sábado, 11 de maio de 2013

“Nana” de Valérie Massadian e “Rafa” de João Salaviza em exibição no TMG

O Cineclube da Guarda apresenta na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, pelas 21h30, no Teatro Municipal Guarda (.Fonte: Guarda Digital                                                                       No dia 15 de maio (quarta-feira), o Cineclube da Guarda apresenta, com o apoio do TMG, os filmes “Nana” de Valérie Massadian e “Rafa” de João Salaviza. A iniciativa tem lugar no pequeno auditório, pelas 21h30, Nana (Kelyna Lecomte), de apenas quatro anos, vive com a mãe e o avô numa casa perto da floresta. Certo dia, ao chegar da escola, encontra a casa totalmente silenciosa e vazia. Depois da sensação física do vazio e do abandono, Nana retoma a sua vida normal: veste-se, alimenta-se, brinca e cuida da casa. É assim que aquela menina se assume num mundo à altura do seu tamanho, liberta dos adultos e da sua orientação. Primeira longa-metragem da fotógrafa Valérie Massadian, foi o filme-revelação em Locarno, onde recebeu o prémio Opera Prima para primeiras obras. Em complemento a “Nana”, o Cineclube apresenta a curta "Rafa", de João Salaviza, sobre um rapaz de 13 anos que deixa a sua casa nos subúrbios e ruma a Lisboa, em busca da mãe que não regressou na noite anterior. "Rafa" foi o vencedor do Urso de Ouro para melhor curta-metragem na edição de 2012 do Festival de Berlim. Os dois filmes estão classificados para maiores de 12 anos.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Guarda assinala Dia Internacional dos Museus

Fonte: Município da Guarda

No dia 18 de maio, a Câmara Municipal da Guarda, através do setor do Turismo, promove uma visita guiada ao Museu da Tecelagem dos Meios e uma prova de produtos regionais



Como objetivo de assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se comemora no próximo dia 18 de maio, a Câmara Municipal da Guarda, através do setor do Turismo, promove uma visita guiada ao Museu da Tecelagem dos Meios e uma prova de produtos regionais: enchidos, queijo e pão de centeio cozido em forno a lenha. A iniciativa prevê um percurso feito de autocarro, com saída do Turismo da Guarda, Praça Luís de Camões por volta das 15 horas de sábado, dia 18 de maio. As inscrições para esta iniciativa são limitadas, obrigatórias e gratuitas e devem ser feitas junto do Turismo da Guarda ou através do email: turismo@mun-guarda.pt .

CAMINHADA à SERRA


quinta-feira, 9 de maio de 2013

XI Feira do Livro de Pinhel

De 14 a 19 de maio, a cidade de Pinhel recebe mais uma edição da Feira do Livro, um evento que pretende fomentar o prazer de ler e proporcionar  novas leituras 

Este ano, a Feira do Livro terá lugar no Salão Polivalente da Escola Sede do Agrupamento de Escolas (Escola Secundária) e inclui um programa de animação onde não faltam propostas na área da música e do teatro, assim como a apresentação do livro “A Alma também chora”, da autoria de José António Gonçalves, natural de Safurdão / Pinhel. Aos mais novos, isto é aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, o Município de Pinhel continua a garantir a visita à Feira e a participação na Hora do Conto. A iniciativa é promovida pelo Município de Pinhel e Falcão EM através da Bivl

Programa:

14 de maio (terça-feira)
21h00: Inauguração da XI Feira do Livro de Pinhel
21h30: Momento musical com David Neves (piano e voz)
23h00: Encerramento

15 de maio (quarta-feira)
09h30: Abertura
10h00h / 11h00 / 14.h00 / 15h00: Hora do Conto

(sessões dirigidas à comunidade escolar do concelho de Pinhel)

21h30: Atuação do Grupo de Música Tradicional Pé Coxinho – ASTA
23h00: Encerramento

16 de maio (quinta-feira)
9h30: Abertura
10h00 / 11h00 / 14h00 / 15h00: Hora do Conto

(sessões dirigidas à comunidade escolar do concelho de Pinhel)

21h30: Concerto de Música Tradicional – Academia de Música de Pinhel
23h00: Encerramento

17 de maio (sexta-feira)
09h30: Abertura
21h30: Atuação do Quarteto de Clarinetes – Academia de Música de Pinhel
23h00: Encerramento

