrid. Veja aqui todas as oportunidades.

5. Apple
A Apple mostra mais de 600 ofertas de emprego para trabalhar em todas as áreas, desde posições comerciais a designers. Para a equipa no Brasil estão a precisar de mais 25 pessoas.

6. Adobe
Na página de carreiras internacionais da Adobe (exclui os Estados Unidos) há 73 anúncios de emprego. Entre os últimas ofertas estão lugares em Bucareste, Beijing e Basel.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO143612.html

Parque Eólico de Prados em construção


Já está em construção o Parque Eólico de Prados que abrange várias feguesias dos concelhos da Guarda e de Celorico da Beira.

O projecto, iniciado em janeiro deste ano, contempla a instalação de 17 torres eólicas para produção de energia elétrica no território das freguesias de Prados e Rapa (concelho de Celorico da Beira) e Videmonte, Vila Soeiro, Mizarela, Aldeia Viçosa, Pero Soares e Maçaínhas (concelho da Guarda). Na área das freguesias de Prados, Videmonte e Rapa, as torres eólicas vão ser instaladas em terrenos baldios, o que resulta numa «mais-valia financeira» para as respetivas autarquias. «É uma mais-valia para as freguesias, porque aqueles terrenos não tinham rendimento nenhum», disse ao Jornal A GUARDA o presidente da Junta de Freguesia de Videmonte, Afonso Proença. A instalação do Parque Eólico de Prados deve ficar concluída dentro de um ano.

Vinhos da região divulgados no Brasil


    
Fonte: Shutterstock Images - Licença Standard A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com sede na Guarda, está a participar, até domingo, em três ações promocionais no Brasil.

A CVRBI reconhece que a presença naquele país "é uma boa oportunidade para divulgar e procurar oportunidades de negócio" para os vinhos produzidos na região. "Esta é mais uma ação promocional no âmbito do projeto de promoção nos mercados terceiros que engloba, a par do Brasil, os Estados Unidos da América e a Suíça", assinala aquela entidade. Estão presentes no Brasil as Adegas Cooperativas da Covilhã e do Fundão e as empresas SABE (vinhos Almeida Garrett), 2.5 Vinhos de Belmonte Lda., Quinta dos Currais Lda. e Quinta dos Termos Lda. A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel.

Beira Interior acolhe caminhadas com rebanhos como atração turística


Fonte: Guarda Digital   
Seis municípios da Beira Interior vão acolher, entre 1 a 19 de maio, um conjunto de dez caminhadas com rebanhos que vão recriar as antigas rotas dos pastores.

Sob o título de Grande Rota da Transumância, as caminhadas pretendem ser uma atração turística e vão passar pelos concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Manteigas e Seia. Vão estar envolvidas 2.013 ovelhas de 12 rebanhos e haverá atividades organizadas em diferentes pontos com as escolas locais, para além de estar programada a passagem por algumas festas. Na apresentação de hoje e em tom informal, os três autarcas aproveitaram para criticar a cobrança de portagens na autoestrada da Beira Interior (A23), em vigor desde dezembro de 2011. «Mesmo com portagens, a aproximação [entre municípios] tem sido uma realidade», ironizou Elsa Fernandes, vereadora da Câmara da Guarda (PS), a que se seguiu o desabafo de Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão (PSD): «vá lá que os rebanhos não passam pelas autoestradas». «Os microchips das ovelhas não são reconhecidos pela Via Verde», ironizou João Carvalhinho, vereador da Câmara de Castelo Branco (PS). A primeira caminhada da Grande Rota da Transumância será feita no dia 1 de maio, entre Alares e Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova e onde antigamente os pastores guardavam os rebanhos durante o inverno, por ser a zona com as condições mais amenas da Beira Interior. Dali e de outros pontos da região partiam em busca dos prados mais frescos no planalto da Serra da Estrela, para passarem o verão. Para dia 3 de maio, em direção à montanha, está marcada a travessia da cidade de Castelo Branco e no dia 04 a caminhada será feita entre a freguesia da Lardosa (Castelo Branco) e a Soalheira, já no concelho do Fundão.
 
Lusa
 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Arquitectura, engenharia, construção: estas 20 empresas estão a contratar

 

engenhariaNa Europa, é um dos sectores mais afectados pela crise, mas no resto do mundo continua a empregar milhares de pessoas todos os dias. Estas são as maiores empresas do sector da construção e alguns dos ateliers mais conceituados que procuram engenheiros e arquitetos para trabalhar em várias partes do mundo.

