sábado, 28 de setembro de 2013

Financiamento Rede de Judiarias conquista apoio de quatro milhões e meio

A maior parte da verba (quatro milhões) será disponibilizada no âmbito do “EEA Grants 2009-2014”, um mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA) através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega financiam, na qualidade de países doadores, diversas áreas prioritárias de ação junto dos Estados beneficiários do Fundo de Coesão da União Europeia.
“É um apoio que também obriga o Estado português a colocar mais 15% desse montante (600 mil euros), o que acontecerá até porque o acordo já está devidamente formalizado”, explicou Jorge Patrão.
De acordo com este responsável, a execução financeira começa já em outubro e prolonga-se até 2017.
Entre áreas programáticas como a da gestão integrada de águas interiores e marinhas, a das energias renováveis ou das iniciativas de saúde pública, o EEA Grants inclui a da conservação e revitalização do património natural e cultural com uma dotação total para Portugal de quatro milhões de euros, que foi inteiramente atribuída ao projeto “Rotas de Sefarad”.
O projeto, que será monitorizado pela Direção Regional de Cultura do Centro, tem como base o percurso geográfico e cultural dos vestígios sefarditas no território português.
A aposta recai na investigação e publicação de livros, intervenções de centros históricos, recuperação de sinagogas e outras iniciativas ou obras que se enquadrem no tema da valorização da entidade judaica portuguesa.
Entre as obras já aprovadas estão o Centro de Interpretação Judaica de Trancoso, o Centro sobre a História do Marranismo em Portugal (da autoria do arquiteto Souto Moura), em Bragança, a intervenção na Igreja de Santa Maria da Várzea em Alenquer (local onde em 1574 foi sepultado Damião de Góis), bem como a criação do Memorial das Vítimas da Inquisição ou a recriação de uma das primeiras tipografias portuguesas, entre outras.
Às entidades parceiras - cerca de 25 municípios e várias entidades de turismo - caberá apenas uma verba “muito menos significativa” de acordo com o valor de cada iniciativa.
Jorge Patrão recorda que deste “conjunto de ações deverá resultar uma rota patrimonial e identitária sobre a história de Portugal com enfoque na história do povo judeu”.
A Rede de Judiarias de Portugal (RJP) foi criada há dois anos em Belmonte, local onde se encontra a maior comunidade judaica no país, cerca de 36 famílias com 120 a 150 pessoas.
Na fundação contou com nove municípios, seis regiões de turismo e uma comunidade judaica, mas atualmente já integra com 27 municípios (Belmonte, Guarda, Freixo de Espada à Cinta, Tomar, Trancoso, Castelo de Vide, Lamego, Penamacor, Torres Vedras, Alenquer, Sabugal, Évora, Leiria, Vila Nova de Paiva, Bragança, Celorico da Beira, Castelo Branco, Óbidos, Fornos de Algodres, Almeida, Penedono, Vila Nova de Foz Côa, Meda, Lisboa, Elvas, Reguengos de Monsaraz e Porto) e duas comunidades judaicas.

Ler mais: http://www.noticiasaominuto.com/economia/110901/rede-de-judiarias-conquista-apoio-de-quatro-milh%c3%b5es-e-meio#.Ukb2Lb5dbIU

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Menos de 35 anos? Há estágios pagos

Representam oportunidades de conhecer um país, desenvolver ou aprender uma língua e, ainda, ser remunerado por isso.
A V!da Edu tem programas de estágios remunerados em vários países europeus, como a Noruega, Islândia, Reino Unido, Espanha, Itália, França e Bélgica. Os programas dirigem-se a jovens até 35 anos (dependendo dos países) e poderão ter uma duração até um ano.
Lufthansa abre 500 vagas para jovens
As ofertas são, sobretudo, para funções na área da hotelaria e turismo, mas em certos países há também a possibilidade do estágio ser realizado no sector da agricultura.
Por norma, os estágios remunerados incluem despesas de manutenção, estando a alimentação e alojamento garantido pela entidade que oferece a colocação. A remuneração é, por norma, o ordenado mínimo do país de acolhimento.

