sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bolsa de Turismo de Seia abre inscrições



A cidade de Seia vai receber, de 26 a 28 de julho, a segunda edição da BTSeia – Bolsa de Turismo de Seia, um evento focalizado na promoção turística da região.

O certame, à semelhança do ano passado, vai ter lugar no Parque Municipal de Seia, Gimnodesportivo Municipal 1 e espaço circundante, sendo organizado pela Câmara Municipal de Seia, Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA), Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) e Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE). Neste âmbito, a organização iniciou esta semana o período de formalização de candidaturas para os diferentes espaços da Feira, que se encontram distribuídos pelas áreas do turismo, artesanato, entidades e outros operadores turísticos, zona de animação, restauração e bares. Os interessados em participar nesta edição deverão remeter, até ao dia 17 de maio, as respetivas fichas de inscrição, disponíveis para download no site do Município de Seia (www.cm-seia.pt), consoante a área de atividade.


Festival de Artes Plásticas de Seia

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Saúde e Qualidade do Ar- Seminário Internacional

Cortes Gaspar acaba com mais 208 mil empregos até 2014

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, poderá aniquilar até ao próximo ano mais de 208 mil postos de trabalho, avança a edição desta quinta-feira do jornal i, sendo que serão os salários da Função Pública que irão pagar metade dos cortes na despesa do Estado, equivalente a um montante de 2,7 mil milhões de euros.


Que haverá brutais cortes na despesa do Estado por forma a colmatar o chumbo do Tribunal Constitucional a quatro das normas do Orçamento do Estado para 2013 enviadas para fiscalização sucessiva já não é novidade. As medidas foram vagamente anunciadas, debatidas em reuniões extraordinárias de Conselho de Ministros, mas ainda não concretizadas. Espera-se que até amanhã, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, comunique detalhadamente onde, de facto, serão desferidos os cortes.
De acordo com contas feitas pela edição desta quinta-feira do jornal i, este ano serão destruídos 180,7 mil empregos, a que se somará a aniquilação de mais 26,7 mil postos de trabalho em 2014, sendo que o terreno dos salários dos funcionários públicos será aquele que sairá mais devastado.
Vejamos. Entre 2013 e 2017 as despesas com as remunerações dos trabalhadores do Estado passarão de 10,6% do PIB para 8,4%, o que se traduz numa poupança de 2.713 milhões de euros e representa perto de metade da consolidação prevista no Documento de Estratégia Orçamental (DEO).
Já no que às prestações sociais diz respeito, estima-se uma redução de gastos orçada em 34% da tesourada total.
Já segundo o Diário Económico o Estado irá rescindir com 20 mil funcionários públicos, bem como aumentar a idade da reforma, o que garantirá um encaixe de 4,7 mil milhões até 2016

in http://www.noticiasaominuto.com/economia/69496/gaspar-acaba-com-mais-208-mil-empregos-at%c3%a9-2014

Estas 100 empresas estão a contratar nestes sectores: marketing, aviação, transportes, turismo

Área da Comunicação e Marketing
1. Bloomberg
2. Ogilvy UK
3. Folha de S. Paulo
4. Huffington Post
5. Ogilvy ASIA
6. BBC
7. Russia Today
8. Al Jazeera
9. Reuters
10. Carat
11. Conde Nast Traveler
12. Associated Press
13. Momentuum Worlwide
14. Weber and Shandwick
15. Saatchi & Saatchi Berlin
16. Burson Marsteller
17. Mashable
18. Hilton+Knowlton
19. Deutsche Welle
20. Time Warner
Fique a conhecer melhor as propostas de trabalhos aqui.
Área da Construção e Arquitetura
1. Vinci
2. Skanska
3. SOM
4. Atkins
5. Morgan Sindall
6. Cornhouse Consulting
7. Hochtief
8. Strabag
9. Odebretch
10. Henning Larsen
11. Saipem
12. Enka
13. White
14. YIT Group
15. Julius Berger
16. PCL
17. DP Arquitects
18. Orascom Construction Companies
19. GMP
20. GVA
Leia mais detalhes sobre as candidaturas aqui.
Área de Turismo

