sexta-feira, 28 de março de 2014

Guarda adere à Hora do Planeta

 

 

Às 20h30 de sábado, dia 29 de março, a Hora do Planeta 2014 vai juntar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, seja qual for a sua raça, religião, cultura e situação geográfica, numa ação simbólica em defesa do ambiente, um momento único de contemplação do planeta e celebração do compromisso de protegê-lo durante todo o ano.

Esta iniciativa, apesar de simbólica, pode ser representativa de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.

A Câmara Municipal da Guarda, consciente desta preocupação, decidiu aderir à Hora do Planeta.

Assim, no próximo sábado, das 20h30 às 21h30, serão desligadas as luzes da Encosta Norte – Muralha e a luz exterior do edifício da Autarquia.

Pelo oitavo ano consecutivo o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney em 2007 e que é hoje o maior evento mundial de ação ambiental; A Hora do Planeta 2013 celebrou-se em 154 países e territórios em todos os continentes.

Fica também o apelo a que todas as pessoas contribuam e desliguem também as luzes das suas residências particulares; desta forma, estaremos todos a ajudar o PLANETA.

in http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idseccao=625&id=2756&action=noticia

segunda-feira, 24 de março de 2014

Realiza se mais uma edição do Mercado à Moda Antiga no dia 30 de Março no Largo do Mercado em Vila Franca das Naves.



Figueira de Castelo Rodrigo acolhe estudantes de oito universidades europeias de 26 a 31 de março

Professores e estudantes de oito universidades vão conhecer o valor natural, arqueológico e cultural do território, descobrir as potencialidades económicas existentes e projetar novos negócios para a região. Os participantes, oriundos de países como a Croácia, Bulgária, Suécia, Letónia, Brasil, Espanha, Holanda e Portugal, vão passar 4 dias em Figueira de Castelo Rodrigo e seguir o seu caminho numa visita a Espanha, la Alberca. Para o desenvolvimento do território, um programa desta dimensão traduz-se em mais de 200 dormidas e 400 refeições, valores importantes para um concelho em declínio populacional, avidamente à procura de dinamismo. O Programa Erasmus Intensivo pretende impulsionar o debate sobre o abandono dos campos agrícolas, numa perspectiva de criação de oportunidades para ações de conservação da natureza e recuperação da vida selvagem. Com uma postura empreendedora, o objetivo é potenciar o desenvolvimento das comunidades rurais através da valorização de áreas naturais. Este programa é financiado pela União Europeia, ao abrigo do projecto Lilefong Learning Programme, é co-financiado pela iniciativa Europeia Rewilding Europe e localmente é organizado pela Associação Transumância e Natureza.