18 de maio (sábado)
14h30: Abertura
21h00: Apresentação do livro “A Alma também Chora – o álcool na minha vida”, de José António Gonçalves (natural de Safurdão / Pinhel)
22h00: Apresentação da peça de teatro “Uma Lição sem o Tonecas”, pelo Grupo de Teatro da Associação dos Amigos de Pínzio
23h00: Encerramento

19 de maio (domingo)
14.h30: Abertura
19h00: Encerramento

09-05-2013 12:13  

Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education (ENTENP2013)











The Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education (ENTENP2013) in Initial Teacher Education (ITE) will be held at the Guarda Polytechnic Institute (GPI), in Guarda, Portugal, on the 7th and 8th of June 2013. The conference is jointly organized by Guarda Polytechnic Institute, Castelo Branco Polytechnic Institute, Viana do Castelo Polytechnic Institute and the Universidade Nova of Lisbon.

ENTENP 2013 is addressed to all practitioners from the area of teacher and entrepreneurship education, and also to early-stage users of education in entrepreneurship. The purpose of the event is to discuss current issues and exchange good-practice examples in the field of enabling teachers for entrepreneurship education and looking at possible areas of development and cooperation.
We are hoping for delegates from Portuguese Higher Education Institutions and EU Member States, as well as Pre-Accession Countries and countries participating in the Competitiveness and Innovation Framework Programme (CIP).

The Organization of ENTENP 2013 invites you to submit proposals for papers and panels.
- Abstract submission deadline: April 23
- Acceptance decision: April 29
- Early Registration (€150): May 3
- Late Registration (€200): May 10
- Paper Submission deadline for: May 17

Oficial language: English

Papers will be reviewed by the Scientific Committee

Attention to all authors: please add your final and complete paper in word format, until May 17, 2013, in order to have your paper published in the proceedings

In http://www.ipg.pt/entenp2013/default.aspx

Investigadores da UBI distinguidos com prémios internacionais


 
Pedro Dinis Gaspar, docente no Departamento de Engenharia Eletromecânica e Sofia Mateus, investigadora da Unidade de Deteção Remota, do Departamento de Física, foram distinguidos em diferentes iniciativas pelos trabalhos académicos desenvolvidos na Universidade da Beira Interior.                                    
Pedro Gaspar foi um dos investigadores distinguidos no estrangeiro
 
Pedro Dinis Gaspar, professor do departamento de Engenharia Eletromecânica, foi distinguido com o “Papers Award” como reconhecimento pela investigação científica desenvolvida na melhoria do desempenho térmico e da eficiência energética de sistemas/equipamentos de refrigeração.
Este prémio surgiu da participação do docente na “2nd IIR International Conference on Sustainability and the Cold Chain” organizada pelo International Institute of Refrigeration (IIR) em colaboração com a Association Française du Froid (AFF), Institut national de recherche en sciences et technologies pour l'environnement et l'agriculture (Irstea) and Cemafroid, que teve lugar no passado dia 2 de abril em Paris.
O International Institute of Refrigeration (IIR) é a única organização intergovernamental independente de base científica e tecnológica que promove o conhecimento da refrigeração e tecnologias associadas que melhorem a qualidade de vida de uma forma económica e ambientalmente sustentável, incluindo: qualidade e segurança alimentar do produtor até ao consumidor, conforto térmico em edifícios, produtos e serviços de saúde, tecnologia de baixa temperatura e tecnologia de gás liquefeito, eficiência energética, uso de refrigerantes ambientalmente amigáveis de uma forma segura.

Ler amis: http://www.urbi.ubi.pt/pag/11340

quarta-feira, 8 de maio de 2013

UBI na Shell Eco-marathon

A academia beirã vai participar mais um ano na Shell Eco-marathon. Para esta edição, uma equipa de 12 elementos, entre docentes e alunos, trabalhou num novo carro. Um projeto que tem por base a utilização de matérias naturais na construção do veículo que vai estar presente no circuito citadino de Roterdão.

