quinta-feira, 26 de março de 2015

Transversalidades 2015: Fotografia sem fronteiras. Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança

       
Transversalidades 2015: Fotografia sem fronteiras. Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudançaEstão abertas de 2 de março a 31 de maio de 2015 as candidaturas ao Concurso de Fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”, uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos que vai na quarta edição.
O projeto Transversalidades recorre à imagem como meio para promover a cooperação territorial privilegiando-se as seguintes apostas:
- aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da imagem para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, inventariar recursos, valorizar paisagens, culturas e patrimónios locais;
- promover a cooperação entre pessoas, instituições e territórios, de aquém e além fronteiras, fomentar a troca de experiências e de conhecimentos entre espaços unidos pela matriz ibérica comum, espalhados por diferentes países de vários continentes;
- formar novos públicos e usar as novas tecnologias de comunicação como meio privilegiado de comunicar, apelando à participação de jovens estudantes universitários e, assim, alargar a rede internacional de investigadores que se vai organizando a partir do CEI.
Através deste projeto o CEI procurou superar o seu âmbito de atuação mais imediato, confinado à Raia portuguesa e espanhola, alargando-o a países de outros continentes onde figuram marcas da presença ibérica, promovendo, desta forma, o diálogo entre Territórios, Sociedades e Culturas e alicerçando uma nova cultura territorial mais responsável e inclusiva de pessoas e territórios.
As imagens recolhidas no âmbito deste concurso documentarão a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, agrupadas nos seguintes temas:
1. Paisagens, biodiversidade e património natural
2. Espaços rurais: povoamento, atividades, modos de vida
3. Cidade e processos de urbanização
4. Cultura e sociedade: diversidade cultural e social
As candidaturas serão efetuadas online. Consulte o Regulamento.

PDF Consultar catálogo 2011 online
PDF Consultar catálogo 2013 online
PDF Consultar catálogo 2014 online

in http://www.cei.pt/investigacao/transversalidades.htm

Natura Glamping inaugurado em plena Serra da Gardunha

Domos Geodésicos

Idanha-a-Nova vai apoiar quem quer “mudar de vida”


Câmara Municipal de Idanha-a-Nova A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em Castelo Branco, prepara-se para lançar o programa “Recomeçar”. Trata-se de uma iniciativa destinada a apoiar quem quer mudar de vida e a atrair novos talentos para aquela região do interior e vai ser apresentada hoje, em Lisboa.
A autarquia de Idanha explica que quer ser a “alternativa” à enorme concentração demográfica existente nos centros urbanos, que está a tornar-se “incomportável”, levando a um “descontentamento geral”, quer seja “pelo aumento do custo de vida, pelo distanciamento da Natureza ou pela crescente falta de segurança”.
Foi esta a razão que levou à conceção do programa “Recomeçar”, um “projeto ambicioso que vai posicionar Idanha como um município onde é possível conciliar o bem-estar e a proximidade da Natureza, com o empreendedorismo, a inovação e o profissionalismo”, acredita a Câmara.
O programa vai ser dividido em quatro pilares: o “Idanha Green Valley”, ligado ao conhecimento e à inovação na ruralidade e ao posicionamento mundial do território; o “Idanha Experimenta”, que vai dar aos interessados a oportunidade de experimentar a vida rural; o “Idanha Vive”, que vai criar condições especiais para quem vive ou quer viver na vila e, por fim, o “Idanha Made In”, que vai apoiar tudo o que é produzido localmente.
Para Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova (um dos maiores municípios do país, com 1.400 quilómetros quadrados de extensão), aquela vila portuguesa é “uma terra de oportunidades, de qualidade de vida e de oferta cultural” e, no âmbito do programa, todos os que pensarem mudar-se para o município vão ter apoio personalizado.
“Os seus projetos de vida, seja na área da educação, da habitação ou profissional e empresarial serão acompanhados de forma personalizada durante o tempo que for necessário até que haja sucesso no projeto de transferência”, promete o autarca, esclarecendo que a filosofia do programa é “ajudar” quem já vive em Idanha, quem quer mudar-se para a vila e quem abandonou a região e quer “regressar” a casa.

Ler mais: http://beira.pt/portal/noticias/idanha-a-nova-vai-apoiar-quem-quer-mudar-de-vida/

terça-feira, 24 de março de 2015

Portugal 2020 abre avisos para projetos empresariais no Domínio da Competitividade e Internacionalização

Foram hoje publicados dois concursos no Domínio da Competitividade e Internacionalização, no âmbito do sistema de incentivos à Inovação Produtiva e do sistema de incentivos ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo.
Estes concursos destinam-se a Projetos que contribuam para o aumento do investimento empresarial em atividades inovadoras, para o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços e para o empreendedorismo qualificado e criativo.
O Aviso N.º 3 (Inovação Produtiva) abrange todos os Programas Operacionais Regionais e o COMPETE 2020, e tem por objetivo a concessão de apoios financeiros a projetos que contribuam para o aumento do  investimento empresarial em atividades inovadoras, o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, promovendo o incremento da produção transacionável e internacionalizável e a alteração do perfil produtivo do tecido económico através do desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nos resultados de I&D (investigação e desenvolvimento tecnológico) e na integração e convergência de novas tecnologias e conhecimentos e ainda para a criação de emprego qualificado.
Este Aviso dá particular enfoque a investimentos no domínio da diferenciação, diversificação e inovação, na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado.  
O Aviso N.º 4 (Empreendedorismo Qualificado e Criativo) abrange todos os Programas Operacionais Regionais e o COMPETE 2020, e tem por objetivo conceder apoios financeiros a projetos de Empreendedorismo Qualificado e Criativo que contribuam para a promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas.
Neste Aviso valoriza-se ainda o alinhamento com as prioridades temáticas da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3).
Saiba tudo no módulo Candidaturas Abertas deste portal, onde também encontra o Acesso ao Balcão 2020 ponto único para submissão de candidaturas.
Para maior facilidade de submissão da sua candidatura deve primeiro registar-se no Balcão 2020.