1. Vinci
Entre lugares para estagiários, engenheiros, arquitetos e comerciais, somam quase mil ofertas de trabalho em aberto. A maioria está na Europa, mas existem mais de 50 vagas em África e outras, em menor número, nos restantes continentes. (veja aqui)

2. Skanska

O grupo escandinavo Skanska divide as vagas de emprego que tem disponíveis por idioma de trabalho. De momento não existe nenhuma em português, mas muitas centenas em inglês, espanhol, checo, finlandês, norueguês ou sueco. (veja aqui)

3. SOM
O estúdio norte-americano Skidmore, Owings and Merrill procura arquitetos e engenheiros para projetos em Nova Iorque, Chicago, Los Angeles e Shangai. (veja aqui)

4. Atkins
O grupo Atkins tem mais de 100 ofertas de trabalho nas operações do sector de construção em todos os continentes. Estas, bem como todas as relativas a outros sectores são encontradas aqui.

5. Morgan Sindall
O grupo de construção britânico Morgan Sindall tem 46 vagas de emprego para todo o tipo de postos. A maioria dos projetos está em cidades do Reino Unido. (veja aqui)

6. Cornhouse Consulting
A Cornhouse Consulting atua em vários sectores na Arábia Saudita. Neste momento, a maioria das vagas de emprego são para engenheiros e arquitetos em projetos na cidade de Riade. (veja aqui)

7. Hochtief
Entre outras ofertas, a construtora alemã Hochtief procura estagiários da área de arquitetura e engenharia interessados em participar num projeto em Doha, no Qatar. (veja aqui)

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO142850.html?page=0

Estado: saiba quanto (e quando) vai receber de subsídio de Natal

O Ministério das Finanças enviou ontem aos sindicatos da função pública a proposta que determina a forma e a calendarização do pagamento dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos e pensionistas. Os acertos do IRS, que no caso dos reformados exigem uma nova tabela de retenção, estão também contemplados neste documento que vem adequar o Orçamento do Estado à decisão do Tribunal Constitucional. Veja aqui como vai ser:

Subsídio de fériasExcecionalmente, este ano, o subsídio de férias é pago por duodécimos. Este pagamento em frações abrange todos os trabalhadores da função publica e todos os reformados, independentemente do valor do seu salário ou pensão. No caso dos reformados, este duodécimo terá de suportar a contribuição extraordinária de solidariedade respetiva.

Subsídio de natal para funcionários e pensionistas que ganham até 600 euros por mêsPara os trabalhadores e reformados que auferem um valor mensal inferior a 600 euros e que, por isso, não estavam abrangidos pelo corte dos subsídios, tudo se vai manter sem alterações, ou seja, em junho ou julho receberão por inteiro o 13º mês. A única diferença está no nome: como o que é pago em duodécimos passou a ser assumido como o de férias, receberão no verão o subsídio de Natal.

Subsídio de Natal para funcionários e pensionistas que ganham entre 600 e 1100 euros por mêsNeste caso está previsto para junho (trabalhadores) e julho (reformados) o pagamento da parte do subsídio de férias que não estava abrangida pelo corte imposto pelo OE, sendo o remanescente processado em novembro.
Recorde-se que os salários e reformas neste intervalo de valores estavam sujeitos a um corte parcial e progressivo de um dos subsídios, com base numa fórmula especialmente criada para este efeito.

Subsidio de Natal para funcionários que ganham acima de 1100 eurosEste é o grupo que mais alterações vai sentir, porque ao contrário do que previa o OE vai receber os dois subsídios por inteiro. O de Natal será pago em novembro e de uma vez só.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO143615.html?page=0

I Encontro Musical de Mêda

 
     
4 e 11 de maio | Casa Municipal da Cultura de Mêda

Encontro Musical de Bandas Filarmónicas e Orquestras com desfile pelas ruas da cidade e concertos no Salão Multiusos da Casa Municipal da Cultura.
 