O que se pode fazer com conjunto de placas de cortiça, uns quantos panos de algodão e um punhado de fibra de coco? A resposta menos esperada é, sem dúvida, um carro. Mas foi isso mesmo que um grupo de docentes e alunos da Universidade da Beira Interior fizeram.
A envolver um chassis tubular em ligas leves estão alguns painéis constituídos precisamente de corticite e algodão e revestidos a fibra de coco. Esta foi a fórmula revolucionária que os académicos encontraram para dar vida a mais um carro produzido na Universidade da Beira Interior com o objetivo de participar na Shell Eco-marathon. Este ano, a prova organizada pela petrolífera, apresenta, para além das habituais vertentes de competição - que passam por percorrer o maior número de quilómetros com a menor quantidade de combustível possível, - uma componente ambiental. É precisamente nesta linha que vai a grande aposta da academia beirã.
Na sua 14ª participação, a equipa da UBI tem já um vasto palmarés que pretende ampliar. Ao longo de todos estes anos, a academia beirã foi conseguindo recordes nacionais, tendo, nas últimas cinco edições, conseguido concluir a prova. Este ano não é exceção e as espectativas da equipa do UBICAR são altas. No circuito citadino de Roterdão, uma das principais preocupações passa por percorrer o maior número de quilómetros com a menor quantidade de combustível possível. Para além disso, a petrolífera que patrocina todo este evento, introduziu uma vertente “ecológica” e as melhores soluções são as premiadas. A UBI espera, também aqui, dar cartas.

Ler mais: http://www.urbi.ubi.pt/pag/11334

terça-feira, 7 de maio de 2013

Espetáculo "Entre o Céu e a Terra" nos Claustros do Paço da Cultura da Guarda


Fonte: Guarda Digital  
Espetáculo "Entre o Céu e a Terra" nos Claustros do Paço da Cultura da Guarda 

O espetáculo será apresentado nos dias 9, 10 e 11 de maio.
"Entre o Céu e a Terra” é o nome do espetáculo que a Associação Cultural e Desportiva da Vela irá apresentar nos próximos dias 9, 10 e 11 de maio de , nos Claustros do Paço da Cultura da Guarda. Este espetáculo é criado a partir da ideia de 4 deuses do ar de diferentes religiões e culturas que no início da narrativa teatral enviam um homem a quem chamam, Kelil, para a cidade da Guarda, por considerarem que é onde o ar mais se assemelha aquele que os deuses respiram. O ar será o indutor deste envio, pelo que o espetáculo terá como base 6 episódios ou momentos históricos, que a equipa criativa do espetáculo considerou marcantes da história da cidade da Guarda, sendo elas "A fundação da cidade e as guerras com Castela"; "A negação das chaves da Cidade por parte do Alcaide Mor Álvaro Gil Cabral ao Rei D. João de Castela, aquando da crise de 1383-1385"; "A construção da Sé da Guarda"; "As invasões francesas"; "O desenvolvimento pós-revolução industrial na região, nomeadamente a chegada do Comboio e instalação de luz elétrica" e "Uma evocação dos grandes nomes das letras e da cultura associados à região da Guarda quer por nascimento, quer por residência". Pretende-se com esta divisão de cenas uma perspetiva histórico-dramática, ou seja, partir do real para a ficção e dos fatos históricos para a dramatização em cena. Para colaborar neste evento a Associação Cultural e Desportiva da Vela convidou 5 associações do nosso concelho: Grupo de Cantares da Arrifana, Grupo de Bombos ESPVAL – Valhelhas; AQUILO Teatro; Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda e Associação C.S.R. da Sequeira. A entrada é livre, informações e reservas 271229740.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

SIBTUR - Simpósio Internacional de Boas Práticas em Turismo - 8 e 9 de maio de 2013 no Cine-Teatro de São Pedro do Sul. Organização: EPC

O turismo é um fenómeno com uma progressiva relevância aos níveis económico, social, ambiental e académico. A acentuada expansão territorial deste setor, bem como a sua crescente diversidade em termos de proveniência e motivações da procura turística colocam sérios desafios à gestão da qualidade por parte de fornecedores de serviços, intermediários e destinos turísticos.

Adicionalmente, numa época caracterizada pela multiplicação da oferta de serviços e produtos turísticos e em que se acentua a competitividade entre destinos à escala global, verifica-se uma consequente maior dificuldade em atrair e fidelizar visitantes. Assim, é hoje imperioso que os atores do setor conheçam e implementem as melhores práticas de desenvolvimento de produtos turísticos e de gestão de relações com os clientes (Customer Relationship Management). Na atual era do conhecimento, apenas por via de uma observação sistemática das melhores práticas implementadas em outros contextos geográficos (benchmarking) será possível a um destino como um todo e aos diversos atores que o constituem, alcançar e manter níveis elevados de competitividade, atratividade e sustentabilidade turísticas.

Por iniciativa do Departamento de Turismo da Escola Profissional de Carvalhais (São Pedro do Sul) realizar-se-á nos dias 8 e 9 de Maio de 2013 o Simpósio Internacional de Boas Práticas em Turismo (SIBTUR). Este evento, a que se associou a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, terá como palco o Cine-Teatro de São Pedro do Sul e ambiciona converter-se num show-case de referência de boas práticas ao nível da oferta turística, da intermediação/distribuição turística e da gestão de destinos.

