quarta-feira, 26 de abril de 2017

Semana Académica da Guarda’17

 

FIT 2017: Cabo Verde e Extremadura são país e região espanhola convidados

A feira é inaugurada dia 28 de abril pelo Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, às 15h00.

 

A 4ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio de 2017, na cidade da Guarda (Portugal). Nesta edição, a organização, a cargo do Município da Guarda, volta a apostar na internacionalização do certame, sendo Cabo Verde o país convidado e a Extremadura a região de Espanha em destaque. Em 2017 a Organização das Nações Unidas assinala o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e a esse propósito, a FIT associa-se também a essa celebração, dando o seu contributo para a consciencialização da importância do turismo sustentável na distribuição da riqueza, contribuindo para um maior desenvolvimento económico e social dos territórios. A edição deste ano da FIT dará também especial destaque aos operadores e serviços mais diretamente ligados ao Turismo da Natureza. No que diz respeito a esta temática, a Câmara Municipal da Guarda vai também apresentar na FIT o projeto dos "Passadiços do Mondego" que se desenvolve entre a Barragem do Caldeirão e a Aldeia de Videmonte, numa distância de aproximadamente 11 km. Este projeto tem por objetivo valorizar o património natural da Guarda e de toda a região.

Recorde-se que os principais objetivos da FIT são promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o progresso dos vários setores e segmentos da economia e, consequentemente, o desenvolvimento dos territórios. A Guarda tem uma localização privilegiada na península ibérica, estando equidistante das duas capitais, entre Madrid e Lisboa, sendo por isso uma plataforma estratégica para a realização de um certame desta natureza. A feira tem vindo a afirmar-se como uma plataforma transfronteiriça no panorama ibérico dos eventos ligados ao Turismo, uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos.

Ler mas: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/558-fit-2017-cabo-verde-e-extremad.aspx
 

International Conference Managing Mediterranean Mountain

 

Seminário - "Percursos de Prevenção dos Maus Tratos na Infância"

viagem no tempo ao longo de 400 anos” pelas ruas do centro histórico da Guarda

Todos os meses, as noites da Guarda andam para trás 400 anos


Um tabelião do reino vai conduzir os participantes numa “viagem no tempo ao longo de 400 anos” pelas ruas do centro histórico da Guarda. Uma visita encenada mensal, à qual não faltará “humor, música e trajes a rigor”. A primeira é já para a semana.
Entre Maio e Outubro, a noite da primeira sexta-feira de cada mês receberá uma das seis visitas encenadas ao centro histórico da Guarda, realizadas pelo grupo Hereditas, em parceria com o Clube Escape Livre. A estreia decorre já na próxima semana, a 5 de Maio.
O passeio nocturno, guiado por um tabelião do reino, interpretado por Daniel Martins (coordenador do grupo de investigação e divulgação do património da Guarda), vai levar os participantes numa “viagem no tempo ao longo de 400 anos” pelas ruas da cidade, “traduzida em cerca de 90 minutos de história, estórias, humor, música e trajes a rigor”.
A encenação – “recheada de factos, curiosidades, música e boa disposição” – percorre a história da cidade desde a “atribuição do foral, em 1199, até à fusão ibérica, em 1580”. Segundo Daniel Martins, um período em que “a Guarda teve uma função essencialmente militar, de guarda à fronteira e ao bispado”.
O objectivo da iniciativa é duplo: dinamizar o centro histórico e dar a conhecer o património de uma cidade com mais de 817 anos. Uma “aula dinâmica de história”, definia Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, em Janeiro, durante a apresentação do novo projecto de animação turística.
Para o coordenador do grupo Hereditas, as visitas encenadas são também uma forma de “traduzir” o património e torná-lo mais “acessível a todos os tipos de público”, geralmente arredados dos trabalhos de investigação, que utilizam “uma linguagem mais técnica”.
O trabalho do grupo Hereditas, actualmente composto por 12 elementos (vindos de áreas como história, artes performativas, música, arqueologia ou desporto), centra-se na “investigação e divulgação patrimonial, natural, ou humana, material e imaterial”, apresentada “de forma criativa para diferentes públicos”.
Informações
Ponto de partida: Praça Luís de Camões
Início: 22h
Duração: cerca de 90 minutos
Inscrições: podem ser feitas antecipadamente no Welcome Center (localizado na mesma praça) ou através do Clube Escape Livre (presencialmente na sede – Rua Marquês de Pombal; por telefone – 271 205 285; ou por email – escapelivre@escapelivre.com) ou no próprio dia, antes do início da visita, directamente com o grupo Hereditas.

Fonte: " Fugas Notícias"