sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Conferência sobre Portugal 2020 em Coimbra


Um conjunto de especialistas e responsáveis por entidades ligadas ao novo quadro comunitário de apoio vão dissecar o Portugal 2020. A conferência é organizada pelo diário As Beiras e decorre dia 21 de novembro, no auditório do ISCAC, em Coimbra.
“Portugal 2020 e o novo quadro comunitário de apoio” é o tema da conferência que decorre dia 21 de novembro, no auditório do ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, a partir das 16 horas, numa organização do diário As Beiras.
Em foco estará o programa nacional e também o programa regional, em dois painéis distintos. É precisamente com o Programa Operacional da Região Centro, denominado Centro 2020, que arranca esta iniciativa.
No primeiro painel, e para falar do Centro 2020, que tem como base uma estratégia de desenvolvimento regional partilhada e construída através de uma forte mobilização de todos os parceiros regionais, estará presente Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, João Ataíde, autarca da Figueira da Foz e presidente da Comissão Intermunicipal de Coimbra, e também José Couto, presidente do Conselho Empresarial do Centro / CCIC.
O segundo painel irá analisar os quatro pilares estratégicos do Portugal 2020 e de que forma irão contribuir para melhorar o país. Neste contexto, a conferência conta com a participação de Manuel Machado, autarca de Coimbra e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Nuno Gaioso Ribeiro, CEO da Capital Criativo, e Castro Almeida, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
A conferência será moderada pelo diretor da Revista Invest, João Paulo Leonardo e as inscrições são gratuitas, mas a organização solicita a pré-inscrição através do email marketing@asbeiras.PT

in https://www.portugal2020.pt/Portal2020/conferencia-sobre-portugal-2020-em-coimbra

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Plataforma Logística da Guarda vai acolher cinco novas empresas

 A Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda vai acolher cinco novas empresas, que, juntamente com outras duas que vão aumentar a área de actividade, perfazem um investimento global de dois milhões de euros, que vão criar 30 postos de trabalho, anunciou ontem a autarquia.
Segundo a Câmara Municipal da Guarda, presidida por Álvaro Amaro, as empresas, que assinaram na segunda-feira os contratos promessa de compra e venda de lotes, vão ocupar uma área total de cerca de 25 mil metros quadrados.
A autarquia refere que as empresas que tencionam instalar-se na PLIE operam nos sectores automóvel (oficinas de reparação e de desmontagem e comercialização de peças), dos transportes de logística, lacticínios, comércio de cereais e rações, filtros para a indústria (ar, água e óleo) e produtos de limpeza.
O anúncio da instalação de novas empresas na Plataforma Logística da Guarda surge após a autarquia ter deliberado, em Fevereiro deste ano, baixar o preço dos lotes para 3,9 euros o metro quadrado, quando o anterior executivo socialista cobrava 15 e 25 euros por metro quadrado, consoante os lotes fossem para indústrias ou serviços.
A redução do preço do metro quadrado foi considerado, na ocasião, pelo autarca Álvaro Amaro, um "abaixamento significativo" nos preços praticados, esperando que ajudasse a "estimular" a fixação de novos empresários na PLIE, onde estavam 110 lotes para venda.
A autarquia também tem em fase final de execução a criação de um Parque TIR, na área da PLIE, para apoio ao transporte internacional rodoviário de mercadorias.
A PLIE, edificada perto da localidade de Gata, nas proximidades da cidade da Guarda, é uma plataforma transfronteiriça inserida na Rede Nacional de Plataformas Logísticas, contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.
A plataforma representou um investimento de 34 milhões de euros e é considerada um "projecto âncora" para o desenvolvimento empresarial e económico da região, disponibilizando um total de 196 lotes.
A PLIE foi iniciada em 2002, por iniciativa da autarquia, que apontou a posição geo-estratégica da Guarda como uma mais-valia para o complexo empresarial.

in http://www.terrasdabeira.com/breakingnews/news.asp?Id=3219