segunda-feira, 6 de junho de 2016

Prémio Nacional de Gastrenterologia entregue a Diogo Libânio (natural da Guarda), do IPO Porto

Diogo Libânio, do Serviço de Gastrenterologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, recebeu, durante a Semana Digestiva 2016, o Prémio Nacional de Gastrenterologia. A distinção foi entregue por José Cotter, diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães e presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG).


José Cotter e Diogo Libânio.

O estudo premiado pela SPG avaliou os resultados de longo prazo da disseção endoscópica da submucosa gástrica, com o foco nas estratégias de abordagem após resseção não curativa.
Assim, além de acompanhar cerca de 200 doentes que se submeteram a esta intervenção, o estudo focou-se ainda no acompanhamento dos doentes que, mais tarde, necessitaram de cirurgia (entre 15 a 20%).

O trabalho conta também com a participação de outros autores: Pedro Pimentel Nunes, Luís Afonso, Rui Henrique e Mário Dinis Ribeiro, diretor do Serviço de Gastrenterologia do IPO Porto.

O Prémio Nacional de Gastrenterologia, no valor de 25 mil euros, foi entregue pela primeira vez pela SPG. A cerimónia decorreu durante a sessão de abertura da Semana Digestiva, onde José Cotter não quis "deixar escapar a oportunidade" de transmitir ao secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, "a postura e a vontade que a SPG tem tido de se constituir como parceiro do poder político, da tutela, para ajudar na resolução dos vários problemas que existem".

Ler mais: http://www.justnews.pt/noticias/premio-nacional-de-gastrenterologia-entregue-a-diogo-libanio-do-ipo-porto/#.V1VCp7fjjcs

Sem comentários:

Enviar um comentário