quarta-feira, 13 de setembro de 2017

9ª Conferência da Estrela


Durante 9 meses, em 9 locais diferentes, foram discutidas as principais temáticas relacionadas com o Território do Aspiring Geopark Estrela. Esta é a nona e última Conferência, com a Guarda como palco. Na sessão, discutir-se-ão os Geoparques: novas estratégias do séc. XXI.

 

Este será, igualmente um momento para o Geopark Estrela apresentar a Declaração da Estrela, um documento que reúne as principais conclusões de nove meses de trabalho e de debate de um Território onde a beleza selvagem se funde com a história milenar.


Org.: Geopark Estrela em parceria com a CMG

Data: 13-9-2017

Hora: 21:30

Local: Café Concerto do TMG


Entrada livre

 

 



 

 

Feira Farta para a valorização dos recursos e produtos locais

 
Com o objetivo de fomentar a valorização das freguesias do concelho da Guarda, dos seus recursos e produtos, a Câmara Municipal da Guarda promove no Largo do Mercado Municipal, nos dias 16 e 17 de setembro, a terceira edição da FEIRA FARTA. Durante dois dias os visitantes vão conhecer o concelho da Guarda nas suas diversas vertentes com especial destaque para a diversidade e riqueza dos produtos agroalimentares da região.

Este certame tem vindo a afirmar-se como um motor de valorização da economia local, procurando, para esse efeito, criar condições para o lançamento de novas formas de colaboração entre os vários agentes regionais e nacionais, no sentido de valorizar o território e os produtos endógenos.
A ligação ao mundo rural e aos seus produtos locais, considerados hoje produtos de excelência e até de requinte, constituem um fator estruturante no desenvolvimento dos territórios rurais. Na origem da sua qualidade estão os saberes ancestrais e toda uma tradição que passou de geração em geração cabendo a todos nós a tarefa de os preservar e de os divulgar.

Nesta terceira edição a Câmara da Guarda contará uma vez mais com a participação de todas as 43 juntas de freguesia do concelho que, durante todo esse fim-de-semana trarão à cidade mais alta os seus produtos, tradições, gastronomia e muita animação. Destaque ainda para os Bairros da cidade que vão assegurar a zona da gastronomia com uma ementa feita à base dos pratos típicos da região. Uma estrutura coberta acolhe as freguesias do concelho da Guarda e os seus produtores, uma zona de gastronomia, e um palco para animação e dois grandes espetáculos (ver programa).

Ler mais: http://www.mun-guarda.pt/Noticias/615-feira-farta-para-a-valorizacao.aspx

Apoios a jovens empreendedores através do Empreende Mais (+)


A iniciativa Empreende Mais (+) destina-se a jovens empreendedores que pretendam criar um negócio por conta própria numa das seguintes áreas: arquitetura, design e publicidade, e software.

Trata-se de um projeto dinamizado pela Associação de Jovens Empresários e Empreendedores Católicos de Ação Nacional (JEEC-AN) e cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito do Portugal 2020 e tem como objetivos estratégicos:
Apoiar de forma eficiente o empreendedorismo, através da criação de condições para o surgimento de projetos de jovens empreendedores;

Facilitar e estimular o aparecimento de novas empresas (startups) empenhadas na internacionalização competitiva da economia portuguesa e focadas em atividades de médio-alto conhecimento e/ou tecnologia.

 Conheça o regulamento da iniciativa Empreende Mais (+) aqui.

Programa “Empreende Já” abre candidaturas a 18 de setembro



A partir de 18 de setembro, inicia-se a segunda edição de candidaturas ao Programa “Empreende Já” que apoia a empregabilidade de jovens NEET (Neither in Emplyment nor in Education or Training).

Promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), o “Empreende Já”, tem como objetivos: apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social; bem como, a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

O “Empreende Já” é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
O “Empreende Já” vai desenvolver a segunda edição entre 2017 e 2018, através da implementação de duas ações distintas:
  • Ação 1 que apoia o desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
  • Ação 2 que apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho, criados ao abrigo do Programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.
O IPDJ, I.P. pretende envolver, na Ação 1 deste Programa, 370 jovens NEET, dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 90 postos de trabalho.
Durante seis meses, os jovens empreendedores beneficiarão de:
  • Uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social);
  • 250 h de formação e 30 h de tutoria;
  • Seguro de acidentes pessoais.
Os que passarem para a Ação 2:
  • Recebem 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada;
  • Comprometem-se a manter a entidade em atividade durante 2 anos.
As candidaturas ao “Empreende Jádecorrem de 18 de setembro a 30 de novembro de 2017.
Para mais informações, consulte: