sexta-feira, 17 de maio de 2013

"Constituição não impõe carácter vitalício ao emprego" no Estado

Hélder Rosalino mantém que mobilidade não significa despedir e defende que Constituição não garante emprego vitalício no Estado. 
  
O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, reafirma que o novo sistema de mobilidade especial (que passará a designar-se por "sistema de requalificação") "não visa despedir" funcionários públicos. Porém, sublinha que "a Constituição não impõe carácter vitalício ao emprego" no Estado.

Em entrevista realizada através de e-mail e publicada hoje no Diário de Notícias, Hélder Rosalino garante que a cessação do contrato de trabalho do funcionário que passar pelo sistema de requalificação acontecerá em "última instância". E lembra que os trabalhadores admitidos depois de 2009 já seguem as mesmas regras do sector privado (Código do Trabalho).

Em causa está a colocação de funcionários públicos no novo sistema de requalificação, que ainda está a ser negociado com os sindicatos da Função Pública. A proposta inicial estabelece um período máximo de 18 meses em inactividade, a receber uma parte do salário. Findo esse período, se o trabalhador não for recolocado nos serviços, então fará cessar o seu contrato de trabalho, com direito a indemnização, ou passa a licença sem vencimento, mantendo o vínculo público.

Ler mais em: http://economico.sapo.pt/noticias/constituicao-nao-impoe-caracter-vitalicio-ao-emprego-no-estado_169449.html

Alteração ao trânsito na zona do Bonfim

.

O trânsito na zona do Bonfim, na cidade da Guarda, vai sofrer alterações a partir de segunda-feira, anunciou hoje a Câmara Municipal.
  Segundo a autarquia, no âmbito da conclusão das obras de "Requalificação Urbana e Paisagística da Rede Viária Estruturante do bairro do Bonfim - rua Almeida Garrett", a partir daquele dia a rua Álvaro Gil Cabral fica apenas com sentido descendente, na direção Alfarazes, Bairro Nossa Senhora dos Remédios ou Via de Cintura Externa - VICEG. A rua Almeida Garrett fica apenas com sentido ascendente, mas com duas faixas de rodagem na direção do centro da cidade, indica. «A partir desta data está proibida a circulação a todo o trânsito de pesados de mercadorias e passageiros, exceto viaturas de recolha de resíduos», acrescenta a nota. A autarquia também alerta que «apesar de a obra se encontrar na sua fase final, pontualmente, poderão ocorrer pequenos constrangimentos na circulação» rodoviária naquela zona da cidade

quinta-feira, 16 de maio de 2013

URBAN RACE, 22 Junho em Mangualde

http://www.mangualdeurbanrace.pt.vu/

Aldeia de Linhares da Beira classificada como conjunto de interesse público

Celorico da Beira, 15 mai (Lusa) - A classificação da aldeia histórica de Linhares da Beira como conjunto de interesse público, por portaria publicada em Diário da República, foi hoje recebida com satisfação pela Câmara Municipal de Celorico da Beira.

"É motivo de satisfação e de regozijo para o concelho de Celorico da Beira e, essencialmente, para a população que vive em Linhares da Beira", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara, responsável pelo pelouro da cultura, José Luís Cabral.

A portaria, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, refere que a classificação da antiga vila reflete o seu interesse "como testemunho notável de vivências ou factos históricos".


Ler mais: http://visao.sapo.pt/aldeia-de-linhares-da-beira-classificada-como-conjunto-de-interesse-publico=f729862#ixzz2TSgJmia5

Conferência Internacional sobre formação de professores no IPG


    
Uma Conferência Internacional sobre Formação de Professores para a Educação em Empreendedorismo vai decorrer no IPG nos dias 7 e 8 de junho.

A iniciativa vai ter lugar nas instalações da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), onde vão ser apresentadas comunicações de autores da Finlândia, Letónia, Nigéria, Eslovénia, África do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido e Portugal. Segundo Carlos Reis, diretor da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, esta não é uma iniciativa só para docentes, ligados à formação de professores. «O tema é abrangente e deve suscitar o interesse de outras pessoas». Os interessados podem obter mais informações aqui.

Aguiar da Beira recebe Campeonato de Portugal de Boccia



O pavilhão gimnodesportivo de Aguiar da Beira recebe a 1 de junho o Campeonato de Portugal de Boccia – Pares e Equipas.
A organização, a cargo da PCAND (Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto), com o apoio da autarquia, espera 180 participantes entre atletas, treinadores e acompanhantes, em representação de cerca de 20 clubes/associações de todo o país. O destaque vai para a presença de inúmeros atletas paralímpicos que obtiveram várias medalhas e resultados de elevado nível nas últimas edições dos Jogos. Aquela que é uma das competições mais importantes do calendário nacional da modalidade servirá também de preparação para os jogadores da seleção nacional, que disputa o Europeu entre 15 e 23 de junho, em Guimarães. A competição começa pelas 9 horas e a entrada é gratuita.