Concretamente, ambiciona-se que cada edição do SIBTUR, que se pretende vir a ter uma periodicidade anual, se foque num universo bem definido de tipos de boas práticas inerentes a tipos de turismo ou de atores turísticos específicos. Na sua edição de arranque, o SIBTUR focar-se-á em boas práticas em quatro âmbitos distintos no seio do setor turístico: ambiente; serviço ao cliente; inovação ao nível de conceitos de produtos e destinos turísticos; utilização de tecnologias de informação para promover e distribuir serviços e produtos turísticos.

O turismo de saúde e o touring em zonas rurais de baixa densidade são, porventura, os dois tipos de turismo em que o município São Pedro do Sul e a região de Lafões, em geral, apresentam um maior potencial. Assim, estas tipologias de turismo terão particular destaque na primeira edição do evento. Através da disseminação das melhores práticas que empresas e entidades institucionais de âmbito turístico levam a cabo no âmbito do turismo de saúde e do touring em zonas rurais, o SIBTUR visa contribuir para o incremento dos padrões de qualidade do sistema turístico da região onde se insere.

Para mais informações e inscrições: sibtur.epcarvalhais.org

in http://epc.epcarvalhais.org/pt/noticias.10/sibtur_-_simposio_internacional_de_boas_praticas_em_turismo_.a136.html

Governo dá dois meses aos trabalhadores para requererem rescisão amigável

Os funcionários públicos que queiram rescindir com o Estado têm que entregar o pedido entre Setembro e Novembro deste ano. Programa só abrange trabalhadores a cinco anos da idade da reforma.


Os trabalhadores abrangidos pelo Programa de Rescisões por Mútuo Acordo podem requerer, por escrito, a cessação do seu contrato de trabalho entre 1 de Setembro de 2013 e 30 de Novembro de 2013.

De acordo com a portaria a que o PÚBLICO teve acesso, só serão abrangidos pelo programa os trabalhadores que reúnam cumulativamente quatro condições. Têm que estar na carreira de assistente técnico ou operacional (ou em carreiras equivalentes), ter até 59 anos, contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado e estar a pelo menos cinco anos de atingir a idade legal da reforma que lhes seja aplicável.
 
As compensações a pagar ao trabalhador dependem da idade e terão como referência o salário base e os suplementos de carácter permanente que sejam pagos nos últimos dois anos. Para os funcionários até 50 anos será oferecido 1,5 salários por cada ano de antiguidade. Quem tiver entre 50 e 54 anos, terá uma compensação calculada com base em 1,25 meses de salário. Os funcionários entre os 55 e os 59 anos poderão contar com um mês de remuneração base e suplementos por cada ano de serviço.

De acordo com o diploma, o programa será coordenado pelo secretário de Estado da Administração Pública, “a quem compete a autorização final dos pedidos, obtido o acordo prévio do membro do Governo da tutela”. Cada ministério terá um coordenador do programa para conduzir o processo internamente. A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público e da Caixa Geral de Aposentações serão as entidades responsáveis por dar apoio técnico ao programa.

in http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-da-dois-meses-aos-trabalhadores-para-requererem-rescisao-amigavel-1593287

Concurso de Fotografia

PASSEIO DE BTT

The Curimakers no Teatro Municipal da Guarda

O coletivo pop/funk/soul constituído por oito elementos da Guarda e de Aveiro irá subir ao palco do grande auditório do TMG no dia 25 de maio, pelas 21h30.
The Curimakers são um coletivo pop/funk/soul constituído por oito elementos da Guarda e de Aveiro. Apresentam agora um novo espetáculo com temas inéditos que serão incluídos no seu próximo trabalho discográfico e músicas amadurecidas e revisitadas do álbum Split in Two. A noite será sem dúvida quente, envolta num ambiente de requinte, funk, soul e muito, mas muito groove.