 
Data Início: 04-05-2013
Data de Fim: 11-05-2013
Local Evento: Casa Municipal da Cultura

Natureza em Risco - Fauna e Flora ameaçada em Portugal

Comemorações do 25 de Abril na Guarda


    
A Escola Básica do Bonfim recebe este ano a Sessão Comemorativa do 39º aniversário do 25 de abril, que terá lugar esta manhã, dia 24 de abril, pelas 10 horas.

As crianças da Escola do Bonfim e do Jardim de Infância da Sé vão fazer a sua interpretação desta data tão emblemática para todos que é o Dia da Liberdade. Apresentação de poesias, canções, dramatizações e apresentações multimédia são alguns dos ingredientes da Festa da Liberdade com que os mais pequenos vão presentear todos os convidados. Toda a comunidade educativa destes estabelecimentos está envolvida por forma a criar um espetáculo único.Esta é uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal da Guarda e o Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. Amanhã, dia 25 de abril, pelas 9 horas realiza-se na Praça do Município o Hastear da Bandeira que conta com a participação dos Bombeiros Voluntários Egitanienses e da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Candidaturas online aos Cursos de 1º Ciclo (licenciaturas) da Universidade Aberta (UAb)

 
Decorrem, de9 a 30 de Abril, as candidaturas online aos Cursos de 1º Ciclo (licenciaturas) da Universidade Aberta (UAb) para o ano letivo de 2013-2014. Esta época de candidaturas destina-se a todos os que reúnam os requisitos do acesso específico (12º ano ou equivalente legal e 21 anos de idade) ou do acesso para maiores de 23 anos (ACFES).
Numa tentativa de disponibilizar mais oportunidades académicas e de formação a todos aqueles que desejam prosseguir os seus estudos, a Universidade Aberta oferece condições especiais aos candidatos a cursos de 1º Ciclo que se encontrem desempregados.

Assim, para todos aqueles que provem encontrar-se inscritos nos centros de emprego nacionais, o valor pago pelo exame de acesso à UAb (60€) será descontado no valor da taxa de matrícula, obtendo aindaum desconto de 20% nas propinas do curso enquanto se encontrarem na situação de desempregados e inscritos nos centros de emprego.

Toda a informação necessária está disponível no portal UAb, em http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/candidato/candidaturas.
Para mais informação, consultar também as Perguntas Frequentes [http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/estudante/perguntas-frequentes] e o Guia Informativo online [http://www.univ-ab.pt/guiainformativo/].Ver mais

Formação de Formadores/as para obtenção da certificação ou especialização em Igualdade de Género

 


Descrição

Este curso tem como objetivo capacitar os/as formandos/as de competências que lhes permitam lecionar ações de formação na área de igualdade de género.
Horário: Pós-Laboral
Duração: 72 horas
Preço: €
Início: 2013-05-10
Fim: 2013-06-15
Ação de formação co-financiada.
Desejo Inscrever-me

Horário

Sextas-feiras das 19h30 às 23h30 e sábados das 9h às 13h e das 14h às 18horas.

Objectivos

Este curso tem como objetivo capacitar os/as formandos/as de competências que lhes permitam lecionar ações de formação na área de igualdade de género.
 

População-alvo

Formadores/as com habilitações académicas superiores possuidores de CCP (CAP).
 

Telefone: 271 084 372
Fax: 271 084 537
Telemóveis: 96 40 90 266/96 40 90 263 / 926445930 (Moche)
Email: info@gestoapreciativo.pt
 
Av. Monsenhor Mendes do Carmo nº43 cave dta
6300-586 Guarda

 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Concurso Nacional de robótica do IPG



Regras
Regras da edição de 2013: Rules_RB_2013.pdf
O Concurso Robô Bombeiro 2013 inclui várias alterações importantes em relação a anos anteriores:

- Novo obstáculo "Dog" obrigatório;
- Nova orientação arbitrária obrigatória de início de prova;
- Novas configurações de quartos;
- Removido o Modo de Funcionamento Piso Irregular (rampas);
- Removido o Modo de Funcionamento Escadas.

Se encontrar erros ou inconsistências no regulamento, por favor envie um e-mail para o Diretor do concurso (Carlos Carreto -
ccarreto@ipg.pt).


Inscrição
Para inscrever a sua equipa no Concurso Robô Bombeiro preencha o formulário de inscrição seguindo o link a seguir.