Veja mais detalhes sobre as ofertas aqui


No próximo dia 25, a V!da Edu vai realizar um Open Day no escritório em Lisboa, dando oportunidade dos interessados conhecerem mais pormenores do programas e as vagas disponíveis.
As marcações devem ser feitas por email - info@vidaedu.com - ou por telefone - (+351) 218 404 656.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO272409.html

Empresas obrigadas a integrar despedidos

As empresas com acordos coletivos que preveem 25 dias úteis de férias vão ter de oferecer aos seus trabalhadores os 3 dias que ficaram por gozar este ano. E terão também de compensar o trabalho prestado em dia de descanso ou feriado. Estas obrigações decorrem do conjunto de normas do Código do Trabalho que foram consideradas inconstitucionais pelos juízes do Palácio Ratton. Quem fez despedimentos sem observar o critério da antiguidade poderá agora ter de readmitir estes funcionários. O Governo desdramatiza este chumbo e vai agora discutir com os parceiros sociais alternativas.

Constitucional chumba seis normas do Código do Trabalho. Leia aqui

Uma das questões a que o Executivo deverá dar prioridade é à definição de critérios para a escolha de trabalhadores na extinção do posto de trabalho. A lei em vigor revogou a proteção do mais antigo e passou a permitir às empresas justificar a sua decisão com base em requisitos “relevantes e não discriminatórios”. O TC discordou e a resposta, segundo avançou ao Dinheiro Vivo fonte governamental, já está a ser pensada. Uma das formas de contornar esta inconstitucionalidade passará por assentar esta escolha em critérios como a assiduidade, produtividade e conduta disciplinar.

As normas que os juízes deixaram passar. Veja aqui

Para o TC é igualmente inconstitucional que o novo Código venha sobrepor-se aos instrumento de contratação coletiva, tal como defendia o pedido de fiscalização sucessiva que lhe foi remitido pelo PCP, BE e PEV a 12 de julho de 2012. Desta forma, foram consideradas nulas as normas que sobrepunham a lei laboral aos acordos coletivos em matéria de majoração de férias em função da assiduidade e do descanso compensatório por trabalho suplementar realizado em dia de descanso e de feriado. Como o TC declarou a inconstitucionalidade “com força obrigatória geral”, as empresas terão agora de repor os dias que sejam devidos.

in http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO279400.html

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) integra, novamente, o projeto nacional “Noite dos Investigadores” coordenado pela Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.Este projeto tem como objetivo principal aumentar o reconhecimento público dos investigadores nas suas diversas perspetivas e componentes, oferecendo ao público em geral, independentemente da sua idade e formação científica, a oportunidade de descobrir a "face humana" de ciência através de intercâmbios e discussões diretas com os investigadores, bem como compreendendo o impacto da pesquisa em suas vidas diárias. O IPG integra o projeto pela Região Centro, cujo coordenador é o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; os restantes parceiros são o Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância; o CCV de Proença-a-Nova; o CCV de Alviela; o Exploratório de Coimbra; o Centro de Neurociências e Biologia Celular e o CCV de Aveiro. O NEI 2013 do IPG vai ter como convidado especial Jorge Paiva, reconhecido pelo trabalho que tem desenvolvido como ambientalista, para além de investigador científico. Como ambientalista é muito conhecido pela defesa intransigente do meio ambiente, sendo membro ativo de várias associações e comissões nacionais e estrangeiras. As atividades vão decorrer até sexta-feira, dia 27 de setembro, na Guarda, onde vão decorrer, das 10 às 16 horas, atividades de reconhecimento e interação com a comunidade., Sendo que o ponto de encontro, para as pessoas interessadas, será junto à Sé Catedral da Guarda. Na sexta-feira, dia 27, pelas 17 horas, terá lugar um debate sobre saúde, energia, ambiente e segurança, que contará com a presença de Jorge Paiva. O programa completo pode ser consultado em www.ipg.pt.

Seminário Internacional – Plano Local de Promoção da Acessibilidade da Guarda

Seminário Internacional – Plano Local de Promoção da Acessibilidade da Guarda


A Câmara Municipal da Guarda promove no dia 25 de setembro, às 14h30, na sala António de Almeida Santos, o Seminário Internacional de Encerramento do Plano Local de Promoção da Acessibilidade da Guarda – RAMPA. Este Seminário contará com a presença de representantes de casos de estudo de referência, apresentando as suas experiências no desenvolvimento de programas similares. Através desta atividade os participantes ficarão com uma nova perspetiva da acessibilidade e sua implementação no espaço público e edificado, tendo em conta o conhecimento adquirido através da experiência de técnicos internacionais.