1. Intercontinental Hotel Group
2. Marriot
3. Airbnb
4. Booking.com
5. Accor Group
6. Shangri-la Hotels and Resorts
7. The Travel Corporation
8. Hilton
9. Carlson Wagonlit Travel
10. Rezidor
11. Global Hyatt
12. Club Med
13. Starwood Hotels and Resorts
14. Mandarim Oriental
15. Puma Hotels
16. NH Hotels
17. Jumeirah
18. Kempinski
19. Four Seasons
20. Choice Hotels
Saiba mais sobre as ofertas aqui.
Área das Tecnologias
1. Google
2. Facebook
3. Instagram
4. Microsoft
5. Apple
6. Adobe
7. Sony
8. Nintendo Europe
9. Canon Europe
10. HP
11. Samsung
12. Yahoo
13. WhatsApp
14. Twitter
15. Spotify
16. Dell
17. flickr
18. IBM19. Softonic España
20. MySpace
Leia mais sobre o que procuram as gigantes tecnológicas aqui.


Área de Transportes Aéreos
1.Qatar Airways
2. EADS
3. Boeing
4. Lufthansa
5. British Airways
6. Star Alliance
7. Easy Jet
8. Turkish Airlines9. Air France
10. FraPort AG
11. Gatwick Airport
12. SNCF
13. Ryanair
14. KLM
15. Swissport
16. Emirates
17. Skyscanner
18. Aviapartner
19. Virgin Trains
20. Eurostar
Saiba mais sobre as condições e vantagens aqui.

Idade da reforma vai aumentar consante a esperança média de vida Medida deverá ser aprovada hoje em Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira uma alteração na determinação da idade da reforma. De acordo com o «Diário Económico», uma das medidas que o executivo se prepara para aprovar é a associação da idade da reforma à esperança média de vida. Com esta medida, a idade da reforma passa a resultar da aplicação do fator de sustentabilidade, em vez de ser fixada uma idade em concreto, como acontece atualmente, os 65 anos. De acordo com o jornal, a medida constará do plano de reforma do Estado, com o qual o Governo assume o compromisso de cortar 4,7 mil milhões de euros entre 2014 e 2016. O Governo aprovou, no Conselho de Ministros extraordinário desta terça-feira, o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) para o período 2013-2017. Os valores revelados no documento, que não avança nenhuma medida concreta, apontam para cortes de despesa elevados nas prestações sociais. As prestações sociais (onde as pensões têm um peso preponderante) representaram 22,6% do PIB em 2012. Este ano, com a reposição dos subsídios, vão pesar mais: 23,9%. Mas no ano que vem, o Governo pretende voltar a reduzir essa rubrica para 22,7% do PIB. Em 2015 prevê-se novo corte, para 22,1%, em 2016 para 21,7% e em 2017 para 21,3%. Indexar a idade da reforma à esperança média de vida é uma das formas de obter essa redução.
in http://www.tvi24.iol.pt/503/economia---economia/reformas-idade-da-reforma-esperanca-media-de-vida-fator-de-sustentabilidade-pensoes/1445236-6377.html