Patrícia Baber no TMG

 Fonte: Jimmy Katz                                             
Patrícia Baber no TMG  
A norteamericana sobe ao palco do grande auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) no dia 17 de maio, pelas 21h30.
                                                                                                                                                                                                           A norte  americana Patrícia Barber está de regresso aos discos desde o início do ano com “Smash”. Acompanhada por uma renovada banda e uma série de novas composições, esta senhora é uma das mais talentosas e inovadoras vocalistas e compositoras do jazz contemporâneo. Alguém a definiu em tempos como «um encontro feliz entre Susan Sontag e Diana Krall». Mas, Patrícia Barber parece querer fazer do ecletismo o seu cartão de visita e por isso é hoje conhecida e reconhecida como uma das mais importantes compositoras do Jazz internacional.

domingo, 5 de maio de 2013

Experiência Singular

Experiência Singular
Vive-se hoje na nossa cidade uma experiência única e de cariz algo interessante, já que nos permite sair desta rotina diária e stressante em que vivemos. Ao percorrermos as várias ruas da cidade é quase como se estivéssemos a fazer uma prova de todo o terreno, sendo praticamente impossível encontrar uma rua onde haja não um, mas vários buracos, verdadeiras crateras. É talvez uma prova de persistência, tentar encontrar no meio deste labirinto uma rua sem buracos. Um exemplo prático disto que acabo de relatar é aquela, que há dias ouvi renomear de rotunda do “Marquês Valente”, antes denominada da “Ti Jaquina”, seria a justa homenagem a um presidente de câmara, agora de saída e que deixaria assim a sua marca, uma verdadeira “obra de regime”, feita em fim de mandato para a posteridade, pois claro…
            Por outro lado é um exercício de verdadeira perícia, já que é necessária alguma agilidade, não sair de um buraco e acertar logo a seguir numa cratera. Há que fazer um esforço sobre-humano para não alcançar um ainda maior, até porque a oficina está cara quanto baste. Existe ainda aquilo que podemos chamar um autêntico bónus para os peões, uma vez que os próprios passeios estão também eles “armadilhados” com buracos provenientes quiçá de meteoritos vindos, sabe-se lá de que espaço celeste, ou outro que tal, quando não com outras coisas assaz desagradáveis.
Curioso de ver é também o caso dos paralelos, que por vezes são substituídos por terra e se espera serenamente que S. Pedro seja complacente, generoso q.b., abra as torneiras celestes e assim possa assentar a terra e acabar com o pouco estético e muito desagradável pó. Afinal a solução por vezes vem lá de cima, do céu entenda-se…
Quando se trata de alcatrão a solução também é algo interessante de analisar. Deita-se algum nos buracos, uma espécie de remendo e espera-se que o alcatrão aí colocado não salte quando os carros passam, fique tudo igual e seja necessário fazer o mesmo em vez de se pavimentar toda a área. Seria talvez mais caro mas revelar-se-ia com certeza mais eficaz e duradouro. Uma vez que já estamos na Primavera, talvez este seja um dos melhores cartazes turísticos da nossa vetusta e bela cidade, cujo slogan podia ser – “ venha fazer um verdadeiro rali urbano”, ou “ uma prova de crosse intramuros”…
Duas notas para finalizar que me parecem assaz pertinentes nos dias que correm:
 1ª- A eterna dúvida que me assiste quando vejo constantemente carros parado à frente da Sé. Afinal pode-se aí estacionar ou isso depende da marca da viatura?
2ª – Se a Sé da Guarda é considerada o “ex libris” da cidade por que motivo tanto esse monumento como outros semelhantes estão sempre fechados principalmente ao fim de semana quando há mais turistas para os visitar? Será esta uma forma subtil de atrair turistas? Se assim for, retiro o meu reparo, todavia tenho muitas e sérias dúvidas acerca disso…

UBI acolhe congresso internacional de segurança no trabalho

 

 iniciativa irá decorrer nos dias 8 e 9 de maio na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI).



A Covilhã acolhe esta semana um congresso internacional de segurança no trabalho organizado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI) e UBI, com o apoio da Ordem dos Engenheiros e da Organização Internacional do Trabalho. O encontro vai decorrer nos dias 8 e 9 na Faculdade de Ciências da Saúde, onde serão debatidas as temáticas da prevenção de riscos e doenças profissionais, a sinistralidade laboral e a segurança em contexto de trabalho, os riscos profissionais emergentes e as práticas bem-sucedidas em termos de educação, formação, prevenção, segurança e emprego. A organização adianta que os objetivos do congresso são fomentar o contacto entre os vários agentes e possibilitar a partilha de conhecimentos e das atividades de investigação, de inovação e desenvolvimento, de interesse relevante para qualquer atividade económica.

in http://www.guarda.pt/noticias/sociedade/Paginas/ubi-acolhe-congresso-internacional-de-segurana-trabalho.aspx

Mercado de Produtos da Terra.