A Autarquia promove também uma Ação de Sensibilização/Informação Escolar nos agrupamentos de escolas da Cidade. Através desta iniciativa pretende-se incutir nas camadas mais jovens uma nova cultura de mobilidade, designadamente na atenção e reconhecimento de pessoas de mobilidade reduzida. Conhecer os espaços, aprender a viver com e na diferença, entender as cidades para todos. Estas ações em ambiente escolar, com componente prática e pedagógica pretendem ser o embrião na formação de novas gerações mais inclusivas e, consequentemente, mais participativas.
Dado o importante papel das escolas e dos jovens, na instrução e na captação de conceitos e práticas social, ética e legalmente exigidas (DL 163 de 8 de Agosto), pretende-se incrementar através de um caráter itinerante (o máximo de ações experimentais), a sua implementação e dinamização, através de:
- Construção física de módulos que individualizados ou acoplados simulem situações reais de uma cidade; - Demonstração e experienciação; - Apoio técnico ao nível da delimitação do espaço e disposição dos módulos bem como sua montagem, desmontagem, acondicionamento; - Conceção do Programa Demonstrativo (percursos) de situações reais de mobilidade reduzida a experienciar.
10h00 às 11h15 - Agrupamento de Escolas da Sé11h30 às 12h30 – Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

Consulte aqui mais informações
in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2557&action=noticia

10 erros de linguagem corporal que podem custar-lhe o emprego

Ter um currículo perfeitamente elaborado e uma carta de motivação bem escrita pode levá-lo a ser chamado para uma entrevista mas é preciso muito mais para ser contratado.
Uma boa apresentação e respostas na ponta da língua são requisitos essenciais para ter sucesso numa entrevista mas o não sorrir, a falta de postura ou o evitar o contacto visual podem custar-lhe o emprego. Saiba quais os 10 erros de linguagem corporal que podem lhe custar o emprego, segundo a Forbes.

# 1 Aperto de mão fraco

Antes de apertar a mão, levante-se e dirija-se ao entrevistador com confiança, estabeleça contacto visual e sorria. “Certifique-se que o aperto é firme mas sem esmagar a mão do entrevistador”, diz a perita de linguagem corporal e autora Patti Wood.
“O segredo para um grande aperto de mão é o contacto entre as palmas. Faça a sua mão deslizar de encontro à outra e estabeleça contacto palma-com-palma. Encaixe os polegares de encontro ao entrevistador e aplique a mesma quantidade de pressão que ele ou ela. Mas recorde-se que a quantidade de pressão apropriada varia de cultura para cultura”.

# 2 Invasão de espaço pessoal

Respeite o espaço pessoal do entrevistador. Não fique muito próximo e esqueça qualquer tipo de tentativa de abraço.

Ler mais: http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO251598.html?page=0

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sonae está a contratar em diversas áreas

O grupo Sonae está a contratar nas mais variadas áreas para as suas marcas, de norte ao sul do país. "Consulte a lista de anúncios disponíveis e submeta a sua candidatura", lê-se no site do grupo de Paulo Azevedo.
As vagas disponíveis vão desde a área das estruturas centrais, designadamente para o cargo de Gestor/a de Marketing da loja Zippy, na Maia; diretor/a da Worten de Carnaxide; ou gestor de publicidade do Continente Online, da loja de Carnaxide. Veja aqui mais vagas.
Para novas lojas, o grupo Sonae pede, por exemplo, vendedores/as para a Sportzone de Pombal e colaboradores para as lojas Continente Bom Dia de Alvalade, Caneças e de Massamá. Veja aqui, em detalhe, os requisitos.
Veja mais: Sonae abre mais oito Continentes na Madeira.
O grupo Sonae tem ainda vagas para as marcas MaxMat, Continente, Worten, SportZone, Zippy, entre outros.
Veja mais: Sportzone abre sábado no Chiado pela última vez.