A data limite das inscrições é 31 de Maio de 2013


http://robobombeiro.ipg.pt/RB/pt/register.html


Ler mais: http://robobombeiro.ipg.pt/

Semana Cultural 2013 - “Um Livro, um caminho!”


Música, dança, Contadores de Histórias, Feira do Livro, entre muitas outras atividades vão marcar a 13ª Semana Cultural do Livro e da Leitura, este ano sobe o tema “Um Livro, um caminho!”. Esta iniciativa é hoje um marco importante na cultura dos figueirenses, apresentando um cartaz cultural variado, para todos os gostos e faixas etárias.

Inserida na Semana Cultural, vai decorrer no Pavilhão dos desportos, a já habitual Feira do Livro que terá à disposição de todos, variadíssimas publicações, sobre os mais diversos temas, cujo objetivo é estimular o gosto pela leitura, trazendo os livros ao encontro da população.
 

O Interior - Diário da Guarda - 18-04-2013 - Região - Cova da Beira com melhor índice de desenvolvimento da região

O Interior - Diário da Guarda - 18-04-2013 - Região - Cova da Beira com melhor índice de desenvolvimento da região

Grupo Pestana abre primeiro hotel nos EUA

Miami é um destino de férias de eleição. Além de praia e calor, a «cidade mágica» tem boas oportunidades de negócio, nomeadamente no turismo onde Portugal está a ter uma presença importante. O grupo Pestana acabou de abrir lá um hotel.
Ver Mais: http://www.tvi24.iol.pt/economia---mercados/turismo-hoteis-pestana-miami-negocios-tvi24/1441607-6376.html

Trabalhe nos Olímpicos de 2016: O Brasil está a contratar

Rio 2016Apesar de 2016 ainda parecer bem distante, no Rio de Janeiro a contagem decrescente já começou. Os Jogos Olímpicos são um acontecimento ímpar na história do Brasil e, para que daqui a quatro anos tudo esteja a postos, há-que recrutar profissionais e técnicos.
Desde o início do mês que o site Rio2016 começou a divulgar vagas de emprego que permitam satisfazer todas as necessidades da equipa que irá preparar o acontecimento. Atualmente existem 33 vagas que podem ser preenchidas por profissionais das mais diversas áreas (veja a lista). Para ter uma ideia pode tentar uma posição para limpeza, como pode tentar encaixar-se na posição de advogado, especialista de tecnologia, ou até de designer ou gestor de bilhetes.

A candidatura pode ser feita através de uma conta criada para o efeito na página Rio2016 e onde os interessados podem assinalar a área pretendida. Caso o seu perfil não se enquadre em nenhuma das posições aguarde a divulgação de novas vagas ou clique aqui para se cadastrar na base de dados da organização.

Os interessados em realizar um projeto de voluntariado também terão lugar nos Jogos Olímpicos - são precisos 60 mil. O calendário ainda não está estabelecido mas este é o site onde pode ir acompanhado as novidades.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO067278.html

Governo avança com novo sistema de portagens

O governo vai avançar ainda este ano com um novo sistema de portagens nas antigas Scut para discriminar positivamente as regiões mais desfavorecidas.


A informação foi avançada pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que garantiu que o novo modelo está a ser preparado pela empresa Estradas de Portugal.
De acordo com o governante, este novo modelo de cobrança de portagens assegura a "equidade na cobrança" e uma tarifa "mais barata" nas vias do interior, com a definição de um valor máximo em função do índice de desenvolvimento de cada região.
“Desde o primeiro ao último quilómetro vai ser cobrado o mesmo e não como com o sistema atual, em que umas zonas [na mesma autoestrada] pagavam muito mais para que outras zonas não pagassem", explicou Sérgio Monteiro.

Carrinho de compras que segue deficientes motores foi premiado


Luís Matos, aluno da Universidade da Beira Interior, conquistou o primeiro lugar na final internacional do concurso promovido pela Fundação Altran para a Inovação com o projeto Wi-Go.

O Wi-go é um dispositivo autónomo, capaz de seguir uma pessoa deficiente motora, que pode ser usado como carrinho de compras autónomo num supermercados, por exemplo. Depois de em novembro ter ganho o prémio da mesma fundação em Portugal, o projeto representou o país na final internacional em Paris e conquistou também o primeiro lugar. O projeto foi também o que recolheu maior número de votos na campanha "Innovation Maker Awards" na rede social Facebook na Internet.