sexta-feira, 12 de julho de 2013

TMG apresenta "Três dedos abaixo do joelho"



O Teatro Municipal da Guarda (TMG) apresenta, no sábado, pelas 21h30, no pequeno auditório, a nova produção teatral do projeto Mundo Perfeito intitulada "Três dedos abaixo do joelho". A peça, que conta com encenação de Tiago Rodrigues e interpretação de Isabel Abreu e Gonçalo Waddington, foi galardoada com o prémio de melhor espetáculo da Sociedade Portuguesa de Autores e recebeu o Globo de Ouro na mesma categoria. Dirigido por Tiago Rodrigues e Magda Bizarro, "o projeto Mundo Perfeito é reconhecido pela qualidade do seu trabalho, por uma atividade intensa e pela permanente tentativa de inovar e de se reinventar", segundo o TMG.
 
 




Serões na aldeia em Moimenta da Serra


A localidade de Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, recebe no sábado os II Serões da Aldeia, organizados pelo Estrela Futebol Clube. O evento, que visa recriar as vivências da aldeia de Moimenta da Serra, começa pelas 15 horas com a abertura de uma feira de artesanato. Durante a tarde haverá uma caminhada, jogos tradicionais e animação de rua. O programa também inclui um concerto pela Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra (21h) e um baile popular (23h).

Aumento do horário de trabalho e requalificação no Estado aprovados na generalidade

O Parlamento aprovou ontem na generalidade as propostas do Governo sobre o aumento do horário de trabalho no Estado de 35 para 40 horas semanais e o sistema de requalificação de funcionários públicos, que deverão entrar em vigor no verão.
No âmbito da proposta de Lei n.º 153/XII/2.ª (GOV), o período normal de trabalho diário dos trabalhadores do Estado passa de sete para oito horas por dia. No total, os funcionários terão um aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais já este ano.

Esta proposta, aprovada na generalidade, contou com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP. Votaram contra os grupos parlamentares do PS, do PCP, do BE e Verdes.

Foi também votada e aprovada hoje na generalidade a proposta de Lei n.º 154/XII/2.ª (GOV), que institui e regula o sistema de requalificação de trabalhadores em funções públicas.

Ou seja, o Governo impõe um novo regime de mobilidade especial que prevê um período máximo de 12 meses. Terminado este período, os trabalhadores poderão optar por ficar em lista de espera para uma eventual colocação, mas sem receberem qualquer rendimento, ou optar pela cessação do contrato de trabalho sendo que, neste caso, terão direito à atribuição do subsídio de desemprego.

Quanto à remuneração durante este processo, estabelece a proposta do executivo que o trabalhador receba o equivalente a dois terços, 66,7% nos primeiros seis meses e a metade enquanto permanecer nessa situação, incidindo sobre a remuneração base mensal referente à categoria, escalão, índice ou posição e nível remuneratórios, detidos à data da colocação em situação de requalificação.

Esta proposta contou com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP. Votaram contra os grupos parlamentares do PS, do PCP, do BE e Verdes.

Estas duas propostas de lei, que o Governo pretende implementar ainda durante o verão, terão ainda de descer à respectiva comissão onde serão discutidas na especialidade antes da votação final.

Estas alterações, bem como o aumento dos descontos para a ADSE e as rescisões no Estado, serão integradas na nova Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas que o executivo começou a discutir com as estruturas sindicais da função pública há duas semanas e que tenciona implementar em Janeiro de 2014.

As propostas de lei sobre o sistema de requalificação dos funcionários públicos e de aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais, cuja discussão pública terminou na semana passada, foram consideradas inconstitucionais pelos sindicatos da função pública.

in http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcao_publica/detalhe/aumento_do_horario_de_trabalho_e_requalificacao_no_estado_aprovados_na_generalidade.htm

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Como os juros reagiram a Cavaco

As taxas de juro das obrigações a 10 anos voltaram a subir, com os mercados a penalizarem o País pelo discurso do presidente da República.

Como os juros reagiram a Cavaco


in http://www.dinheirovivo.pt/Graficos/Detalhe/CIECO193614.html
 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Jantar temático com prova de vinhos regionais no Museu da Guarda

 

O evento vai decorrer no pátio interior do Museu no próximo dia 19 de julho.



O Museu da Guarda está a promover um jantar temático com prova de vinhos regionais no próximo dia 19 de julho, sexta-feira. O programa começa às 18h30, com a apresentação dos vinhos e visita guiada ao museu, seguindo-se o jantar, no pátio interior, que será acompanhado por música ao vivo (Jazz). As inscrições custam 25 euros e carece de marcação prévia através do telefone (271 213 460 | 271 230 157) ou email (mguarda@drcc.pt | coordmguarda@drcc.pt).

Escola Secundária da Sé participou na FISEC 2013 - Campeões, campeões nós somos campeões


DSC 0343_pq Competição decorre em Kecskemét, na Hungria
O grupo/equipa de Futsal Juvenis Masculinos da Escola Secundária da Sé vai participar nos 65.º Jogos da FISEC (http://fisec.hu/) que se vão realizar entre os dias 5 e 11 de julho de 2013, em representação de Portugal.
A 65.º edição dos jogos da FISEC decorre em Kecskemét, na Hungria. Kecskemét é uma cidade e um condado urbano (megyei jogú város em húngaro) da Hungria. Kecskemét é a capital do condado de Bács-Kiskun.
A equipa parte de Lisboa no próximo dia 5, às 14h15 com destino a Budapest, realizando depois o respectivo transfer para
Kecskemét.

Durante a competição, a Escola Secundária da Sé/Guarda/Portugal vai defrontar no dia 6 a França. Na segunda jornada, dia 7, a nossa equipa joga com o país organizador, a Hungria. Depois dos dois jogos iniciais, a equipa da Sé defronta dia 9, a Espanha e encerra o torneio ao defrontar o Brazil, no dia 10.
O regresso está agendado para o dia 11, com chegada a Lisboa prevista para as 22h15 e regresso à Guarda, que deve ocorrer por volta das 3h00.


FUTSAL – Masculino

A             Brazil
B             Portugal
C             Hungary
D             France
E             Spain


Saturday
6th July
Result
14:00
Hungary
-
Spain
2
14
16:00
Portugal
-
France
3
2
Sunday
7th July
Result
14:00
Portugal
-
Hungary
16
2
16:00
Brazil
-
Spain
2
2
 
Monday
8th July
Result
9:00
France
-
Spain
9
7
11:00
Brazil
-
Hungary
20
0
Tuesday
9th July
Result
14:00
Brazil
-
France
7
3
16:00
Portugal
-
Spain
7
4
 
Wednesday
10th July
Result
9:00
Hungary
-
France
1
14
11:00
Brazil
-
Portugal
6
6


 
Futsal
MATCHES PLAYED
WON
DRAW
LOST
GOALS SCORED
GOALS CONCEDED
GOAL DIFFERENCE
POINTS
1.
Portugal
4
3
1
0
28
10
18
10
2.
Brazil
4
2
2
0
31
7
24
8
3.
France
4
2
0
2
28
18
10
6
4.
Spain
4
1
1
2
27
20
7
4
5.
Hungary
4
0
0
4
5
64
-59
0
Ler mais:http://fisec.hu/