In O Jornal Interior

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Workshop “Horta à Porta”


foto
 
Redescobrir os sabores de antigamente no prazer de cultivar os seus próprios hortícolas, ainda que num pequeno espaço ou varanda é um conhecimento que está ao alcance de todos.
Após esta pequena formação, todos ficarão aptos para semear, plantar, tratar e colher os seus próprios alimentos.
Os participantes devem trazer também garrafões, garrafas plásticas ou outro material e sementes que queiram semear e depois levar para casa.

Para mais informações e inscrições:
Telef. 271237816
quintadamaunca@mun-guarda.pt

INSCRIÇÃO GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA

in http://www.quintadamaunca.mun-guarda.pt/noticia.asp?idEdicao=51&id=1883&idSeccao=479&Action=noticia

terça-feira, 14 de maio de 2013

8 Encontro Motard- VILA MENDO



Dias 17 e 18 de Maio vai realizar-se, em Vila Mendo, o IX Encontro Motard. Sexta–feira actuarão os “One Man Riff” e “Dj Ramone”; Sábado os “No One” e os “Contraband” com actuações que prometem grande espectáculo. A boa gastronomia regional também não irá faltar. Este encontro serve também para resgatar e recriar tradições caídas em desuso como o cozer do pão no forno comunitário com o auxílio precioso das gentes mais velhas. Enfim, animação e bom ambiente não vão faltar. Este encontro insere-se numa linha de actuação que esta associação tem vindo a implementar e que pretende valorizar as gentes das nossas aldeias, os seus costumes e tradições, por forma a combater o ostracismo a que as nossas terras foram votadas desde há muito.

Museu da Guarda assinala Dia Internacional dos Museus




No âmbito do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social", o Museu da Guarda apresenta um leque de atividades diversificado e associa-se assim à " Festa dos Museus"

No próximo sábado, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus, e nesse âmbito o Museu da Guarda vai promover um conjunto de atividades a partir das 10h30. De entre as iniciativas agendadas, estão uma tertúlia com o tema "Olhares Sobre o Sagrado" e um recital de Canto e Guitarra, com os "Duo Fusa". A tertúlia, com início marcado para as 15 horas, «pretende evidenciar as obras em exposição no Museu da Guarda e aquelas que continuam nos locais de culto das comunidades locais», refere a organização.
14-05-2013 10:37

Mercado Aberto da Serra decorre este fim-de-semana

Gouveia e Vila Nova de Tazem acolhem este fim-de-semana o Mercado Aberto da Serra, destinado a todos os que produzem, criam, cultivam e transformam produtos que querem vender:

O Mercado Aberto da Serra (MAS) vai decorrer em Gouveia e em Vila nova de Tazem este fim-de-semana, dias 18 e 19 de maio.Estão inscritos para estas duas iniciativas cerca de 40 artesãos e produtores. Em Gouveia o mercado aberto vai decorrer na praça Alípio de Melo entre as 10 e as 16 horas e em Vila nova de Tazem também entre as 10 e as 16 horas na Avenida Dr. António Borges. Para além de um espaço de venda, o mercado aberto da serra pretende ser uma iniciativa de lazer convívio e partilha onde a criatividade é um ponto comum. «O MAS deseja ser um lugar de encontro, compra, venda ou troca, cultura e diversão onde todos podem vir apresentar, mostrar, vender, trocar os seus trabalhos ou produtos», refere a organização. Os interessados em participar nas iniciativas do MAS podem contactar a organização através do seu site - http://mercadoabertodaserra.com/sobreomas.html - ou pelo seguinte contato telefónico: 962095416.
14-05-2013 11:32  

OCDE pede cortes maiores nos despedimentos

No relatório que apresenta hoje ao país, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai dizer ao governo que a proteção social ainda está demasiado elevada e que por isso há margem para cortar mais em subsídios e indemnizações. Segundo as conclusões do relatório 'Portugal: Reforming the State to promote growth', avançadas pelo Diário Económico, o 'think thank' para as economias desenvolvidas vai apelar ao Executivo de Passos Coelho para reabrir estas áreas e aprofundar os cortes.
 
