quinta-feira, 1 de maio de 2014

FIT Guarda

A Feira Ibérica de Turismo aguarda por si


 
Cerca de uma centena de expositores, Portugueses e Espanhóis, vão marcar presença naquela que é a primeira edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) que a Câmara Municipal da Guarda realiza na cidade mais alta de Portugal entre 1 e 4 de maio. Agências de viagens, hotéis, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura, termas, gastronomia ou artesanato são algumas das participações deste evento.

Recordamos que a FIT surge integrada na opção estratégica do atual executivo municipal. Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, referiu na apresentação do certame, em janeiro último, que a feira assenta em dois eixos fundamentais «aumentar o poder de atração e estimular a economia local».
Através deste certame a autarquia pretende também promover os produtos endógenos da região; dar a conhecer o património natural e histórico; promover a gastronomia; atrair turistas/visitantes; atrair investidores que possam fixar-se na Guarda; promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis, abrindo as portas a novos mercados.
A FIT|Guarda abre ao público na quinta-feira dia 1 de maio, pelas 17h00, com cerimónia oficial, agendada para as 19h00, com a presença do Senhor Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima.
De sexta a domingo, a tenda dos expositores funcionará entre as 10h00 e as 22h00.

Os bilhetes para a feira estão disponíveis para venda no local do certame e antecipadamente no Guarda Welcome Center (Praça Luis de Camões).
O bilhete diário custa 1 euro e o geral (para os quatro dias) custa 2,5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.
Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, atividades desportivas ao ar livre, workshops, seminários, caminhadas, visitas turísticas à cidade e ao concelho da Guarda e jogos tradicionais.
Paralelamente ao programa da feira decorrerão também atividades complementares organizadas pelos expositores.

A participação nas atividades desportivas necessita de inscrição prévia através do e-maildesporto@mun-guarda.pt
Diariamente serão realizadas visitas turísticas à cidade e ao concelho da Guarda, mediante inscrição prévia no secretariado da FIT.
A FIT é uma organização da Câmara Municipal da Guarda. Trata-se de uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do PROVERE e MAIS CENTRO.


In wwwmun-guarda.pt

A FIT já abriu

Pires de Lima destaca papel "muito importante" do turismo na recuperação do emprego

In wwwterrasdabeira.com

O ministro da Economia, Pires de Lima, afirmou hoje que o sector do turismo tem tido um papel "muito importante" na recuperação do emprego, tendo criado mais de 25 mil novos postos de trabalho no ano passado. "Está a ser um setor que está a contribuir para a redução da taxa de desemprego", disse Pires de Lima, na Guarda, onde inaugurou a primeira Feira Ibérica de Turismo (FIT) organizada pela câmara.
O ministro da Economia referiu aos jornalistas ter um "gosto muito grande" por estar na FIT, ao reconhecer que o turismo "é uma das actividades que está a puxar mais positivamente" pela economia nacional. "É importante dar este sinal de que o turismo em Portugal não se faz só com base em produtos que têm o sol, o mar, mas também é uma prioridade nestas regiões do interior, não só para valorizar a economia, mas como factor de identidade", afirmou, salientando a importância do sector para a promoção da gastronomia, dos valores, das tradições e da cultura.
A FIT, organizada pela autarquia da Guarda, decorre até Domingo e reúne cerca de cem expositores de Portugal e de Espanha. A feira conta com a presença de representantes de agências de viagens, hotéis, associações de municípios, termas, empresas de turismo aventura, associações empresariais e a Diputácion de Salamanca (Espanha), entre outros.
O ministro da Economia referiu tratar-se de uma iniciativa "magnífica", daí a sua presença na inauguração, por considerar uma prioridade "acarinhar" o turismo na região e para homenagear os agentes do sector, que estão a ter "um papel determinante na retoma económica e na recuperação do emprego" no país.
A Câmara da Guarda promove a FIT com o objetivo de divulgar os produtos endógenos e de promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis. O certame, que decorre no recinto do parque urbano do rio Diz, também conhecido por parque Polis, ocupa o semi-coberto já existente no parque Polis e uma tenda, numa área total coberta de cerca de cinco mil metros quadrados.
O presidente da autarquia, Álvaro Amaro, lembrou na inauguração que o evento surge integrado na opção estratégica definida pelo atual executivo municipal, que visa "aumentar o poder de atração e estimular a economia local". O autarca classificou a FIT como uma "BTL [Bolsa de Turismo de Lisboa] em ponto pequeno" e disse esperar que o sucesso da primeira edição "se multiplique" nos próximos anos.
O certame é cofinanciado pela União Europeia através do PROVERE e do Programa MAIS CENTRO.