in http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO273003.html

Michelle Obama escolhe empresa portuguesa para luta contra obesidade infantil

Nutri VenturesOs fundadores da Nutri Ventures, Rodrigo Carvalho e Rui Lima Miranda, estiveram ontem na Casa Branca com Michelle Obama, a primeira dama dos Estados Unidos, numa reunião sobre marketing alimentar. A empresa portuguesa é a criadora de uma série de animação com o mesmo nome, que incentiva as crianças a terem hábitos saudáveis.
Estiveram presentes na reunião cerca de 20 empresas dos sectores do retalho, média e entretenimento, entre as quais Burger King, Coca-Cola, Disney, Kelloggs, Mars e Walmart. A Nutri Ventures foi a única empresa estrangeira presente .
Desenhos animados da Nutri Ventures chegam aos Estados Unidos

"The White House Convening on Food Market to Children" foi a primeira reunião de trabalho realizada na Casa Branca sobre a importância do marketing alimentar no combate à obesidade infantil, uma área que Michelle Obama elegeu como prioridade. Na reunião, foram discutidas e apresentadas boas práticas para atrair crianças para produtos alimentares saudáveis. Michelle Obama solicitou às empresas que trabalhem em conjunto na promoção dos hábitos de vida saudáveis junto das crianças.
 

Linha cautelar sim, segundo resgate talvez

Analistas ouvidos pelo Económico consideram inevitável um programa cautelar para Portugal, mas não descartam novo resgate. 
  
Se a crise política de Julho, com os pedidos de demissões de Vítor Gaspar e Paulo Portas, dificultou o acesso aos mercados no próximo ano, o chumbo do Tribunal Constitucional colocou Portugal a caminho do segundo resgate financeiro, argumentam os analistas consultados pelo Económico, que acreditam que de uma linha cautelar, pelo menos, Lisboa dificilmente escapará.

"Segundo resgate? Talvez, mas não considero que seja o cenário central. Portugal pode e deve sair do actual plano de resgate para uma linha de crédito cautelar. Para o efeito deve reduzir a despesa pública de acordo com o memorando", declara Pedro Pintassilgo, da F&C Investments.

Do Commerzbank, o analista David Schnautz diz que o cerco a Portugal está a apertar-se, colocando o país na rota de uma segundo apoio internacional. "Portugal precisará pelo menos de uma linha cautelar", assegura o responsável. A opinião é partilhada por Albino Oliveira, da FINCOR: "É muito provável um segundo resgate. Contudo, permanecem significativas dúvidas se o país precisará apenas de ser apoiado por uma linha de crédito ou de fundos adicionais cedidos pelo ESM-European Stability Mechanism".

Ler mais: http://economico.sapo.pt/noticias/linha-cautelar-sim-segundo-resgate-talvez_177695.html

Fim de Semana Europeu de Observação de Aves

05 outubro 2013 09:00 - 06 outubro 2013 18:00             

 
altCISE, Serra da Estrela
Fim de Semana Europeu de Observação de Aves
O CISE e a Associação Aldeia irão realizar nos dias 5 e 6 de outubro duas saídas de campo para Observação de Aves, integradas nas comemorações do Fim de Semana Europeu de Observação de Aves 2013 (EuroBirdwatch13).
Esta atividade, destinada ao público em geral, pretende contribuir para o conhecimento e divulgação da avifauna da serra da Estrela e tem como objetivos principais a observação das espécies de aves que ocorrem na região, no seu meio natural.
Esta saída pela serra da Estrela, com início no CISE pelas 09h00 e com final previsto para as 18h00, em ambos os dias, incluirá a visita a vários locais nos concelhos de Seia, Gouveia, Manteigas e Covilhã.
Recomenda-se o uso de agasalho, impermeável, calçado confortável e binóculos. O almoço é volante, pelo que se aconselha levar merenda.
Este evento é gratuito e realizará-se com um mínimo de 10 e um máximo de 20 participantes.
O transporte é da responsabilidade dos participantes.

Pode fazer a sua inscrição aqui, através do endereço de correio eletrónico cise@cise-seia.org.pt ou através do telefone 238 320 300.

in http://www.cise.pt/pt/index.php/atividades/cursos-e-saidas-tematicas/fim-de-semana-europeu-de-observacao-de-aves