sábado, 24 de outubro de 2015

SEMANA do CALOIRO- GUARDA, 2015

semana_Calorio_2015

ENCONTRO DO DESPORTO INTEGRADO-IPG

1 encontro desporto integrado

Alunas do IPG no grupo de finalistas do Prémio Nacional EDP University Challenge

alunas_IPG
Um grupo de alunas da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (ESECD/IPG) ficou entre os cinco finalistas do Prémio Nacional EDP University Challenge 2015. A divulgação dos resultados e a entrega de diplomas teve lugar ontem, dia 21 de Outubro, em Lisboa.
Tratou-se de uma iniciativa da EDP – Energias de Portugal, SA que teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado. Assim, pretendeu-se premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelas equipas que responderam a este desafio, ao mesmo tempo que se procurou promover uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial. Este ano, o University Challenge desafiou a comunidade académica de todo o país a juntar-se à EDP na missão de dar expressão prática à assinatura que serve de base ao plano de expansão hidroelétrico “Uma barragem, um futuro melhor”.
O grupo da ESECD/IPG que apresentou o projeto “Sabor + Terra comVida” foi constituído pelas alunas Ana Andrade, Daniela Cardoso, Sofia Costa e Mariana Carvalho, as quais foram acompanhadas pela professora Regina Gouveia. Este projeto, que ficou entre os cinco finalistas, estava relacionado com empreendedorismo jovem e a prática da agricultura biológica na Região do Baixo Sabor.
Para estas alunas foi bastante gratificante ter chegado a esta fase. Daniela Cardoso referiu que “neste grupo de cinco finalistas estavam presentes alunos da Universidade Católica e do ISCTE, entre outras conhecidas instituições de ensino superior. O facto de o Instituto Politécnico da Guarda estar presente é sinal de que estamos ao mesmo nível e a nossa formação é de qualidade e dá-nos possibilidade de competirmos sejam com quem for”. Sofia Costa, outra aluna que integrou este grupo finalista, comentou que “foi muito bom termos conseguido chegar a esta fase, em Lisboa, apresentarmos o nosso projeto e representarmos o IPG, chegando à plataforma dos cinco finalistas.”
fonte: Beira.pt

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Vinho e Alambicada são reis no próximo fim de semana em Vila Nova de Tazem

vinho
O Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem promovem nos dias 24 e 25 de outubro mais uma edição da Vinal – Feira do Vinho e da Alambicada.
O evento, que visa a promoção do vinho do Dão, de produtores e de empresas do setor, inclui um desfile de carros alegóricos e uma rota com prova de vinhos  pelas quintas produtoras de vinho do concelho de Gouveia. Segundo a organização, a Vinal é um evento único que associa a promoção do vinho Dão e da alambicada (prato gastronómico característico de Vila Nova de Tazem, que é confecionado à base de borrego e de vinho branco).
Programa:
Vinal 2015 f
fonte: Beira.pt

Pinhel recebe evento que promove vinhos e sabores da Beira Interior

vinho
A cidade de Pinhel recebe nos dias 14 e 15 de novembro a primeira edição do certame Beira Interior – Vinhos e Sabores, que pretende promover vinhos e produtos da gastronomia tradicional daquela região.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Pinhel e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), irá decorrer no Pavilhão Multiusos de Pinhel e contará com a presença de 27 produtores de vinho e de 20 de produtos regionais (mel, azeite, queijos, entre outros).
Segundo as entidades promotoras, o programa do evento pretende reunir em Pinhel “o melhor da Beira Interior com uma variada panóplia de atividades: salão de vinhos, degustações e provas comentadas, animação musical, mostra gastronómica regional, ‘workshops’ e ‘show cooking’ com convidados de renome no panorama nacional”.
A iniciativa, que pretende ter “uma dimensão regional e uma projeção nacional”, permitirá que os visitantes assistam “a reflexões sobre os rumos da região” e provem “o que de melhor” o vasto território da Beira Interior tem para oferecer.
O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, disse na apresentação do programa, tratar-se de uma realização que pretende “projetar os vinhos da região” e fazer com que a sua qualidade “seja conhecida do público em geral”.
Segundo o autarca, a iniciativa tem “todos os ingredientes” necessários para que “seja um sucesso”.
João Carvalho, presidente da CVRBI, disse que um certame desta natureza “já fazia falta” na região.
Referiu que a cidade de Pinhel tem todas as condições para acolher a iniciativa, uma vez que a CVRBI tem um total de 16 mil hectares de vinha e “cerca de 25% estão na região de Pinhel”.
“É a região com maior volume de vinhas em toda a Beira Interior. É por excelência que se deve fazer este certame aqui”, acrescentou.
O dirigente lembrou ainda que o setor do vinho cresceu na região nos últimos 15 anos, passando de oito produtores (quatro particulares e quatro adegas) para mais de meia centena.
Um dos pontos altos do evento Beira Interior – Vinhos e Sabores será o seminário “Vinhos da Beira Interior, Rumos e Desafios”, a realizar a partir das 9horas do dia 14 de novembro.
Durante o seminário serão proferidas intervenções como “A Beira Interior no panorama vitivinícola português” (Anselmo Mendes), “Vinhos biológicos, um caminho para a Beira Interior?” (Frederico Gomes), “Adegas Cooperativas. ‘Gigantes’ adormecidos? (Nuno Galvão) e “Beira Interior, a grande região vitícola portuguesa injustamente subvalorizada” (Malfeito Ferreira).
A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco.
fonte: Lusa / Beira.pt