domingo, 28 de abril de 2013

big brother

“Big Brohther”
O “big brother” regressou e ao que parece “rapidamente e em força”, num momento crucial para “levantar a moral das tropas” e ser mais uma vez um portento no que toca a exemplos de programas que contribuem, ainda que de um modo muito próprio, para aumentar a cultura geral do cidadão luso. Vem este tema em forma de interlúdio e “a talho de foice” para desenvolver o assunto que se segue: - as novas regras a aplicar na agricultura, mais uma magnífica tirada do nosso singular governo, que promete tornar-se sem qualquer dúvida em mais um “case study”!
 Desta feita, quem quiser vender uma dúzia de ovos, uma galinha ou algo do género na feira vai ter que primeiro se colectar nas Finanças e depois passar a respectiva e obrigatória factura, isto se quiser cumprir a lei, claro. Em breve, estou plenamente convicto disso, vai aparecer um sistema em que quando se vá à igreja e se dê uma esmola tem que se preencher o correspondente formulário para dizer quanto e a que santo foi feita a oferta, isto claro para que o Cão das Finanças, essa figura ímpar, possa saciar a sua irreparável fome, e ter um melhor controlo dos gastos do contribuinte. Ora estas novas regras prometem ser decerto mais um contributo único e muito importante para a agricultura de subsistência que se pratica nesta região do Interior do país. Mais uma vez utilizando uma metáfora agrícola, parece que se quis “pôr o carro à frente dos bois” e depois ver o brutal resultado. Será mesmo necessário todo este controle estilo “big brother”, aquele que vem referido no magnífico livro de Orwell - “1984”? Que estudos, desses em que o Estado é fértil, foram feitos para avaliar o impacte destas novas medidas junto dos pequenos produtores da nossa região? Que mais-valias se propõem alcançar com as mesmas? Será esta a grande estratégia para cortar, verbo agora tão em voga, alguns dos muitos milhões de euros que circulam na economia paralela? Não será esta a “estocada final” numa região já tão deprimida económica e socialmente? Estas são algumas das questões que me parece que ficaram sem resposta aquando da aprovação de tão gravosas normas.
 É por estas e por outras que o Interior tende cada vez mais a tornar-se um deserto, relembro que não me refiro à região geográfica que se estende para além do Tejo, em tempos proclamada como tal com a devida pompa e requerida circunstância! Estou certo de que estas ideias acéfalas de querer controlar tudo e todos de uma forma absolutamente discricionária vão conduzir no futuro, não a uma agricultura de subsistência, mas de persistência, dos poucos, muito poucos que tentarão ainda assim resistir. Recordo que se tornou num lugar-comum dizer-se que o país tem que se voltar para a agricultura, o que perante a aprovação de semelhantes leis soa a um enorme paradoxo. É interessante observar o que sucedeu com o controlo extremo da ASAE há algum tempo atrás com os resultados que se conhecem. Cá está uma estranha forma de incentivar o cultivo da terra. O bom senso parece definitivamente estar em vias de extinção! Ninguém discute que é necessário tributar os lucros advindos da agricultura, mas devia-se criar um limite mínimo e razoável isento de tributação, que não levasse a exageros que vão conduzir apenas a um maior abandono da terra e no caso do Interior a uma maior desertificação e desânimo por parte da população. É caso para perguntar: quem decide assim conhece o país real? Fica a pergunta, responder, responda quem sabe…
Duas notas para finalizar:
 1ª- Depois de engarrafar o ar da Guarda, surge agora a ideia peculiar de “enfrascar morcelas da Guarda”, um ex libris da região. Para quando o engarrafamento em serie de ideias acéfalas de políticos que tal como as suas imbecis invenções brotam do nada como cogumelos? Fica a sugestão…
2ª – A transferência de funcionários públicos para o sector da justiça, entre outros de cozinheiros. O interessante é que estes novos funcionários vão ter apenas 3 meses de formação, sendo que os actuais que por lá pululam tiveram 3 anos. Há uma certa proporcionalidade, naturalmente vai ser um “cozinhado” interessante de observar. Será esta a solução há muito exigida para tornar a justiça mais rápida? Enfim tudo isto soa a puro surrealismo, mas talvez seja eu que esteja a ver de uma forma desfocada e não tenha observado bem o âmago da questão. Afinal e porque se trata de justiça: “in dubio pro reo”, (na dúvida favoreça-se o réu), seja…