sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BMEL lança quarto concurso de contos-tendo como tema “O poder da palavra”.

Fonte: Shuttertock Images - Licenaça Standard
Podem participar os alunos dos 4º, 6º, 9º, 12º anos de escolaridade, sendo atribuídos três prémios por ano. Esta atividade visa promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita nos mais novos, com a entrega de prémios a ter lugar durante a “Semana da Leitura”, em março de 2014. As inscrições arrancaram na segunda-feira e terminam no dia 31 de janeiro. Mais informações em www.bmel.pt e www.mun-guarda.pt.

As gentes da Beira em imagens no Café Concerto do TMG. Exposição de fotografia que poderá ser visitada entre terça-feira e 24 de Novembro.

A mostra é da autoria de António Supico, natural do Fundão, sendo que as fotografias foram captadas na região da Cova da Beira. As imagens testemunham a incursão no quotidiano daquelas povoações, cuja população é «facilmente esquecida; e que o olhar apressado e fugidio dos homens do século XXI muitas vezes não permite ver», lê-se na descrição da exposição. A mostra já esteve patente na galeria do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO

Título: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - UM ESTUDO DE CASO
Autores: Nunes, Lina
Palavras Chave: Modelos de Administração Pública
Gestão de Recursos Humanos
Motivação
Satisfação
Data: Feb-2012
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658 NUN
Resumo: Ao longo dos tempos temos verificado que o Estado desempenhou diferentes papéis, sendo nalgumas fases mais ou menos interventivo, noutras mais ou menos social. Quando existe uma recessão económica há tendência para a introdução de reformas profundas. Tais reformas, com algumas características semelhantes, estão baseadas na Nova Gestão Pública, onde as questões gestionárias e manageriais estão presentes. O processo competitivo deixa de ser exclusivo do sector privado passando também para o Estado; a eficiência e a qualidade dos serviços passa a ser um tema dominante da agenda política. Todo o processo de mudança é resultado da acção humana e necessita, por isso, da colaboração dos recursos humanos para ser concretizado com sucesso. Uma boa gestão dos recursos humanos pode potenciar o aumento da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos. O sucesso de uma organização depende de muitos factores, entre os quais a satisfação dos seus colaboradores; se estes estiverem satisfeitos há uma “real” possibilidade de sucesso para a organização. Neste contexto definimos como objectivo principal do nosso trabalho o estudo do nível da satisfação num contexto específico de trabalho – Instituto Politécnico da Guarda. A escolha deste estudo prende-se com dois motivos: por um lado compreender e testar em que medida alguns factores contribuem para a satisfação no trabalho, nomeadamente factores pessoais como género, idade e habilitações literárias; e factores situacionais como o tempo de serviço, vínculo, categoria e vencimento; e, avaliar o contributo dos factores organizacionais (condições de trabalho, sistemas de gestão, carreira e competências, conteúdo do trabalho e relações humanas) na satisfação profissional dos trabalhadores do Instituto Politécnico da Guarda.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1294
Aparece nas Colecções:Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão


Ficheiros deste Registo:
FicheiroDescrição TamanhoFormato
GAP - Lina Maria C A Nunes.pdf5758KbAdobe PDFVer/Abrir
 

Semana do Caloiro Guarda 2013. Orela Negra e Mastiksoul são os destaques do cartaz deste ano, que irá decorrer de 4 a 10 de novembro.

O evento estudantil, que a par da Semana Académica, traz grande animação à cidade mais alta, está agendado para os dias 4 a 10 de novembro, com muita atividade diurna e noturna. Um cartaz recheado de animação, sempre aliada à tradição, é o que a Associação Académica da Guarda promete. Assim, dia 4 de novembro (segunda-feira), a Semana do Caloiro arranca no "Bar Bacalhau", com a animação a cargo do Dj Nudge. Dia 5 de novembro (terça-feira), o pavilhão do Estádio Municipal da Guarda será palco de um baile dirigido por Ângelo Brás. Dia 6 de novembro (quarta-feira), as "Banda de Garagem", "Banda RED" e Dj's Pregu´s a fundo dão início a mais uma noite de folia no Pavilhão do Estádio Municipal. Dia 7 de novembro (quinta-feira), o grupo "À Meia Noite nas Eólicas", Bandjo, com Moisés dos "Quinta do Bil", Canta Brasil e DJ Left prometem animar o público. No dia 8 de novembro (sexta-feira), o programa continua com a "Egitúnica", Tributo a Coldplay com os "Coolplay", Orelha Negra e Dj´s USS Project. Mastiksoul, um dos melhores dj´s da atualidade é o destaque da noite de sábado, dia 9 de novembro. Também a Copituna D' Oppidana, Undercovers e Dj Keey atuarão nessa noite. O último dia, dia 10 de novembro, é para resistentes, e a animação acontece no "Bar Bacalhau" da Academia.

domingo, 27 de outubro de 2013

CREAT TECH 2013 no IPG.Trata-se um fórum no âmbito das tecnologias que incidirá sobre a temática “A internet espia-nos”.


                                                                                                                        Nos dias 29 e 30 de novembro, irá decorrer no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), o CREATE TECH 2013.Trata-se um fórum no âmbito das tecnologias que incidirá sobre a temática “A internet espia-nos”. Esta iniciativa conjunta do IPG e do Pplware vai contar com a intervenção de conferencistas pertencentes a conhecidas empresas nacionais e internacionais, os quais vão debater as mais diversas questões sobre a segurança na web. O evento é aberto a todos os interessados, mediante inscrição (gratuita) até 25 de novembro.

Passagem de Ano Académica na Guarda, vai realizar-se, no dia 19 de dezembro,

Este evento pretende reunir estudantes portugueses e espanhóis e decorrerá, a partir das 17 horas, na Praça Luís de Camões (Praça Velha). À semelhança do passado ano, esta é uma iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico da Guarda em colaboração com as associações de estudantes locais, a Câmara da Guarda, a Agência para a promoção da Guarda, o NERGA, a Associação Comercial, e com o apoio do comércio local. Para os responsáveis pelo evento, a Passagem de Ano Académica «é um acontecimento deslocalizado no tempo que permitirá que os estudantes de diversos graus de ensino e de diferentes localidades possam ter o seu réveillon em conjunto». A comemoração inicia-se pelas 17 horas, com arruada de tunas, e inclui a atuação de bandas musicais e dj’s não faltando o habitual espetáculo multimédia e fogo de fim de ano, com a tradicional contagem final até à meia noite, e respetivas passas de uva. Esta atividade, com entrada livre, é aberta à população em geral.