segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

GuardaFolia: regressa o Carnaval mais engalanado de Portugal!

A folia carnavalesca regressa à cidade mais alta entre 5 e 9 de fevereiro. O programa Guardafolia 2016 inicia-se com um desfile carnavalesco pelas escolas do concelho da Guarda. Cerca de duas mil crianças vão encher as ruas da cidade com a sua alegria contagiante, na tarde do dia 5 de fevereiro (sexta-feira). O tema escolhido este ano é o dos contos infantis.

Também a 5 de fevereiro arrancam as "Tabernas do Entrudo". Nesta edição, as Tabernas vão funcionar em vários espaços do Centro Histórico da Guarda (à semelhança da Rua da Doçura na Guarda: A Cidade Natal). Trata-se de uma iniciativa em colaboração com várias associações, comerciantes e empresários do concelho e promete aquecer corações e … estômagos com várias iguarias alusivas à época carnavalesca. A iniciativa funcionará entre 5 e 9 de fevereiro.

Para 7 de fevereiro, domingo, às 11h00, e com partida da Alameda de Santo André está marcada a mais divertida corrida do ano. A Fun Run promete um circuito citadino cheio de obstáculos (poucos) e de humor e divertimento (muito). Uma corrida para participar individualmente ou em grupo. As únicas condições para participar são o adereço carnavalesco e a boa disposição.

O momento alto e mais genuíno do programa será o do "Desfile e Julgamento do Galo", um espetáculo de grande envolvimento popular baseado em tradições populares que terá lugar no domingo, dia 7 de fevereiro, a partir das 15h00. Este ano, para além do horário, a novidade é o envolvimento das Freguesias do Concelho. Foram 23 as freguesias que aceitaram o desafio da Câmara da Guarda e participarão ativamente no desfile e no espetáculo. O desfile terá início na Alameda de Santo André e em direção à Praça Luís de Camões, onde decorrerá o "Julgamento do Galo", um espetáculo que tem vindo a marcar a diferença nos Programas de Carnaval de todo o país.
 

 



O programa de carnaval da Câmara da Guarda, GuardaFolia volta nesta edição a contar com a corrida mais divertida do ano, a Fun Run. Acontece a 7 de fevereiro (domingo) às 11h00 e tem com pontos de partida e chegada a Alameda de Santo André.
A iniciativa terá uma vez mais percurso citadino que pode ser feito a andar ou a correr e volta a ter diversos obstáculos pelo caminho. A inscrição é gratuita mas obrigatória e condição essencial para correr na Fun Run é também o uso de um adereço carnavalesco ou disfarce.
Para participar basta inscrever-se aqui: individualmente ou em grupo.
O Regulamento completo da Fun Run está também disponível aqui, assim como o Termo de Responsabilidade no caso da participação de "corredores" menores de idade.  As inscrições podem ser feitas on line até à sexta-feira anterior à prova (5 de fevereiro) ou no dia da corrida - até uma hora antes desta começar - junto ao Secretariado, no local da partida.
Correr nunca foi tão divertido, participe!

in http://www.mun-guarda.pt/Noticias/332-fun-run-abertas-as-inscricoes-.aspx