A Organização sabe que o governo tem-se esforçado por efectuar várias medidas de flexibilização do mercado laboral – ainda na semana passada foi aprovada a redução do número de dias de indemnização para 12 e 18 dias consoante a antiguidade -, mas lembra agora que “mesmo assim, a proteção para os trabalhadores permanentes continua comparativamente alta e pode ser reduzida”.
Esta ideia já não é nova, uma vez que os técnicos têm defendido reformas mais profundas para o mercado laboral com bastante frequência, apelando a uma redução das indemnizações, abolição das portarias de extensão ou dos mecanismos que permitem aos funcionários negociar com os sindicatos, como o contrato coletivo. No relatório anual sobre Portugal, que divulgou em julho do ano passado, a organização sublinhava a necessidade de se reduzir a proteção no emprego e restringir a negociação coletiva, que agora volta a aparecer no relatório encomendado para a reforma do Estado.
 
No fundo, defendem que existe margem para cortar praticamente em todas as vertentes do mercado laboral, e aprofundar medidas que já foram iniciadas, tal como o DN/Dinheiro Vivo já tinha avançado em janeiro deste ano. Por isso, entre as medidas a anunciar volta também a ver-se a duração do subsídio de desemprego, de acordo com o Diário Económico. Os técnicos entendem que se devem cortar os elos que determinam a ligação entre o subsídio e a idade, mas pedem, em contrapartida, um reforço da proteção para os mais jovens. Em julho já diziam que “os cortes maiores na duração do subsídio de desemprego estão por fazer”.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO157398.html?page=0

Função Pública vai ter subsídio de desemprego

Sindicatos e Executivo voltam hoje à mesa das negociações para discutir rescisões e mobilidade.
O Governo deverá hoje apresentar aos sindicatos da Função Pública uma nova proposta para o regime de mobilidade especial. A ideia é reduzir o tempo que um trabalhador pode ficar naquela situação, mas criar, por outro lado, a possibilidade de acesso ao subsídio de desemprego.

A proposta inicial prevê um limite máximo de 18 meses na mobilidade especial (que passará a chamar-se "sistema de requalificação"), ao fim do qual, o trabalhador perde direito à remuneração, através da cessação do contrato de trabalho ou da atribuição de uma licença sem vencimento.

in http://economico.sapo.pt/noticias/funcao-publica-vai-ter-subsidio-de-desemprego_169107.html

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os cortes planeados: 4,8 mil milhões

Conheça as medidas do Estado para poupar 4,8 mil milhões até 2015. Ajustes na Administração Pública e nas pensões fazem parte do pacote





in http://files.dinheirovivo.pt/01/reformadoestado/ascontasdareforma.html

Três empresas fozcoenses entre os finalistas dos Prémios Douro


    
Fonte: Guarda Digital Três empresas de Vila Nova de Foz Côa estão entre os 15 finalistas do “Prémio Douro”, concurso que contou com 69 candidaturas.

Trata-se da Duorum Vinhos (vinhos comuns e licorosos) e a Solicel (área do xisto) na categoria “Empresas que fazem o Douro”; e a Bairro do Casal (turismo cultural e paisagístico) em “Douro – uma boa região para investir”. O concurso compreende três categorias, cujos vencedores serão conhecidos no final deste mês.

domingo, 12 de maio de 2013

30ª Feira do Jarmelo

O Jarmelo recebe pelo 30º ano a Feira dedicada à vaca jarmelista, no dia 2 de junho

Procurando promover o encontro, diálogo e aproximação entre os setores de atividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente, a Câmara Municipal da Guarda, as duas freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e a ACRIGUARDA - Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, organizam a 30ª Feira do Jarmelo. Desta forma, no próximo dia 2 de junho, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região. Também integrado na 30ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 5º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista. A Feira terá início às 8 horas com a chegada dos animais sujeitos a concurso. Pelas 10 horas será efetuada a avaliação/classificação dos animais, para a consequente entrega de prémios aos seus criadores às 12h30. Às 13 horas realizar-se-á mais uma vez a degustação da vitela jarmelista e à tarde, pelas 16 horas decorrerá a habitual garraiada, animada pelos “Los Paráguas Toreros”. Durante o dia haverá animação do recinto. Mais uma vez a organização espera «uma grande afluência de visitantes à Antiga Vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio e contato com o mundo rural». Para os amantes da natureza e do desporto a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere, como forma de chegar até ao Jarmelo, uma caminhada ou um passeio de bicicleta pelo Trilho do Jarmelo, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedonais, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até ao recinto da Feira do Jarmelo.

in http://www.guarda.pt/noticias/sociedade/Paginas/30-feira-jarmelo.aspx