quinta-feira, 3 de julho de 2014

Espanhol Antonio Saéz Delgado recebe Prémio Eduardo Lourenço 2014


antonio_saez_delgadoA sessão de entrega será amanhã, dia 3 de julho, pelas 18 horas, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.
Terá lugar amanhã, 3 de julho, pelas 18 horas, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, a Sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço ao professor de literatura, tradutor, crítico literário e escritor Antonio Sáez Delgado. A sessão conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Guarda e Membro da Direção do Centro de Estudos Ibérico, Álvaro Amaro, Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva e do Vice-Reitor da Universidade de Salamanca, D. Mariano Esteban de Vega, e por fim, o Diretor Honorífico do Centro de Estudos Ibéricos, Eduardo Lourenço. O Elogio ao premiado estará a cargo de João Tiago Pedroso de Lima e Margarida Almeida Amoedo, da Universidade de Évora. De salientar, que António Sáez Delgado é professor de Filologia Hispânica na Universidade de Évora, tendo-se destacado pela tradução de grandes vultos da cultura portuguesa contemporânea como Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, Manuel António Pina, José Gil e Teixeira de Pascoaes, entre outros.

Ler mais: http://beira.pt/portal/2014/07/01/espanhol-antonio-saez-delgado-vence-premio-eduardo-lourenco-2014/

Espetáculo de dança “Eternuridade” no TMG

Fonte: Teatro Municipal da Guarda
O mais recente espetáculo da coreógrafa Amélia Bentes será apresentado no Teatro Municipal da Guarda (TMG) na próxima sexta, dia 4 de julho, pelas 21h30.
 

AÇÃO de FORMAÇÃO: Portugal 2020


AÇÃO de FORMAÇÃO: Portugal 2020No dia 11 de julho, vai ter lugar no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel uma ação de formação sobre o próximo Quadro Comunitário de Apoio - Portugal 2020.
Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria pelo Agrupamento de Escolas de Pinhel e pelo Centro de Formação Guarda-Raia, destinada a professores, profissionais dos serviços administrativos da função pública, empresários e comunidade em geral.
O que muda entre o antigo QREN e o novo PT 2020?
Quais os novos programas operacionais e quais as prioridades de investimento?
Estas e outras dúvidas serão esclarecidas nesta ação que terá início às 14.30h, prevendo-se que termine cerca das 17.30h.
Mais informações e inscrições:
Agrupamento de Escolas de Pinhel
esec.pinhel@gmail.com
Centro de Formação Guarda-Raiaguarda.raia@gmail.com
 
in http://www.cm-pinhel.pt/noticiaspublicacoes/noticias/Paginas/portugal-2020.aspx

Passos anuncia concursos do QREN para depois do verão

governo Passos Coelho anunciou esta quarta-feira à tarde, quase de passagem, a abertura dos concursos para candidaturas ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), durante o período de perguntas ao primeiro-ministro.
Interpelado pela bancada socialista, sobre uma verba disponível do atual quadro de apoio, de “5 mil milhões de euros”, Passos Coellho atirou que esses dinheiros do QREN “serão utilizados, não se preocupe com isso”.
Logo depois afirmou que, em “setembro, outubro”, o Governo irá lançar os concursos para o novo QREN, aproveitando para criticar aquilo que era o aproveitamento pelo governo anterior dos dinheiros da União Europeia.

Ler mais: http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=4004673&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

 

segunda-feira, 30 de junho de 2014

PLATAFORMA A25 - Conferência/Debate - Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado

 

Os Municípios da Guarda, Viseu e Aveiro, promovem uma Conferência/Debate sobre o tema “Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado”, com incidência particular na ligação ferroviária Aveiro – Viseu – Guarda – Vilar Formoso.
Esta sessão realiza-se no dia 01 de julho, pelas 14H30m, no Auditório da BMEL – Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda e conta com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro.
Programa

Sessão de Abertura
14H30 Presidentes das Câmaras Municipais de Guarda, Aveiro e Viseu
Oradores Convidados:
15H00 Dr. José Couto
Presidente do Conselho Empresarial do Centro (CEC)

15H20 Engº Mário Lopes
Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes (ADFERSIT)
15H45 Debate
17H00 Encerramento
Intervenção do Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro
17H45 Beira Interior de Honra