quinta-feira, 2 de abril de 2015

Workshop gratuito “Sistemas de Incentivos às Empresas e ao Empreendedorismo”

A JADRC – Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro, com Sede em Coimbra e 13 delegações ao longo do país, encontra-se a promover um Ciclo de Workshops, no âmbito da comemoração dos seus 20 anos.

Sensibilizada para a importância de assumir um forte papel de apoio junto das empresas e de potenciais empreendedores, a JADRC tem o prazer de o(s) convidar para o Workshop gratuito “Sistemas de Incentivos às Empresas e ao Empreendedorismo” que será realizado no próximo dia 22 de Abril, pelas 10:00, no Gabinete de Dinamização do Empreendedorismo da JADRC, localizado na Rua Cândido Dias Lopes, Lote 5 R/C, 6300-362 na Guarda (instalações da parceira Conclusão – Estudos e Formação).
   Os workshops são gratuitos e dirigidos a desempregados, empresas e potenciais empreendedores e consultores interessados.
A inscrições são obrigatórias através do telefone 271 225 013, do email
guarda@jadrc.pt ou do site www.jadrc.pt.

Para mais informações, leia o artigo completo
AQUI.

                       
                            

Encenação da Paixão e Morte de Jesus decorre em Pinhel


via_sacra_pinhelNa sexta-feira Santa, a partir das 21 horas, a cidade de Pinhel vai ser palco de mais uma encenação da Paixão e Morte de Jesus.
A iniciativa vai “evocar e homenagear os passos de Jesus Cristo a caminho da sua morte e ressurreição”, segundo a organização.
A encenação cénica e religiosa, promovida pelo município, pela paróquia de Pinhel e pelo Grupo de Jovens Falcões da Paz, começa junto ao Convento de Santo António e terminará no castelo.
Além da comunidade concelhia, a organização espera a presença de “um elevado número de visitantes” para, à semelhança de anos anteriores, assistirem a uma “emotiva e grandiosa representação de fé, tradição e cultura”.

in http://beira.pt/portal/noticias/encenacao-da-paixao-e-morte-de-jesus-decorre-em-pinhel/

Posto de Turismo de Linhares da Beira

 
    
 
A Câmara Municipal de Celorico da Beira inaugurou no dia 20 de março o novo Posto de Turismo da aldeia histórica de Linhares da Beira.

Na inauguração presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, marcaram presença diversos autarcas, a Presidente da CCDRC Doutora Ana Abrunhosa, entre outros.
Esta nova infra-estrutura, ocupa uma antiga Capela situada nas imediações do Solar da Família Corte Real, onde actualmente funciona a Pousada de 4 estrelas gerida pela Fundação INATEL.
O novo espaço teve um orçamento de 50000€ e é o primeiro Posto de Turismo uniformizado das 12 Aldeias Históricas de Portugal e a ter a imagem que no futuro será comum a todos os outros equipamentos que venham a serão desenvolvidos em torno de todas as Aldeias Históricas.
 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Páscoa é tempo de saborear os aromas da montanha


Páscoa é tempo de saborear os aromas da montanha

Os pratos mais emblemáticos da região vão estar à mesa dos restaurantes do concelho de Seia, durante o período da Páscoa, em mais uma edição da Mostra de Gastronomia “Aromas e Sabores da Montanha”.

A Mostra de Gastronomia decorre de 28 de março a 12 de abril, nos 24 espaços aderentes, e promete surpreender os clientes com pratos típicos e inovadores, de sabores e saberes que refletem os hábitos e tradições da Montanha.
De entrada, petisco ou prato principal, confecionado de forma tradicional ou num prato mais sofisticado, serão várias as opções em destaque, que privilegiam, entre outros, o uso do cabrito, borrego, Queijo Serra da Estrela, mel, requeijão, enchidos, o Pão do Sabugueiro e a Broa de Loriga, enquanto produtos locais, mas também outros pratos típicos, onde faltarão sugestões de vinho do Dão, produzido no concelho.
 
Promovida pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, em parceria com os restaurantes e o Município de Seia, a mostra pretende promover o potencial gastronómico do concelho e, assim, impulsionar o setor da restauração, um património gastronómico único, testemunho de gerações passadas, inspirado nos produtos locais e nas necessidades e exigências da vida quotidiana daqueles que aqui vivem.
 

Natação: Português ganha prémio de investigador do ano

       
Natação: Português ganha prémio de investigador do ano
Foto: © Instituto Politécnico da Guarda - Mário Costa (na foto) foi distinguindo, recentemente, com o prémio 'Melhor Investigador do Ano 2014', atribuído pela International Society of Swimming Coaching

A International Society of Swimming Coaching (ISSC), organização internacional composta por treinadores e investigadores de cerca de 50 países da área da natação, distinguiu, recentemente, Mário Costa, professor do Politécnico da Guarda (IPG), como o 'Melhor Investigador do Ano 2014'.

O "efeito prolongado de vários métodos de treino, a monitorização de indicadores de sobrecarga, e a relação de variáveis biomecânicas com o desempenho desportivo" são os principais focos da intervenção da equipa de docentes do IPG que valeu a Mário Costa este galardão, explica a instituição em comunicado enviado ao Boas Notícias.

O "prémio vem atestar a qualidade da formação em Desporto no Instituto Politécnico da Guarda, podendo tornar-se um fator determinante no processo de reconhecimento como treinadores pela Federação Portuguesa de Natação dos alunos do curso de Desporto", congratula-se o docente.

Mário Costa considera que a distinção é um "reconhecimento por todo o percurso científico realizado no âmbito da natação até ao momento". De alguma forma, vem atestar a qualidade do trabalho que a nossa equipa de investigação tem vindo a desenvolver junto de alguns clubes e da Federação Portuguesa de Natação sempre com o intuito de encurtar a relação entre a teoria e a prática", afirma.

Ler mais: http://boasnoticias.pt/noticias_Nata%C3%A7%C3%A3o-Portugu%C3%AAs-ganha-pr%C3%A9mio-de-investigador-do-ano_22916.html?page=0