terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Guarda vai assinalar o Carnaval com um programa que inclui o espetáculo de rua “Galo do Entrudo”

Município da Guarda
O evento “GuardaFolia” vai ser promovido pela autarquia entre 13 e 17 de fevereiro, para “animar o Carnaval dos guardenses” e atrair foliões para a cidade mais alta do país.
Segundo a Câmara Municipal da Guarda, presidida por Álvaro Amaro, o “ponto alto” do programa vai ser no domingo, dia 15, pelas 21 horas, na Praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral, com a apresentação do espetáculo do julgamento do galo, denominado “Galo do Entrudo”.
O espetáculo de rua tem este ano um novo figurino e decorrerá na sua totalidade na Praça Luís de Camões, adianta a organização.
A fonte refere que “contará com a participação ativa das coletividades, atores e artistas do concelho e mantém o tom popular e o caráter satírico das edições anteriores”.
“De destacar ainda o último desejo do galo, que, após ser julgado e condenado à fogueira, irá pedir a presença do humorista Herman José”, acrescenta.
A noite de domingo terminará, como já é tradição, com a figura do galo, da autoria do escultor Pedro Figueiredo, a ser queimada na praça central da cidade.
O programa “GuardaFolia” começa na sexta-feira, dia 13, pelas 14 horas, com o cortejo infantil, que contará com a participação das escolas e dos jardins-de-infância do concelho, que irá percorrer o trajeto entre a Alameda de Santo André e a Praça Luís de Camões.
No domingo, dia 15, a partir das 10h30, realiza-se a Fun Run, uma corrida pela cidade, “cheia de obstáculos e de boa disposição”, onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado, segundo a autarquia.
Entre os dias 14 (sábado) e 17 (terça-feira de Carnaval), serão realizadas as “Tabernas do Entrudo”, nas futuras instalações do Museu de Arte Sacra da Guarda.
“Trata-se de um espaço dedicado à mostra e degustação de produtos da região dinamizado pelas coletividades e associações locais, que contará também com um diversificado programa de animação”, adianta a autarquia, que promove a iniciativa com o apoio da Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda.
No âmbito do “GuardaFolia”, a Câmara Municipal da Guarda vai ainda inaugurar, na quinta-feira, pelas 18 horas, na galeria do Paço da Cultura, uma exposição de pintura de Armanda Passos e outra sobre “A Tradição do Entrudo na Guarda”.
Ambas as mostras têm entrada livre e ficarão patentes ao público até ao dia 21 de março.